REVIEW: Panela Elétrica de Pressão é mais segura?
Se tem uma coisa que todo mundo já teve medo, ou ainda tem pavor, seja para fazer uma sopa pa nóis, ou feijão da mamãe, é da panela de pressão!
Mas, assim como a internet, a tecnologia não tem limites, por isso resolveram esse dilema com a versão elétrica. Segundo a fabricante, Electroclux, essa modalidade é muito mais segura e eficiente. Então, para não ficar nenhuma dúvida, testamos o produto
A panela em questão é a Carioquinha, uma versão específica para fazer feijão.
Usabilidade
A primeira coisa, e a mais importante delas, é o MANUAL. Pois é, normalmente jogamos ele fora, ou esquecemos em algum canto para nunca mais ler. Mas nesse caso é uma bíblia, tem todas as informações de preparo, limpeza, segurança, etc. Portanto leia-o atentamente – é bem curtinho.
Testamos 4 tipos de alimentos: Feijão (claro), Arroz integral, Vegetais e Carne.
Feijão: Seguindo de forma literal o manual do produto, o grão preferido dos brasileiros é feito com muita, mas muita facilidade. Sério, é muito fácil. Coloca a medida de feijão, a medida de água, temperos (menos o sal), fecha a panela, liga e esquece!
Depois do tempo determinado, a pressão vai saindo sozinha e ele fica cozinhando, então basta tirar o restante da pressão com ajuda de uma colher, abrir a panela, colocar sal, dar uma mexida e já pode servir, ou deixar cozinhar mais um pouco. Outra coisa extremamente genial é que faz muito pouco barulho – o que evita 90% do pavor da panela.
– Na foto parece seco, mas é só impressão.
Arroz integral: Fizemos o integral porque é mais chatinho, tem que cozinhar mais tempo para não ficar duro. Seguindo sempre o manual, fizemos o passo a passo e o resultado também foi excelente, e nesse caso quanto mais tempo cozinhando, melhor.
Vegetais: Aqui é Vapt-Vupt – o tempo é bem mais rápido! E tem que ficar atento, pois assim que sair a pressão deve desligar a panela para que não cozinhe muito e desmanche o rango. Vacilamos e não tiramos fotos, mas fica muito bom também.
Carne: Aqui foi um sonho realizado. Para os que não manjam dos paranuaê culinários, nesse quesito a panela é compra obrigatória. Basta colocar todos os ingredientes, dos temperos a carne (duh!) e deixar ligada no tempo necessário. O resultado é uma carne de panela suuuuper macia e temperada. Sério, ficou muito gostoso!
Segurança
Se você seguir a risca o manual, é extremamente segura, as travas de segurança são bem firmes e simples de encaixar. A pressão sai sozinha (claro que você pode ajudar com uma colher), e a panela logo entra em modo “cozinhar”. Para solteiros esquecidos é uma mão na roda. E como dito, ela faz quase nenhum barulho – sem traumas.
Limpeza
Basta tirar a parte interna e lavar com uma buchinha que não risca. O restante precisa apenas de um paninho umido, assim como a limpeza da geladeira, microondas e outro eletrodomésticos.
Pró e Contra
Pró: Muito mais segura, uso extremamente fácil, com timer – pode “esquecer” a maioria dos alimentos lá, silenciosa, fácil de limpar/lavar.
Contra: Usa energia, o preço (média: R$250,00), troca de peças (ao contrário da panela comum, precisa encontrar as peças específicas da Electrolux – no caso).
*Esse post NÃO foi pago, portanto não se caracteriza como publieditorial.