• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Solidão ou solitude?

Ao contrário da solidão, solitude é ter o prazer da sua própria companhia.

solidão,01

 

Se eu te perguntar “o que você acha da solidão?” é provável que você me dê uma resposta negativa como “é ruim”; “não gosto de solidão”; “ninguém quer viver sozinho”; etc. No universo dos solteiros a solidão é algo frequente. Dormir e acordar sozinho, comer sozinho… até falar sozinho! Mesmo tendo amigos ou família por perto estamos frequentemente driblando o ‘lado ruim’ da solidão e curtindo o ‘lado bom’.

Há quem ame ficar sozinho para cuidar de si e quem deteste ficar sozinho, ainda mais nos domingos chuvosos e ociosos com filmes antigos e programas chatos passando na TV. O fato é que o ‘lado ruim’ da solidão pode ser não só a falta de ter alguém para conversar, mas também o incômodo de ter a si mesmo como companhia. Estranho, não?

Não é questão de baixa auto-estima ou falta de amor próprio, mas sim não conseguir fazer algo sem pensar em ter outros para contar como foi ou para simplesmente fazer algo junto. Sabe aquela pessoa que quer tanto namorar, que o primeiro ser humano que aparece e for classificado como “qualificado para o cargo” serve? Não é o amor que cria o desejo de namorar, mas a vontade de namorar que faz com que alguém deseje outro alguém. Não parece muito autêntico, não é?

Nomeei como ‘lado ruim’ por trazer um comportamento de dependência do outro. E ficar dependente de alguém não é legal… Imagina não conseguir fazer nada sem que tenha o outro por perto para aprovar, para concordar ou discordar ou para apenas estar ali? Uma hora o outro simplesmente não estará ali, e assim será difícil fazer algo consigo mesmo.

Agora, vejamos o lado bom da solidão: solitude. É ter o prazer da sua própria companhia. Ah, como é bom ter a si mesmo como companhia e curtir isso! Sim, porque se você não se curte, não vai conseguir curtir o outro também. Ter a companhia do outro é bom e importante, mas não mais importante que ter a si mesmo. Tudo deve ter um ponto de equilíbrio (este que é diferente para cada pessoa). Ter o outro e ter a si é igualmente importante. Até porque nem sempre o outro estará por perto. Já você… estará perto de você mesmo até morrer!

Entende a importância de ‘se curtir’? Não é só aceitar-se, mas saber lidar com a solidão da melhor maneira possível. O que, obviamente, não tem receita ou manual, é apenas uma questão de conhecer-se a si mesmo.

Logo, cada um tem a sua melhor maneira de viver e de lidar com sua solidão. Você só precisa encontrar a sua. Se assim você desejar… claro! Apenas observe como é sua vida e onde está o seu equilíbrio. Assim você vai saber como lidar com sua solidão. Transformar o ‘lado ruim’ em ‘lado bom’ do jeito que bem compreender que deva fazer. E curtir!

 

solidao3_sossolteiro

 

Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui