• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

“Shazam” dos objetos: Nova ferramenta do Pinterest revoluciona a pesquisa por imagens

Gostou daquele sapato que viu na rua? Basta uma foto para encontrá-lo online!

Gabriela Roman Publicado: 10/02/2017 09:07 | Atualizado: 10/02/2017 11:18

Você já viu alguma coisa interessante na rua, ficou a fim de comprar (ou ver o preço) mas quando chegou em casa não conseguiu encontrar na internet?

Nem sempre é fácil traduzir em palavras aquilo que vemos por aí, mas por sorte, um gênio da tecnologia pensou nesse dilema da vida contemporânea.

Sim, eu amo a tecnologia

A plataforma que agrupa os conteúdos mais interessantes da internet, o Pinterest, lançou o Visual Discovery, uma iniciativa que reúne três ferramentas com o objetivo de facilitar e mudar completamente a forma como usamos os sistemas de busca da internet.

As ferramentas são:

  • Lens (ainda em teste), uma tecnologia que promete abolir as palavras na sua pesquisa;
  • Shop The Look, que permite encontrar roupas e estilos;
  • Instant Ideas, que vai mudar a maneira como interagimos com o feed da plataforma.

Vamos detalhar cada uma delas para você entender a revolução que está chegando por aí.

1. Busca pela Câmera

Essa função é simplesmente genial! Com o Lens (“Lentes“), basta apontar a câmera do seu celular para um objeto, roupa ou comida e ele encontrará o que você precisa.

Se for um sapato, ele sugere estilos parecidos, calçados semelhantes e até roupas que ficam bem com ele. Se apontar para uma comida, ele indica receitas. E se uma mesa for o seu objeto de desejo, o Lens acha designs parecidos e até móveis da mesma época.

É como aquele app “Shazam” que encontra as músicas que está ouvindo, mas de objetos reais.

2. Viu na foto? Clique e compre!

Já o Shop The Look (“Compre o Look“) surge como um instrumento de compras online. Basta clicar na roupa ou decoração da foto e o Pinterest sugere itens parecidos e lojas próximas, além de outros produtos que combinam com a peça.

É possível também comprar as suas peças favoritas, inclusive de marcas diferentes, utilizando o app ou pelo site do Pinterest.

3. Buscador de ideias

O Instant Ideas (“Ideias Instantâneas”) serve para encontrar ideias relacionadas a uma imagem já existente no Pinterest, clicando no círculo na parte inferior direita da imagem.

As ideias semelhantes aparecem no seu feed, em sequência, deixando-o mais personalizado. Além disso, é possível ver os pins que todo mundo está curtindo, em tempo real.

 

Bora buscar?

Parece que nunca mais vão te faltar palavras para encontrar o que você quer na internet, né Mas infelizmente, dessas três ferramentas, apenas o Instant Ideas já está disponível aos brasileiros, dentro do site ou aplicativo do Pinterest.

Segundo a empresa, as outras ferramentas, disponíveis apenas nos Estados Unidos, deverão chegar a outras partes do mundo em breve. Veja o vídeo do Visual Discovery, postado pelo canal do Youtube do Pinterest:

Fonte(s): Pinterest, The Verge, Pinterest, Youtube - Pinterest
Gabriela Roman
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui