• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Revolução tecnológica: Cientistas criam Bateria que dura até 400 anos (sem querer!)

Além disso, é 400 vezes mais poderosa que as baterias atuais.

Dario C L Barbosa Publicado: 20/09/2016 11:14 | Atualizado: 20/09/2016 11:26

Todo mundo já sofreu com a bateria de aparelhos eletrônicos. Como usamos muito, as recargas diárias acabam com os poucos ciclos de energia disponíveis.

Mas graças a um “acidente” tecnológico na Universidade da California, esse problema pode ser extinto, pois inventaram uma bateria que pode durar incríveis 400 anos.

A estudante Mya Le Thai foi quem desenvolveu o estudo da nova bateria. “Brincando” no laboratório da universidade, a garota usou um nanofio de ouro em gel eletrólito, em vez de lítio (usado nas baterias convencionais) e o resultado foi uma enorme surpresa para os pesquisadores.

Uma bateria normal é capaz de fazer 300 a 500 ciclos de recarga, como explicamos aqui, já a bateria desenvolvida por Thai pode chegar a 200.000 ciclos (!!!), ou seja, 400 vezes mais poderosa! E o melhor, perde apenas 5% de sua capacidade em todos esses anos. Por usar fios de ouro, o valor da bateria pode ser consideravelmente maior, mas os especialistas estudam substituir os fios por níquel, que pode baratear a produção em massa.

A invenção, além de aumentar a vida útil de eletrônicos em geral, vai alterar a maneira como os consumimos, podendo gerar uma grande impacto (positivo) para a natureza e, claro, para o nosso bolso. Veja o vídeo com o depoimento da estudante, postado pelo canal Martha Hell (em inglês).

Fonte(s): Good, UCI News
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou o rádio e a televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante, na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui