Em 2016 completamos 5 anos da matéria “Caetano Veloso estaciona carro no Leblon“. E se durante esses anos, sua descrença no jornalismo brasileiro só aumentou, ainda há luz no fim do túnel.
Um site agrupou os produtores independentes de conteúdo jornalÃstico mais interessantes do Brasil, aquelas que nasceram na internet, sem ajuda da grande mÃdia, polÃticos ou empresas (e famÃlias).
A Agência Pública, orgão focado em produzir e apoiar o jornalismo independente, fez um levantamento e reuniu as 70 iniciativas mais importantes de mÃdia independentes do paÃs, conhecido como Mapa do Jornalismo Independente.
Num momento, onde o excesso e a facilidade de difundir informações está desviando a verdadeira função do jornalismo, esses jornalistas independentes vem na contramão, entregando um conteúdo de qualidade e bastante reflexivo. As páginas como JornalÃstas Livres,  Think Olga, Repórter Brasil, Nexo Jornal e MÃdia Ninja são alguns exemplos dos conteúdos indicados pelo mapa.
Vale lembrar que a Agência Pública mantêm no Rio de Janeiro a Casa Pública, espaço onde rolam atividades com intuito de produzir, fomentar e discutir o jornalismo independente no nosso paÃs. O site ainda aceita novas páginas sugeridas pelos leitores, para enviar a sua ou visualizar todo o conteúdo, clique aqui.