• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Sem sinal de Internet: como ampliar o Wi-Fi em regiões sem 4G

Você vai precisar de uma antena parabólica – e pode ser velha!

Renan Omura Publicado: 07/02/2022 11:39 | Atualizado: 08/02/2022 12:09

Como melhorar o sinal da internet? Como fazer o Wif-Fi funcionar? Sinal de conexão no meio do mato? Não tem 4G onde eu moro, e agora? Para tudo isso, pode ter um jeito: antena parabólica.

 

Zonas de sombra: falta de sinal de internet

Quem mora em áreas rurais ou em bairros afastados do centro provavelmente já enfrentou dificuldades para ter uma boa conexão de internet. É o 4G que não funciona, o sinal que cai toda hora ou em alguns casos, a região não possui serviços de banda larga.

Esses lugares com péssimas condições de rede são chamados de “zonas de sombra”.

Existem diversas gambiarras que prometem resolver a precariedade na conexão. Um desses improvisos técnicos mais conhecidos é a antena de garrafa PET com pedras. A invenção é controversa e algumas pessoas dizem funcionar e outras não.

Porém, um novo aparato caseiro testado por um internauta e aprovada por um especialista garante ser a solução do problema.

 

Antena parabólica pode aumentar o sinal da internet

Circula nas redes sociais, um vídeo em que uma antena parabólica é utilizada para ampliar o sinal de celular. Com isso, o smartphone roteia a internet para um repetidor de WI-FI dentro da residência, tornando possível o acesso a rede, até  mesmo nas “zonas de sombra”.

O técnico de TI Dyllan Colla é o autor do vídeo e garante que a gambiarra funciona. Ele viu a invenção na internet e decidiu testar o aparato em uma região rural onde o sinal é bem precário.

“Já conseguimos atingir até 25mb de velocidade”, afirma.

@.eletrotechInternet no meio do mato!!!♬ som original – Eletrotech

 

Como construir uma antena (parabólica) para internet

Antes de posicionar a parabólica é preciso encontrar um local da casa onde tenha o mínimo de sinal, pois a aste metálica da antena irá captar, ampliar e refletir a frequência para o smartphone.

Por isso é fundamental que o celular esteja em contato com essa aste.

Para prender o telefone no suporte central pode ser utilizado elástico ou câmara de ar cortado em tiras.

Após fixar o aparelho, basta ligar o roteador do próprio smartphone e distribuir o sinal até um repetidor de WI-FI.

Vale ressaltar que quanto mais perto da parabólica estiver o roteador, maior será a velocidade da internet. Dessa forma é ideal que a distância entre eles, não ultrapasse mais de 600 metros.

“O sinal de celular costuma oscilar bastante, por isso as vezes a internet fica um pouco lenta, mas ainda sim, eu consigo assistir vídeos, usar as redes sociais e até baixar músicas. No sítio onde eu testei a gambiarra, não tem empresas que fornecem conexão a cabo. Então, essa antena ajuda bastante”, afirma Dyllan

Outra dica que ele dá, é utilizar smartphone que tem a antena ligada ao corpo. Dessa forma, o sinal captado pela parabólica irá refletir diretamente ao aparelho.

“Os aparelhos com carcaças de metal funcionaram melhor, pois ele fica em contato direto com a aste da antena. Eu testei no J5 e funcionou muito bem”, relata.

 

Antena caseira para potencializar o Wi-Fi, como funciona?

Conversamos com Murilo Hiroaki, engenheiro elétrico e professor de Engenharia de Telecomunicação da USP  (Universidade de São Paulo), que explica o segredo por trás dessa bugiganga.

“É perfeitamente plausível que esse improviso técnico possa funcionar, sim! Para eu ter certeza da eficácia eu teria que testar, mas um refletor parabólico adequadamente posicionado, aumenta a capacidade da antena de receber sinal em uma dada direção”, afirma Murilo Hiroaki, engenheiro elétrico e professor de Engenharia de Telecomunicação da USP  (Universidade de São Paulo).

Apesar disso, o especialista explica também existe uma grande possibilidade da invenção não ser tão eficaz, pois não há cálculos ou formulas para orientar na construção da gambiarra.

“A solução profissional é sempre a mais recomendada por conta de ter sido projetada e testada”, afirma.

Para melhorar o sinal de WI-FI dentro da residência, o engenheiro aconselha a instalação de uma antena de ganho elevado no roteador, dessa forma o alcance do sinal irá aumentar.

“Uma opção acessível para melhorar a conexão, por exemplo, é uma antena de ganho elevado para para roteadores Wi-Fi, disponíveis comercialmente para consumidores finais”, diz.

No geral, Murilo relata que os improvisos técnicos podem ser uma solução, mas é preciso tomar cuidados ao manusear as ferramentas, pois como não há uma validação profissional, dependendo da gambiarra, existem riscos de danificar os equipamentos e até de causar acidentes.

Após a publicação desse artigo, o especialista em infraestutura de antenas, Marcello Romão, nos alertou que nesses casos de regiões mais isoladas, a parabólica pode virar um para-raio. Por isso, é importante ter muita cautela. Ele, inclusive, não indica o uso dessa gambiarra.

Renan Omura
Jornalista e fotógrafo por hobby (as vezes por trabalho). Nunca dispensa um café, é amante dos dias frios e fã de carteirinha do Charlie Brown Jr.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui