Dicas

Slime para limpeza: ideal para retirar as sujeiras mais difíceis

17 de abril de 2023
Postado por Bruno Oliveira

O canal de conteúdos, Blossom, publicou um vídeo com uma técnica que promete facilitar a vida de muita gente. No vídeo, uma pessoa mistura alguns ingredientes, incluindo solução para lente de contato e prepara um slime de limpeza instantâneo dentro do porta copos do carro.

O problema é que o vídeo não indica a quantidade dos ingredientes, o que resultou em um primeiro teste frustrado. Mas pedimos ajuda à química Lila Tarnowski que nos ensinou as medidas corretas. Mas… Será que Funciona?

 

Teste: como fazer amoeba caseira para limpeza

Ingredientes

  • 230ml de Cola Branca escolar
  • 115ml de Água
  • 1 colher (sopa) de Creme de Barbear
  • 1 colher (sopa) de Bicarbonato de Sódio
  • 1 colher (sopa) de Água Boricada OU 2 colheres (sopa) de Solução para Lente de Contato*

*Ambos os ingredientes contêm ácido bórico, que é necessário para a receita, mas a concentração desse ácido na solução para lentes de contato é menor, cerca de metade daquela presente na água boricada. Por essa razão, a quantidade deve ser ajustada.

 

Passo a Passo

A primeira coisa é adicionar a cola e a água em um recipiente limpo e seco.

 

Logo depois, adicionamos o creme de barbear e o bicarbonato. Esse também é o momento de incluir a água boricada ou a solução para lentes de contato.

Em nosso teste, usamos a solução para lentes, mas saiba que é mais econômico usar a água boricada.

 

Sendo assim, adicionamos a solução para lentes e misturamos bem até dar a liga e o slime estava pronto!

 

Resultado: o slime caseiro para limpeza funciona?

Resposta rápida: sim, funciona demais!

A experiência com slime caseiro para limpeza foi um sucesso, uma vez que a geleca rendeu bem e conseguiu remover a sujeira de maneira eficaz. Além disso, a grande vantagem é que pode ser reutilizado se armazenado corretamente, o que torna essa solução ainda mais prática e econômica.

Para garantir a qualidade da amoeba caseira, é recomendável que seja armazenada em um pote fechado, o que impedirá que seque e perca suas propriedades de limpeza. No entanto, é importante ressaltar que, para limpeza, a validade é de até 15 dias. Após esse período é recomendável descartar e fazer uma nova mistura.

Em suma, essa experiência comprova a eficácia do slime como uma solução de limpeza simples e econômica, desde que sejam seguidas as orientações de armazenamento e validade. Valeu Lila!

 

Como essa técnica funciona

Por ser um material viscoso e pegajoso, essas propriedades tornam o slime caseiro útil para a limpeza de certas superfícies, como teclados, laptops, celulares, e outros objetos pequenos e difíceis de limpar.

A geleca é capaz de penetrar em pequenas fissuras e fendas, onde outros métodos de limpeza não conseguem alcançar. Além disso, sua textura viscosa é capaz de aderir a poeira, sujeira e partículas menores, facilitando a remoção desses resíduos.

No entanto, é importante lembrar que nem todo slime é seguro para usar em superfícies. Algumas variações desse produto podem ser muito pegajosas e acabar deixando resíduos difíceis de remover, ou até mesmo danificar a superfície em que são utilizados.

Portanto, caso você queira utilizar uma geleca diferente da que testamos aqui, é importante fazer um teste em uma área menor antes de começar a limpeza pra valer.

 

Por que o slime é pegajoso

Isso acontece, devido à presença de polímeros em sua composição, especialmente a cola escolar branca. A cola contém polímeros, como o poliacetato de vinila, que são moléculas grandes e complexas que se unem para formar longas cadeias.

Quando a cola é misturada com água e outros ingredientes, como corantes e borato de sódio, as moléculas de polímero começam a se entrelaçar, formando uma rede tridimensional. Essa rede é responsável pela textura viscosa e pegajosa.

O borato de sódio, também conhecido como bórax, é um agente espessante que ajuda a estabilizar as ligações entre as moléculas de polímero, tornando o slime ainda mais pegajoso.

No entanto, é importante lembrar que o borato de sódio pode ser tóxico em grandes quantidades e não deve ser ingerido. Por isso, caso queira fazer uma versão sem essa substância, confira nosso artigo te ensinando 14 receitas de slime sem borax.

 

O que a galera achou desse teste

Os seguidores do Almanaque SOS adoraram o teste e compartilharam suas dicas e opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“A solução de lente de contato é cara demais, pelo menos a que o médico me passou. Não uso pra fazer geleca de jeito nenhum. Choro todo dia quando lembro o preço da minha. “, lamenta Poliana Henrique em nosso Instagram.

“Legal que tbm fiz essa coisa numa aula de química experimental semestre passado.”, conta Magvelian em nosso TikTok.

“Você é top mesmo… parabéns dicas ótimas!”, congratula Bernadete Costa em nossa página no Facebook.

“Amei! Apesar de não ter um carro, eu sei que serve para outras coisas também e não queria perder a oportunidade “ disse Kliciah em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com esse teste

  • O slime caseiro funciona, mas só dá liga com as medidas exatas dos ingredientes.
  • Você pode substituir a solução para lentes de contato por água boricada, que é mais barata.
  • A geleca é útil para limpar resíduos de sujeira, mas nem todas são indicado para isso.

MATÉRIAS RELACIONADAS