Resumão (comentado) do que vai rolar no Oscar 2014
Texto por Vitor Ferreira
E na madrugada da Califórnia, como de costume, saíram os indicados ao Oscar, apresentados pela presidenta da Academia de pelo enormemente talentoso Chris Hemsworth. Nesses anúncios a gente sempre esperando por algo que anime, por um:
Mas não teve unzinho sequer… Nem pra molhar o bico. Então vamos aos breves comentários sobre as categorias principais:
Melhor Filme
12 Anos de Escravidão
Trapaça
Capitão Phillips
Dallas Buyers Club
Gravidade
Ela
Nebraska
Philomena
O Lobo de Wall Street
Nenhuma surpresa. Os mesmos aclamados de todas as premiações. Resta saber se 12 Anos de Escravidão vai se confirmar como o melhor do ano ou se a campanha de marketing avassaladora de Trapaça vai surrupiar mais do que somente indicações. E também não entendo por que não arredondam o grupo para dez indicados. Academia e suas esquistices…
Melhor Diretor
Alfonso Cuarón – Gravidade
Steve McQueen – 12 Anos de Escravidão
Alexander Payne – Nebraska
David O. Russell – Trapaça
Martin Scorsese – O Lobo de Wall Street
Essa categoria tá bem embolada. Alfonso Cuarón tem tido reconhecimento por ter feito o filme pipoca-com-conteúdo do ano, mas Steve McQueen fez o melhor filme de todos. Só que tão investindo pesado em enfiar Trapaça (e David O. Russell por conseqüência) de goela abaixo, e Scorsese foi favorito uns anos atrás por Hugo e acabou ficando sem, e a academia adora premiar um “injustiçado”. Aí sobrou uma quinta vaga e deram pro Alexander Payne.
Melhor Ator
Christian Bale – Trapaça
Bruce Dern – Nebraska
Leonardo DiCaprio – O Lobo de Wall Street
Chiwetel Ejiofor – 12 Anos de Escravidão
Matthew McConaughey – Dallas Buyers Club
O marketing de Trapaça fez sua primeira vítima e deixou Tom Hanks de fora. Nada demais… Mas nada mais justo que Leonardo DiCaprio e Bruce Dern terem sido lembrados. Chiwetel e McConaughey eram nomes insubstituíveis da lista e no momento brigam com DiCaprio pelo prêmio. Mas Bruce Dern também vencer não seria muita surpresa.
Melhor Atriz
Amy Adams – Trapaça
Cate Blanchett – Blue Jasmine
Sandra Bullock – Gravidade
Judi Dench – Philomena
Meryl Streep – August: Osage County
Meryl já virou pivô fixo na categoria e não tem campanha de peso, nem macumba ou reza braba que a tire dali, então acabou sobrando pra Emma Thompson pagar o pato. E pelo jeito a xaropada adocicada e canonizadora de Walt Disney não agradou mesmo. Ela também ficou de fora de melhor filme. Ninguém mais compra essa história de que Disney era um velhinho fofo. No frigir dos ovos, Cate Blanchett veleja confortável e segura rumo à sua segunda estatueta por esse projeto de Blanche DuBois que é a Jasmine. Amy é arapuca, jogada de marketing. Sandra tá ótima, mas vê-la vencer pra mim seria uma injustiça com Sigourney Weaver, a pioneira desses scifis espaciais (e muito mais fodona, sejamos sinceros), e Meryl tá bem melhor do que em A Dama de Ferro, mas o lobby dela ta fraco esse ano, e ainda não conferi Judi. Sem torcida na categoria por enquanto.
Melhor Ator Coadjuvante
Barkhad Abdi – Capitão Phillips
Bradley Cooper – Trapaça
Michael Fassbender – 12 Anos de Escravidão
Jonah Hill – O Lobo de Wall Street
Jared Leto – Dallas Buyers Club
Jared Leto tem mais vantagem sobre a concorrência do que Usain Bolt correndo os 100 metros rasos. Só tomara que ele faça um discurso decente e politizado, já que a campanha de Trapaça tem embolado tudo no meio de campo e ele é o único papel com responsabilidade social que certamente vai ser premiado. A “surpresa” da categoria foi deixarem Daniel Brühl de fora e indicarem Jonah Hill, que vem alternando filmes sérios, que vêm lhe dando indicações a prêmios, com as comédias bestas do Judd Apatow.
Melhor Atriz Coadjuvante
Sally Hawkins – Blue Jasmine
Jennifer Lawrence – Trapaça
Lupita Nyong’o – 12 Anos de Escravidão
Julia Roberts – August: Osage County
June Squibb – Nebraska
A academia apostou na mesma lista do Globo de Ouro e resistiu à tentação de indicar Oprah, que virou estrela da TV depois de A Cor Púpura. J-Law é aparentemente a favorita, mas ela já ganhou ano passado, e é jovem demais pro papel. Eu não engulo por um minuto sequer a performance dela, mesmo ela sendo a boa atriz que todo mundo já sabe. A bagagem da Rosalyn ela ainda não tem tempo de estrada pra carregar. Lupita tem toda a minha torcida.
Melhor Roteiro Original
Trapaça – Eric Warren Singer and David O. Russell
Blue Jasmine – Woody Allen
Dallas Buyers Club – Craig Borten & Melisa Wallack
Ela – Spike Jonze
Nebraska – Bob Nelson
Woody Allen está para essa categoria como Meryl está para melhor atriz. Basta só ele lançar filme novo. Nem de campanha precisa pra indicação sair. Mas Ela é a bola da vez, apesar de eu achar altamente embaraçoso, desconfortável e não ter conseguido concluir o filme. Mas não se espantem se Trapaça abocanhar o prêmio. O marketing não serve só para agarrar indicações, mas possíveis prêmios também.
Melhor Roteiro Adaptado
12 Anos de Escravidão – John Ridley
Before Midnight – Richard Linklater, Julie Delpy, Ethan Hawke
Capitão Phillips – Billy Ray
Philomena – Steve Coogan and Jeff Pope
O Lobo de Wall Street – Terence Winter
Nessa categoria parece que 12 Anos pode respirar aliviado e já contar com uma estatuetinha, pelo menos pra palitar o dente.
Melhor Animação
Os Croods
Meu Malvado Favorito 2
Ernest & Celestine
Frozen
Vidas ao Vento
Se a Academia tiver um pingo de vergonha na face abstrata dela, eles vão resistir a tentação de premiar as fracas animações americanas desse ano e considerar o japonês Vidas ao Vento de Miyazaki e o francês Ernest & Celestine.
Melhor Filme Estrangeiro
The Broken Circle Breakdown (Bélgica)
The Missing Picture (Camboja)
The Hunt (Dinamarca)
The Great Beauty (Itália)
Omar (Palestina)
E o super-Super-SUPER-estimado O Som ao Redor ficou de fora…
Fom, Fom, Fom, Fom, Foooooooommmmm…
Ô dó… Mas a gente já sabia há algumas semanas quando reduziram para 9 ou 10 os possíveis indicados. Não sei por que fazem isso. Acabam com metade do suspense do anúncio. Mas esse ano o prêmio vai para a Itália pela milionésima vez, com La Grande Bellezza.
Melhor Trilha Sonora
John Williams – A Menina que Roubava Livros
Steven Price – Gravidade
William Butler and Owen Pallett – Ela
Alexandre Desplat – Philomena
Thomas Newman – Saving Mr. Banks
Não sei por que milagres A Menina que Roubava Livros não ganhou mais notoriedade esse ano. A indústria adora jogar confete e serpentina em filme de holocausto. No fim das contas ficou só com essa indicação, que não deve se converter a prêmio. Steven Price por Gravidade deve levar. All is Lost, premiado no Globo de Ouro foi solenemente ignorado.
Melhor Canção Original
“Alone Yet Not Alone” de Alone Yet Not Alone – Bruce Broughton
“Happy” de Despicable Me 2 – Pharrell Williams
“Let it Go” de Frozen – Idina Menzel, Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
“Moon Song” de Ela – Karen O e Spike Jonze
“Ordinary Love” de Mandela: Long Walk to Freedom – U2 and Danger Mouse
Bono pelo jeito vai pregar paz no mundo igual candidata a Miss América no Oscar também. Se houver zebra, o que é pouco provável, Let it Go de Frozen leva, escrita por Robert Lopez, vencedor do Tony pelos excepcionais musicais da Broadway Avenue Q (com personagens da Vila Sésamo) e The Book of Mormon (dos criadores de South Park).
O Oscar será no domingo, dia 2 de Março e apresentado novamente pela Ellen DeGenerada. Não percam, na tela da Globo, depois do Big Brother e de terem entregado uns 6 ou 7 prêmios.
Ou vejam na íntegra pela TNT, com comentários amargos e pútridos de Rubens Ewald Filho e tradução simultânea da escola Sabrina Sato de idiomas. Ou se você entender inglês, achem uma TV pirata na web que transmita em som original.
Para ver todos os indicados, acessem: oscar.go.com/nominees
Texto originalmente postado por Vitor Ferreira para o blog