• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Por que o refrigerante de latinha não fica com gosto de alumínio?

Existe outro produto escondido dentro das latas de metal.

Se tem uma coisa que podemos concordar, é que o gosto do refrigerante muda em cada embalagem diferente, certo? Apesar de ser a mesma bebida, podemos sentir uma pequena diferença entre o refrigerante de latinha, na garrafa de vidro e na PET.

Isso acontece devido à componentes como polímeros (micropartículas de plástico que se misturam com a bebida), elevação de gás carbônico (formado por substâncias voláteis) que escapa rapidamente na abertura da latinha, e impermeabilidade do vidro.

No entanto, você já se perguntou porque ao tomar um refrigerante de latinha não somos intoxicados com alumínio, e nem mesmo é possível sentir seu gosto junto a bebida? Bem, o site britânico Mel Science sim, nos apresentando o segredo escondido por trás dessa curiosidade, ou melhor, por dentro. Descubra a seguir!

O segredo do refrigerante de latinha

O segredo escondido através da latinha de refrigerante é uma camada protetora existente em sua parte interna. Durante o processo de fabricação da lata, a folha de alumínio é modelada e estirada.

Em um aparelho, ganha o formato e tamanho ideal (de lata). Após esse processo, as latas são lavadas, esterilizadas e secas para a próxima etapa responsável pelo segredo que evita a interação do alumínio com a bebida.

As latinhas recebem uma espécie de verniz plástico em seu espaço interno, pois é, plástico na latinha de alumínio! Essa substância impede o contato direto entre o produto envasado e o alumínio.

A tal película protetora:

Película protetora formada a partir de spray de verniz

O experimento permite visualizar melhor a camada plástica na parte interior da latinha.

Foi adicionada uma solução de hidróxido de sódio a 10% (composto alcalino) que permaneceu reagindo com a lata por duas horas, derretendo o alumínio.

Perceba que, após a dissolução de todo o alumínio, a bebida não vaza em razão da camada de plástico presente.

 

Confira o vídeo completo da experiência:

 

Fonte(s): Mel Science, Abralatas, Youtube - Abralatas (2)
Eliza Inaê
Redatora freelancer, sagitariana e canhota. Apaixonada por séries, livros, Florence + The Machine, sol e comida. Aprendendo a bordar, enxergar o melhor nas pessoas, e a fazer uma bio maneira.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui