• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Saleiro fácil: truque do pote de tempero sem precisar chacoalhar

Depois dessa, nunca mais sofra para temperar sua comida.

Ariane Barrocal Velasco Publicado: 22/03/2021 12:11 | Atualizado: 22/03/2021 12:18

Se você perde a paciência usando o saleiro ou potinhos de tempero, porque o conteúdo simplesmente fica grudado no frasco, então essa gambiarra pode te ajudar. Tome nota!

 

Quem nunca tentou colocar sal ou algum tempero de um pote e travou uma verdadeira luta, não sabe o que é passar nervoso.

Imagine a cena: você está pronto para comer aquela comida deliciosa, mas que precisa de uma pitada extra de tempero. No entanto, quando vai tirar o ingrediente do pote, ele simplesmente não sai. Você chacoalha, chacoalha …e praticamente nada!

A raiva é real.

Para não precisar abrir o frasco, existe um truque!

Felizmente, existem redes como o TikTok, Instagram e o Twitter, onde usuários compartilham dicas super valiosas uns com os outros – ideais geniais para pequenas tarefas do cotidiano.

Foi dando uma olhada nessas redes que nós, do Almanaque SOS, encontramos um truque muito útil para liberar o tempero preso nos potinhos.

 

Truque do saleiro (ou pote de tempero)

O truque é bem simples: você provavelmente tem em casa alguns potes especiais para armazenar temperos. No fundo de alguns deles, existem pequenas ranhuras (fundo frisado):

 

Para soltar o tempero do fundo do pote, basta friccionar o fundo de outro pote contra elas, assim, como na imagem abaixo:

Sai tudo facinho!

O resultado impressiona mesmo!

Mas, como nem tudo que reluz é ouro, fizemos mais uma verificação.

 

Mais um teste!

Além da minha prova, para ter certeza que esse método funciona mesmo, convocamos o “testador” oficial do Almanaque SOS, vulgo editor do site; veja aqui todos os testes que ele já fez!

Dessa vez, ele usou um potinho de pimenta, desses pequenos. Veja abaixo que a quantidade de tempero que sai é normal, ideal para temperar poucas quantidades:

Fãs de pimenta passando sufoco.

 

Para modificar ainda mais essa experiência, ao invés de utilizar um segundo frasco idêntico, ele usou um pote diferente, desses grandes!

Então, nosso editor fez o que a técnica ensina: girar a ranhura de um pote contra a outra:

Sucesso!

Pois é, a dica tá aprovada mesmo!

Tá certo que não é todo mundo que tem potinhos frisados em casa, mas seja pela curiosidade, seja pela utilidade em momentos de necessidade, é sempre bom conhecer algum truque novo, não é mesmo?

E como não me contento em aprender os truques, mas tenho um certo (digamos) talento para detetive, fui mais afundo para entender se as ranhuras do pote foram feitas mesmo para isso.

 

Uma aula sobre design de produtos

O que descobrimos foi que, na verdade, o design dos potes de tempero não foi feito pensando nas pessoas que não aguentam mais esmurrar o pote para tirar o sal ou a pimenta: na verdade, a função das ranhuras é outra.

Os potes costumam ficar em superfícies de vidro na cozinha. Caso o fundo deles não fosse feito assim, por serem também de vidro, o contato com uma superfície molhada poderia criar um vácuo, tornando a tarefa de tirar o potinho de lá ainda mais difícil.

O lado bom é que, além de impedir que você passe nervoso tentando tirar o pote da prateleira, seu design também pode ser muito útil para liberar o tempero com mais facilidade (graças a algum gênio que resolveu testar pela primeira vez. Obrigada, internet!)

É o fim da luta para temperar a comida. Viva a revolução!

Se você não conhecia essa dica – e também está de queixo caído -, compartilhe com outras pessoas para que juntos, vençamos os potes.

Fonte(s): @vanessa_negr - TikTok, @Dudu - Twitter
Ariane Barrocal Velasco
Estudante de filosofia e redatora. Quando não está lendo, está escrevendo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui