• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Saiba agora se vai morrer nos próximos 6 anos (Teste ridiculamente simples)

Além de ser um teste importante, vai render várias risadas… e tombos.

A curiosidade matou o gato.

Se abriu essa matéria, provavelmente deve ter coragem o suficiente para saber quando a morte vai dar um sinalzinho.

tumblr_lmeu56gpx81qafrh6
– Eaaaaaai?

Então prepare-se, pois com um exercício ridiculamente simples é possível saber se tem maiores chances de morrer nos próximos seis anos, o famoso Teste de Sentar-Levantar (TSL).

Para essa conclusão, o cardiologista Cláudio Gil Araújo e a professora Denise Sardinha realizaram um estudo com mais de 2 mil pessoas adultas, acompanhando resultados durante seis anos. O intuito era simplificar a avaliação da aptidão musculoesquelética, e com isso ter pistas sobre as chances de mortalidade.

O exercício consiste em ver qual o grau de dificuldade uma pessoa tem ao sentar-se e ao levantar-se do chão, sem a ajuda de apoio, bem simples assim mesmo. Dá uma olhada!

Simplificando

O paciente começa a avaliação com 10 pontos – 5 para sentar e 5 para levantar. Cada vez que der uma mãozinha, um ponto é retirado, e caso haja desequilíbrio nas tentativas de ficar de pé ou sentar, meio ponto é retirado. Vale contar pontuação para a melhor tentativa.

image

otempo

Aqueles que marcaram menos de oito pontos tem duas vezes mais probabilidade de morrer dentro dos próximos seis anos, e os amigos sedentários que marcaram três ou menos pontos tiveram essa chance multiplicada por cinco.

Mas calma! Tudo tem jeito nessa vida, caso tenha feito oito pontos ou menos, procure um cardiologista para fazer um programa de reabilitação cardíaca.

Chama seus amigos e tente aí. Além de ser um teste importante, vai render várias risadas… e tombos.

 

Fonte: otempo | cardiol | faperj | discovermagazine | sagepub

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminha. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui