Já pensou em usar um modelito que, além de sustentável, é capaz de hidratar a sua pele?
Adriana Santonocito e Enrica Arena são as duas jovens designers italianas que criaram a Orange Fiber, um tecido feito a partir da casca da laranja, capaz de hidratar sua pele enquanto usa.
Coleção Salvatore Ferragamo com tecido feito da laranja
A criação ganhou destaque em 2014, quando a imprensa mundial tomou conhecimento do trabalho das italianas, que basicamente se resume em extrair a celulose da casca da fruta, transformá-la em fio e posteriormente em tecido. Nele existem microcápsulas de vitaminas da fruta, que durante até 10 lavagens são capazes de hidratar a pele.
Já em 2017, a Orange Fiber voltou aos holofotes pois serviu de matéria-prima para a primeira coleção do mundo feita à partir de cascas de frutas cÃtricas, desenvolvida pela grife italiana Salvatore Ferragamo. A coleção conta com camisas, calças, vestidos, todos estampados com imagens que remetam à natureza, segundo informações, o tecido é leve e macio, parecido com a seda.
Vale lembrar que o Orange Fiber não é o primeiro tecido sustentável. Já criaram o QMilk, feito com a proteÃna do leite; o S.Cafe, tecido feito a partir das borras de café e a Kanham.us, a primeira empresa no Brasil que usa as fibras da folha da maconha para fazer roupas.
Veja o vÃdeo que mostra o processo de produção, publicado pela página da DW Brasil no Facebook: