Segundo a ciência para ficar rico basta seguir esses 4 hábitos
Dinheiro não traz felicidade. Mas convenhamos, bem melhor chorar numa Ferrari que no busão.
O americano Thomas Corley passou cinco anos observando e pesquisando os hábitos de pessoas ricas e pobres. Essa pesquisa se transformou no livro chamado Rich Habits – the daily success habits of wealthy individuals, para nós brasileiros: “Hábitos de ricos – O dia-a-dia de indivíduos bem sucedidos”.
O estudo publicado em seu livro é bastante curioso: pessoas pobres tinham hábitos diferentes das pessoas ricas, o que poderia ser um indicativo da chance de enriquecimento de um indivíduo.
“Eu percebi, não é tanto o que está acontecendo no mundo dos negócios, são os hábitos diários, as atividades, que são a razão de sua riqueza ou sua pobreza”, escreveu ele.
Segundo o livro, cerca de 88% dos milionários americanos fizeram fortuna em sua geração, sem que tivessem contado com herança ou um histórico de dinheiro da família. E essas pessoas tinham certos hábitos, que talvez as tenha levado ao sucesso. E isso quer dizer que você pode seguir esses hábitos e… ser rico também!
Pelo menos, é isso que afirma Corley. E como a esperança é a última que morre, reunimos alguns hábitos pra você começar a praticar agora!
1. Se manter em forma e comer direito
De acordo com a pesquisa, 70% dos ricos comiam menos do que 300 calorias de junk food (gordices) por dia, enquanto 97% das pessoas pobres comiam mais. Além disso, 76% dos endinheirados faziam exercício 4 vezes por semana, contra 23% das pessoas pobres. Manter-se saudável, então, é o primeiro passo pra ficar rico.
2. Estabelecer metas
Pelo menos 80% das pessoas ricas focavam em alcançar um determinado objetivo. Elas também escreviam o que queriam, enquanto somente 12% das pessoas pobres listavam seus desejos. Então, põe no papel o que você quer que aconteça! Aliás, segundo a pesquisa, fazer uma lista de tarefas também é uma ótima ideia.
– Lista de tarefas | Nada
3. Mudar o lazer
Enquanto 78% das pessoas pobres curtiam assistir reality shows na TV (ops!), apenas 6% dos ricos que assistiam televisão paravam pra ver esse tipo de programa. Os milionários também se preocupavam em se manter sempre estudando: 88% deles liam por pelo menos menos 30 minutos diários. Das pessoas pobres, apenas 2% tinham esse hábito. Vá ler um livro! Sua fortuna depende disso!
4. Seja social
Manter as relações é muito importante. Portanto, ligue para as pessoas no dia do aniversário e o mais importante: Não faça fofoca!
Mas sera que eles fazem isso porque são ricos, ou são ricos porque fazem tudo isso? Na dúvida, eu vou cancelar a pizza (mentira!)
Fontes: Richhabits | Johneengle | Educarfinancas | Gq