Evitar que a panela grude utilizando uma cebola vale a pena?
As panelas antiaderentes são um sucesso e não é para menos. Além de diminuir a quantidade de gordura necessária para o preparo dos alimentos, elas são mais fáceis de lavar do que as de alumínio ou ferro, por exemplo.
Isso se dá graças ao revestimento com polímero Politetrafluoretileno (PTFE) – mais conhecido como teflon, que agrega praticidade (e um toque de beleza, claro) às peças com ele revestidas.
Inclusive, se você adquiriu recentemente ou pensa em comprar panelas com Teflon, saiba que um processo de “cura” pode ajudar a prolongar a função antiaderente delas. Temos um artigo detalhando isso – clique aqui para ler.
No entanto, a verdade é que nem todo mundo tem panelas antiaderentes. Ou, pelo menos, ainda conserva as panelas tradicionais de ferro ou alumínio que, inevitavelmente, grudam os alimentos. Mas será mesmo que é inevitável?
Viral: como ‘selar’ a panela com uma cebola
Uma dica que surgiu na internet sugere que é possível “selar” o fundo de uma panela com um ingrediente que costumamos ter em casa: cebola. Estephanie Muncinelli, uma usuária do Instagram compartilhou em seu perfil um vídeo onde aparece “selando” uma frigideira com cebola.
A dica consiste em aquecer por 15 minutos a panela, fritar meia cebola até queimar, descartando-a em seguida. O próximo passo é adicionar 2 copos de água na panela, descartar também e secar com o auxílio de um papel toalha. Neste ponto, a panela estaria “selada” e com o fundo antiaderente.
No vídeo, Estephanie frita uma crepioca e mostra que, de fato, não grudou na frigideira.
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a “técnica da cebola” para a panela de alumínio não grudar
Vale já mencionar que dois pontos nesta dica já nos incomodam:
- o tempo utilizando gás de cozinha (15 minutos apenas para aquecer a panela);
- e o desperdício da cebola – assunto que retomaremos logo mais.
Mas, como bons testadores de dicas que somos, fomos até o fim para pôr a dica à prova.
Começamos fatiando meia cebola, como a dica sugere.
Escolhemos uma panela de alumínio, justamente por não ter nenhuma função antiaderente. E levamos ao fogo por 10 minutos.
Adicionamos uma quantidade generosa de óleo (bem mais que um fio) e fritamos a cebola até queimá-la.
A cebola queimada foi retirada, assim como o óleo. Foi adicionado 2 copos de água na panela, que também foi descartada na sequência. Então, secamos com uma folha de papel toalha.
Só então a panela estaria pronta para o preparo. Fritamos 2 ovos para testar – nesta etapa não é preciso mais acrescentar óleo.
E, por incrível que pareça, funcionou bem. Ao menos com o primeiro ovo.
Na verdade, grudou um pouquinho – mas dá para afirmar que funcionou sim.
Então, tentamos fritar outro ovo na sequência e não tivemos sucesso. Grudou tudo!
E a panela ainda ficou toda preta, com resto de ovo queimado grudado no fundo.
Resultado: ‘selar’ a panela com cebola realmente funciona?
Se você quiser ter toda esta trabalheira para fritar apenas 1 ovo (ou fazer uma unidade de crepioca, como no vídeo original) pode-se dizer que sim.
Mas vale a pena? Nossa resposta é não.
A própria autora da dica comentou em nosso vídeo do Instagram falando sobre suas impressões após gravar o truque:
“Gente, esse vídeo repercutiu mais do que imaginei. Na verdade eu também estava testando! Fiz uns stories falando que nunca conseguia fazer uma crepioca sem grudar e recebi um vídeo com a dica, resolvi reproduzir e explodiu. PS: na minha panela também não durou muito“, comentou Estephanie,
Nas redes sociais, nossos seguidores também questionaram o custo x benefício do truque.
“Com o preço do gás é mais vantagem investir em uma panela antiaderente“, comentou Mari Gurtler no TikTok.
Como mencionamos anteriormente, o fato de descartar a cebola queimada também nos incomodava. Então, vários seguidores deram dicas para utilizá-la:
“Com a cebola queimada você pode refogar frango, coloca um pouco de água e ele fica moreninho e não tem gosto de queimado“, ensinou Rayssa Guimarães também no TikTok.
Além disso, uma dica bastante sugerida foi utilizar a cebola queimada para fazer uma farofa, ou mesmo incorporá-la a um omelete.
Afinal, como evitar que o alimento grude na panela?
Se a preocupação é evitar que o ovo grude, o Almanaque SOS tem uma dica bem mais prática, rápida e que não gasta horrores de gás: uma pitada de farinha de trigo.
É isso mesmo, adicionando uma pitada de farinha de trigo (de amido de milho ou até de fubá, caso seja celíaco) à gordura você evita que ela espirre e que o ovo grude.
O que você precisa saber sobre esta dica
- Selar panela com cebola dá certo apenas para o 1º uso;
- Pelo desperdício de gás, não compensa colocar a dica em prática;
- Não descarte a cebola: use-a para dar cor ao frango ou para fazer farofas;
- Alternativa viável: basta adicionar uma pitada de farinha de trigo à gordura.
Assista aqui nosso vídeo completo do teste, com mais informações.