Scones são pequenos bolos ou pães originais da Escócia e muito usados na Inglaterra com o chá das 5… seu nome deriva de várias palavras galesas que significam “pequenos pedaços”, “pão de colher” e por ai vai…
Mas não foi por toda essa nobreza que escolhi essa receita, e sim pela facilidade e rapidez na hora de fazer!! Ah! E porque no meio do caminho, alguém teve a brilhante idéia de trocar as “originais” uva passas por divinas gotas de chocolate!
A preparação dos scones não requer prática nem tão pouco habilidades…
Você só precisa de:
1 ¾ xÃcaras de farinha de trigo
¼ xÃcara de açúcar
½ xÃcara de chá de leite
5 colheres de sopa de manteiga
1/3 xÃcara de chocolate amargo (pode comprar aquelas de barras e quebrar em pedacinhos. Como é chocolate, não precisa se preocupar muito com a quantidade…quanto mais melhor!!!)
4 colheres de chá de fermento
Raspas de ½ limão ( pode ser aquele que sobrou das caipirinhas do final de semana) – calma…
Para as raspas de limão você só precisa de um ralador qualquer e desse limão! Passe o limão no ralador de leve, não queremos que aquela camada branca venha junto… só o verdinho mesmo!
¼ xÃcara de “creme azedo” (é creme de leite misturado com suco de meio limão – Quando misturar os dois a consistência muda, mas é assim mesmo!)
Controle-se, esse copinho não é dose de nada e nem desculpa para tomar uma tequila!!! (se bem que…)
1 pitada de sal (sal?!?!?! sim! Em receitas doces o sal ajuda a acentuar os sabores sem que tudo fique muuuuuuito doce)
Modo do preparo:
Antes de tudo ligue o forno a 200°C.
Em uma tigela misture a farinha, o açúcar, fermento e sal. Depois misture o creme azedo e o leite.
Como você está na larica, aproveite e misture com preguiça, sem força, na boa… tranquilo… devagar, sem que os ingredientes se misturem completamente.
Ai faça a mesma coisa com a manteiga. Vai ficando bem parecido com uma farofa mesmo, uns pedaços sem misturar direito. É assim mesmo, essa é a ideia! Sem muito trabalho!! hehehe
Por último os pedaços de chocolate e as raspas de limão. Aquela mexida de leve.
Bem devagar… com muita calma… assumindo seu lado baiano…
Em uma forma qualquer… (Não tem? Pega da vizinha, um dia você devolve… #QuemNunca)
Unte com manteiga e farinha, com aquele mesmo sentimento de preguiça, coloque colheradas da massa. Se quiser que saiam do mesmo tamanho, pode usar uma colher de sorvete. Mas de qualquer maneira eles perdem a forma quando vão para o forno.
Depois de 15 minutos no forno eles tem essa cara. Ai você pode virar a forma e deixar mais 15 minutos.
Depois dessa meia hora é só tirar da forma e se deliciar!
Quanto rende?
Essa receita rende 9 scones “grandes” se você usar a colher de sorvete ou uma colher de sopa.
Que tal?
Ana Luiza Severino Delboni – formada em Gastronomia. Apaixonada pela cozinha e tudo que pode acontecer dentro dela! Adoro o mistério de uma nova receita! Amo estar com minha famÃlia, amigos e meus cachorros, é claro! Viajar, passear, ler, ouvir música, tomar sorvete! Com essas dicas e receitas quero dividir e compartilhar com vocês tudo de bom que podemos criar na cozinha!