• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Sal temperado: aproveite as cascas do alho e da cebola

Aprenda a fazer um tempero caseiro em pó usando o que iria para o lixo.

Bruno Oliveira Publicado: 21/06/2022 11:06 | Atualizado: 21/06/2022 17:02

Entre os diversos temperos caseiros que são indispensáveis na cozinha, o alho e cebola são, sem dúvidas, uns dos mais saborosos. E você sabia que é possível aproveitar as cascas desses ingredientes no sal?

Neste artigo iremos te ensinar a fazer essa receita prática e útil. Tome nota!

 

Aproveitando as cascas do alho e da cebola

Para esta receita você vai precisar vai usar:

  • cascas de Alho

  • cascas de Cebola

  • Sal grosso (2 colheres ou 1 xícara, fica a seu critério)

 

Passo a passo

Primeiramente, você precisa higienizar as cascas da cebola e do alho e deixar secar naturalmente.

 

Em seguida, despeje as cascas em uma assadeira e coloque para assar no forno a 200ºC por mais ou menos cinco minutos.

 

Obs: também testamos fazer na Air Fryer, mas as cascas voaram dentro do forno e ficaram grudadas na resistência do eletrodoméstico. Além de queimar as cascas, podem gerar incêndio, portanto, não recomendamos.

 

Após esse tempo cheque se as cascas estão crocantes, friccionando elas com os dedos.

Dica: se elas não fizerem “croc”, volte para o forno e deixe assar mais um pouquinho.

Feito isso, coloque as cascas no processador, adicione o sal grosso (na quantidade que desejar) e triture até que elas fiquem com uma consistência de farofa.

Embora alguns digam que funciona fazendo com liquidificador, testamos e não alcançamos um resultado satisfatório.

 

O resultado é um sal temperado muito saboroso.

 

Consumir cascas do alho e da cebola é seguro?

Esse questionamento foi bem observado por Henrique Nascimento, um dos nossos seguidores no TikTok, que disse:

“O problema das cascas são a quantidade de agrotóxicos e outros venenos que elas absorvem. A casca é uma barreira para proteger o alimento.”

Cascas são a barreira que protegem o alimento de agrotóxicos?

A resposta é sim e não.

Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Louisiana State University, vários agrotóxicos, em especial os fungicidas, penetram a casca ao ponto de contaminar o interior do alimento.

Sendo assim, ao usar a casca ou não, você estará exposto ao veneno, o que torna o alimento orgânico a única exceção à regra. Em outras palavras, o agrotóxico está presente tanto na casca, quanto no interior de frutas e verduras.

Vale dizer que já produzimos um artigo completo sobre qual o melhor método para tirar agrotóxicos dos alimentos e da água.

 

As cascas, quando assadas ou aquecidas, perdem os nutrientes?

Foi o que apontou o Fernando Santana, um de nossos seguidores no Youtube:

“Só tem um problema, todos os benefícios são perdidos ao lançar a casca no forno e liquidificador, acaba que não vale a pena.”

Nesse caso, ele está certo. Porém, qualquer alimento perde parte dos nutrientes ao ser assadas ou aquecidas, porém não todos.

O que mais pode gerar perda de nutrientes nos alimentos

Vamos nos aprofundar um pouco no assunto e descobrir o que mais pode causar a perda de nutrientes nos alimentos. Confira a lista:

  1. Lavar: o simples ato de lavar os alimentos, principalmente por muito tempo, causa uma perda de nutrientes considerável.
  2. Descascar e cortar: quando descascamos ou cortamos alguns alimentos, automaticamente deixamos eles expostos ao oxigênio, que pode causar a degradação dos nutrientes via oxidação.
  3. Cozinhar: tal qual o ato de colocar cascas no forno, cozinhar um tomate na água também é um processo de aquecimento que vai gerar perda de nutrientes. Ou seja, se você estiver comendo algo cozido, saiba que parte dos benefícios desse alimento foram perdidos no processo.
  4. Triturar: alguns alimentos contêm compostos, como antioxidantes, que funcionam como defensores contra os radicais livres. Ao triturar ou liquidificar esses alimentos você expõe esses compostos ao oxigênio, facilitando o processo de oxidação que prejudica esses compostos.

Sendo assim, fica claro que praticamente qualquer processo feito no alimento vai gerar algum tipo de perda de nutrientes. Dito isso, o intuito dessa receita é te ensinar a fazer um bom condimento caseiro aproveitando as cascas que, de outra forma, iriam para o lixo.

Mas caso você queira ter outra ideia do que se pode fazer com sobras de alho e cebola, confira esse artigo do Almanaque SOS sobre como fazer um poderoso pesticida.

Fonte(s): UFG, Viva Bem, Bem estar (Globoplay)
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui