• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

REVIEW | Climatizador, vale a pena?

Para combater o calor, existe outra arma além do ventilador e ar condicionado.

Dario C L Barbosa Publicado: 24/11/2015 17:21 | Atualizado: 24/11/2015 17:38

Ah, o verão…

Época quente. Terrivelmente quente.

Burning-Alive-Without-A-Care-Gif

Seja por conta dessa época do ano, aquecimento global ou El Niño, a temperatura não tem dado chances para quem não tem piscina em casa (aliás, já ensinamos como faz uma com pallets).

Por isso, a única solução é apelar para religião tecnologia! Muitos eletrodomésticos estão a nossa disposição para esfriar nossos dias. Ar condicionado e ventilador são os equipamentos mais conhecidos.

ArquivoExibir
Mas tem uma “novidade” que vem chamado a atenção pelos magazines, o CLIMATIZADOR.

Esse robusto aparelho, além de ventilar, tem a mesma função que um umidificador com um bônus refrescante, ele GELA o ambiente! Seria algo como um ar condicionado móvel, só que não.

Para testar toda essa eficiência, a empresa norte americana Honeywell gentilmente enviou um modelo vendido no Brasil para o nosso editor chefe. O trato foi dizer apenas a verdade.

(imagem: reprodução)

Primeira impressão

Vou ser objetivo. O produto é realmente robusto, mas fácil de ser manipulado e instalado. As rodinhas auxiliam bastante na locomoção do aparato. A instalação é bastante simples, assim como o Manual do Proprietário (se você costuma ler os artigos do SOS, não vai ter dificuldades de entender o mecanismo).

Antes de ligar o climatizador, deve-se encher o balde (seja lá qual for o nome disso) com água. São 10 fucking litros!

climatizador2

– Vai, Planeta!

Segunda impressão

No manual eles deixam bastante claro que não se trata de um ar condicionado portátil. Na minha opinião, é um umidificador turbo! Pois se instalado da forma correta, solta ar gelado. MUITO GELADO. E aí que mora a minha primeira crítica pontual.

Para que essa função funcione de fato, você precisa ter uma janela (ou porta) voltada para o ambiente externo, caso contrário o climatizador funciona apenas como ventilador/umidificador – muito potente por sinal. E aqui em casa, para chegar nesse cenário, eu precisei me expor a pernilongos e outros insetos monstruosos.

climatizador3

– Sinto muito Honeywell, não rolou. 

Tá certo que o teste valeu, funciona. Fica realmente bastante gelado, parecido com ar condicionado, mas nesse caso indico que invista em uma telinha, porque no verão o bicho come. Mesmo!

Terceira impressão

O equipamento tem muitas funções bacanas:

climatizador1

  • 4 potências (forte, muito forte, tornado e um pouco de cada),
  • swing (balança assim como você não verão),
  • timer (ótimo para não acordar com uma baita dor de garganta),
  • cool (umidifica e/ou gela)
  • e o que eu achei mais interessante, principalmente para quem mora em grandes cidades, o ionizer (uma espécie de filtro para poluição!!! Muito amor).

Conclusões

Se a minha necessidade fosse gelar o ambiente, eu ficaria um pouco frustrado por conta da minha questão com os pernilongos e insetos. Mas a real é que eu não curto ar condicionado, tenho garganta de moça, facilmente fico doente, então pra mim seria a função menos útil.

A opção ionizer, que me chamou muito a atenção, é realmente bacana. Mas tem um probleminha, precisa trocar o filtro de tempos em tempos. E eu meio que odeio trocar coisas de tempos em tempos. Isso poderia ser um problema. No caso, moro em uma cidade sem poluição, então seria a segunda função menos útil. Praticando o deboísmo.

Apenas uma coisa eu não entendi. O manual indica que faça um processo de drenagem TODA SEMANA. Sério, toda semana! Li várias vezes para entender como isso funciona, mas não entrou na cabeça. Por isso resolvi esperar o alarme do nível de água me avisar a hora certa – sim, tem um alarme (bem chatinho). Curiosamente, o tanque de 10 litros de água dura exatamente isso, uma semana.

Mas preciso ser justo, o climatizador é um equipamento realmente potente e funcional. Não se compara aos ventiladores, ar condicionados ou umidificadores. Se você tem janelas para rua mas continua sofrendo com o calor, ele pode ser a solução para a sua vida! Ou não.

Ah, sim já ia esquecendo duas coisas importantes. A primeira é que tem controle remoto e garantia de 1 ano, e isso é amor. A segunda é que o preço sugerido não é tão amor assim, cerca de R$700.

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui