• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como salvar o bolo que ficou cru no meio

Separe uma folha de papel alumínio!

Bruno Oliveira Publicado: 19/05/2023 09:16 | Atualizado: 19/05/2023 09:17

Caso o seu bolo tenha ficado cru no meio, existe um segredo simples que ajuda a salvá-lo e garantir um resultado satisfatório: assar novamente com um pedacinho de papel alumínio.

 

Como salvar o bolo que ficou cru

O primeiro passo é colocar um pedacinho de papel alumínio no centro do bolo, no local onde ainda está cru. Em seguida, levamos a forma de volta para o forno ainda aquecido (180ºC) por mais algum tempo – que vai depender do próprio bolo.

 

Após 5 ou 10 minutos, faça o teste do palitinho na área que estava crua. Se o palitinho sair limpo como o nosso, significa que está pronto.

 

Quando tiramos do forno, a primeira grande surpresa foi o chocolate que o Dario colocou no bolo e acabou permanecendo grudado no fundo da forma. Mas esse não é o foco dessa dica (era apenas um experimento extra que estávamos testando).

 

Atenção a parte com a massa que antes estava crua, pois ela ficou assada com perfeição e não queimou as bordas! Apesar de não ter a melhor aparência do mundo, por conta do chocolate, o bolo foi salvo.

 

Como essa dica funciona

Ao assar um bolo, o calor é transferido principalmente por condução e convecção. A parte inferior e as laterais do bolo estão em contato direto com a forma do bolo, permitindo uma transferência de calor eficiente (condução). Porém, a parte superior do bolo fica exposta ao calor irradiado pelo forno, o que pode resultar em cozimento desigual.

Ao colocar um pedaço de papel alumínio no topo do bolo, você cria uma barreira física que reflete parte do calor irradiado de volta para o bolo (convecção), sobretudo na parte crua.

Isso ajuda a reduzir o calor direto sobre o topo do bolo, evitando que ele asse muito rapidamente ou queime, enquanto também ajuda a distribuir o calor de maneira mais uniforme, permitindo que o bolo asse de forma mais equilibrada.

 

O que a galera achou dessa dica

Os seguidores do Almanaque SOS deram dicas valiosas sobre como evitar que o seu bolo desande:

“A dica pro chocolate não descer é “empanar” ele com farinha de trigo antes de colocar na massa :)”, disse Marina Croci em nosso Instagram.

“O ideal é colocar [o papel alumínio] antes de levar ao forno… O papel alumínio vai ajudar a distribuir o calor por igual… 😉”, sugere Elivone Campos em nossa página no Facebook.

“A melhor dica pro seu bolo dar certo é o forno não estar em temperatura muito alta, entre 180° e 200° é o ideal, especialmente se usar formas como essa do vídeo (sem furo no meio).”, conta Patthy em nosso canal no Youtube.

Se você quer ainda mais dicas sobre como fazer um bolo perfeito, confira nosso artigo com 30 dicas certeiras para assar um bolo perfeito logo de primeira!

Fonte(s): Unesp
Bruno Oliveira
Além de redator do Almanaque SOS é atleta virtual, gamer de esquerda e podcaster nas horas vagas. Dog person que é pai de um gato.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui