Dicas

Sashimi de coco: versão vegana surpreendeu em nosso teste

04 de maio de 2023
Postado por Bruno Oliveira

A criadora de conteúdo especializada em cozinha vegana, Luíza Motta publicou um vídeo em seu Instagram uma versão vegana de sashimi, usando nada além de carne de coco verde e molho shoyu.

A ideia é cortar o coco em fatias finas para simular o peixe e marinar no molho shoyu para adicionar um sabor salgado, característico do sashimi, mas… Será Que Funciona?

 

Teste: Sashimi com carne de Coco

Ingredientes:

  • Carne de Coco verde*
  • Molho Shoyu

*O uso do coco verde é essencial para esta receita, uma vez que sua textura é mais mole e flexível, semelhante à do peixe, enquanto a carne do coco seco não é indicada.

Passo a Passo

Com o auxílio de uma colher, raspamos toda a carne do coco e reservamos. Você pode fatiar os pedaços com um tamanho parecido com o de sashimi, para mergulhar no molho depois.

 

Por fim, mergulhamos as fatias no molho e o resultado foi inacreditável.

 

Resultado: a receita de sashimi de coco funciona?

Resposta rápida: fica uma delícia e realmente parece que é peixe!

O teste da receita de sashimi de coco foi surpreendente, pois a textura e o sabor das fatias finas de coco marinadas no molho shoyu se assemelhavam ao peixe branco cru.

Dario ficou realizado com o resultado, isso porque ele não come peixe desde 2017, quando se tornou vegano na época. Isso comprovou que é possível desfrutar de uma versão vegana e deliciosa de um prato tradicionalmente feito com peixe cru.

 

Por que vegetarianos “simulam” carne

A culinária vegetariana tem se tornado cada vez mais popular, impulsionada pela crescente conscientização sobre saúde, sustentabilidade e ética animal. No entanto, há um debate sobre se os vegetarianos estão “simulando” carne em suas dietas e a razão por trás disso.

Há quem acredite que a imitação de carne na alimentação vegetariana possa reforçar a ideia de que a carne é um alimento insubstituível e altamente desejável. Por outro lado, outras pessoas veem a imitação de carne em alimentos vegetarianos como uma maneira de facilitar a transição para uma dieta baseada em plantas.

Mas o mais importante nesse debate é saber que a escolha por alimentos vegetarianos que imitam carne é uma decisão pessoal e deve ser respeitada, desde que seja baseada nos valores e necessidades de cada pessoa.

Além disso, vale dizer que a gastronomia vegetariana é bastante diversa, indo além de substitutos de carne. Pratos veganos como os à base de caju, sorvetes à base de coco e muitos outros, são apenas alguns exemplos de opções criativas e inovadoras que a gastronomia vegetariana oferece.

Inclusive, já listamos 10 receitas veganas bem baratas e extremamente deliciosas.

 

Conheça as vertentes do vegetarianismo

Cada vez mais pessoas têm adotado o vegetarianismo como estilo de vida. No entanto, existem diferentes tipos de vegetarianismo com dietas diferentes sobre o consumo de alimentos de origem animal.

  • Veganismo: estilo de vida que adota uma dieta vegetariana estrita, além de não utilizar nenhum outro produto que envolva exploração animal em seu processo de produção.
  • Vegetariana estrita: não consome nenhum tipo de alimento de origem animal, incluindo carne, ovos, laticínios e gorduras como a manteiga.
  • Ovolactovegetariana: inclui ovos e laticínios na dieta, mas exclui a carne.
  • Lactovegetariana: inclui apenas laticínios, mas não consome carne nem ovos.
  • Ovovegetariana: inclui apenas ovos na alimentação, mas não consome carne nem laticínios.
  • Flexitariana: busca reduzir a ingestão de proteína animal, mas sem cortá-la totalmente da dieta.
  • Plant-based: se baseia em uma alimentação totalmente à base de plantas, mas pode incluir proteínas de origem animal.

A lista acima foi baseada em um artigo publicado pelo site Bom Gourmet.

Agora você sabe que há várias opções de dietas vegetarianas, cada uma com suas particularidades, permitindo que as pessoas possam escolher aquela que mais se encaixa com seu estilo de vida e necessidades.

Vale dizer que o Dario, nosso editor, atualmente estaria na categoria ovolactovegetariana – com uma observação, ele ainda consome gelatina comum (feita com colágeno do boi).

 

O que a galera achou desse teste

Os seguidores do Almanaque SOS compartilharam todo seu amor pela receita com a gente nas nossas redes sociais:

“Adorei. Não sou vegetariana, sou pobre.”, disse Cybele Freitas em nosso Instagram.

“Eu a primeira vez que comi sashimi disse pro meu irmão: “tem gosto da carne do coco verde raspada” JURO por tudoooooo!”, comenta Raquel Yaara em nosso TikTok.

“Pra quem come comida japonesa ensopada de shoyu realmente o sabor vai ficar semelhante, visto que o shoyu em excesso ofusca todos os outros sabores. E a textura do coco verde também lembra a carninha do peixe cru, então é uma boa opção pra galera vegetariana e vegana.”, constatou Júlia Moraes em nossa página no Facebook.

“Isso funciona tb com avocado, por causa da gordura que contém! Eu preparo avocado em cubinhos sobre o arroz e cubro com molho que preparo com shoyu e wasabi. É uma delícia, experimenta aí!”, sugere Hitomi Isobe em nosso canal no Youtube.

Gosta de receitas veganas que simulam carne? Então, confira nosso artigo te ensinando como fazer cachorro quente de cenoura.

MATÉRIAS RELACIONADAS