• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Aprenda como fazer Óleo de Coco Virgem em casa; só 6 passos

O óleo virgem pode ser utilizado para MUITAS coisas!

Gabriela Roman Publicado: 24/04/2017 11:05 | Atualizado: 07/08/2020 16:35

Todo mundo sabe que o óleo de coco traz diversos benefícios para a saúde. Ele serve tanto para hidratar os cabelos e a pele, quanto para cozinhar, por exemplo. Veja mais 35 utilidades aqui.

O canal All Nigerian Recipes (“todas as receitas da Nigéria”) ensinou uma receita fácil para fazer o seu próprio óleo de coco virgem em casa, ele tem mais nutrientes que a versão azeite e também serve para tudo, menos para fritura (ou altas temperaturas).

Com isso você pode poupar uma bela grana, já que um pote de 500ml custa cerca de R$40. Para fazer a mesma quantidade em casa, o vídeo utiliza 3 cocos secos.

 

Passo 1. Tire a água do coco

Para abrir o coco, bata nele com um martelo. Depois que sair um parte da casca, utilize uma faca para fazer um buraco e retire a água.

 

Passo 2. Descasque

Depois de retirar toda a casca dura, descasque toda a parte marrom do coco.

 

Passo 3. Lave e corte

Lave o coco e corte em pedaços pequenos.

 

Passo 4. Bata no Liquidificador

Adicione a quantidade necessária de água apenas para conseguir bater o coco. Para melhores resultados, utilize água morna ou quente (não fervendo).

 

Passo 5. Coe

Utilizando uma peneira, derrame o líquido em um recipiente. Aperte o conteúdo para extrair ao máximo o leite de coco.

Depois, repita o processo de bater e coar (com a parte sólida), caso queira extrair ainda mais. O que restar da parte sólida pode ser utilizada depois para fazer farinha.

Utilizando um pano, como uma fraldinha de bebê, passe todo o leite de coco por ela, para retirar os menores pedaços sólidos que possam ter sobrado.

 

Passo 5. Geladeira

Cubra o recipiente e coloque na geladeira de uma noite para a outra. Repare que o óleo se separa do leite, retire as partes sólidas que se transformarão no nosso óleo.

 

Passo 6. Bater

Seque os pedaços e, utilizando um mixer ou uma batedeira, bata até formar um óleo cremoso.

Ainda é possível que nesse estágio saia um pouquinho mais de líquido. Retire toda a água que sobrar, ela pode ser utilizada para cozinhar arroz, por exemplo, que aliás é sensacional para queimar calorias, VEJA AQUI.

“Hidratante para o cabelo”

 

Pronto!

Guarde na geladeira para preservar e utilize para hidratar o cabelo, comer e cozinhar (só não pode esquentar muito, ou seja, ferver ou fritar).

 

Assista ao vídeo completo (em inglês):

 

EXTRA: Para fazer o óleo de coco em textura de azeite, próprio para altas temperaturas (180ºC), basta seguir esse tutorial:

Fonte(s): Youtube - All Nigerian Recipes
Gabriela Roman
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui