REVIEW | Climatizador, vale a pena?
Ah, o verão…
Época quente. Terrivelmente quente.
Seja por conta dessa época do ano, aquecimento global ou El Niño, a temperatura não tem dado chances para quem não tem piscina em casa (aliás, já ensinamos como faz uma com pallets).
Por isso, a única solução é apelar para religião tecnologia! Muitos eletrodomésticos estão a nossa disposição para esfriar nossos dias. Ar condicionado e ventilador são os equipamentos mais conhecidos.
Mas tem uma “novidade” que vem chamado a atenção pelos magazines, o CLIMATIZADOR.
Esse robusto aparelho, além de ventilar, tem a mesma função que um umidificador com um bônus refrescante, ele GELA o ambiente! Seria algo como um ar condicionado móvel, só que não.
Para testar toda essa eficiência, a empresa norte americana Honeywell gentilmente enviou um modelo vendido no Brasil para o nosso editor chefe. O trato foi dizer apenas a verdade.
(imagem: reprodução)
Primeira impressão
Vou ser objetivo. O produto é realmente robusto, mas fácil de ser manipulado e instalado. As rodinhas auxiliam bastante na locomoção do aparato. A instalação é bastante simples, assim como o Manual do Proprietário (se você costuma ler os artigos do SOS, não vai ter dificuldades de entender o mecanismo).
Antes de ligar o climatizador, deve-se encher o balde (seja lá qual for o nome disso) com água. São 10 fucking litros!
– Vai, Planeta!
Segunda impressão
No manual eles deixam bastante claro que não se trata de um ar condicionado portátil. Na minha opinião, é um umidificador turbo! Pois se instalado da forma correta, solta ar gelado. MUITO GELADO. E aí que mora a minha primeira crítica pontual.
Para que essa função funcione de fato, você precisa ter uma janela (ou porta) voltada para o ambiente externo, caso contrário o climatizador funciona apenas como ventilador/umidificador – muito potente por sinal. E aqui em casa, para chegar nesse cenário, eu precisei me expor a pernilongos e outros insetos monstruosos.
– Sinto muito Honeywell, não rolou.
Tá certo que o teste valeu, funciona. Fica realmente bastante gelado, parecido com ar condicionado, mas nesse caso indico que invista em uma telinha, porque no verão o bicho come. Mesmo!
Terceira impressão
O equipamento tem muitas funções bacanas:
- 4 potências (forte, muito forte, tornado e um pouco de cada),
- swing (balança assim como você não verão),
- timer (ótimo para não acordar com uma baita dor de garganta),
- cool (umidifica e/ou gela)
- e o que eu achei mais interessante, principalmente para quem mora em grandes cidades, o ionizer (uma espécie de filtro para poluição!!! Muito amor).
Conclusões
Se a minha necessidade fosse gelar o ambiente, eu ficaria um pouco frustrado por conta da minha questão com os pernilongos e insetos. Mas a real é que eu não curto ar condicionado, tenho garganta de moça, facilmente fico doente, então pra mim seria a função menos útil.
A opção ionizer, que me chamou muito a atenção, é realmente bacana. Mas tem um probleminha, precisa trocar o filtro de tempos em tempos. E eu meio que odeio trocar coisas de tempos em tempos. Isso poderia ser um problema. No caso, moro em uma cidade sem poluição, então seria a segunda função menos útil. Praticando o deboísmo.
Apenas uma coisa eu não entendi. O manual indica que faça um processo de drenagem TODA SEMANA. Sério, toda semana! Li várias vezes para entender como isso funciona, mas não entrou na cabeça. Por isso resolvi esperar o alarme do nível de água me avisar a hora certa – sim, tem um alarme (bem chatinho). Curiosamente, o tanque de 10 litros de água dura exatamente isso, uma semana.
Mas preciso ser justo, o climatizador é um equipamento realmente potente e funcional. Não se compara aos ventiladores, ar condicionados ou umidificadores. Se você tem janelas para rua mas continua sofrendo com o calor, ele pode ser a solução para a sua vida! Ou não.
Ah, sim já ia esquecendo duas coisas importantes. A primeira é que tem controle remoto e garantia de 1 ano, e isso é amor. A segunda é que o preço sugerido não é tão amor assim, cerca de R$700.