Dicas

Gambiarra para salvar potes de plástico quebrados

08 de fevereiro de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Quem nunca foi apegado a algum potinho de cozinha que atire a primeira pedra, né? Pois saiba que neste artigo vamos te ensinar como salvar aquele potinho que quebrou usando apenas um preguinho quente. Se liga!

 

Como salvar um potinho quebrado

Antes de mais nada, vamos para a lista dos materiais:

  • 1 Prego (com a cabeça larga, lisa e achatada)

  • 1 Vela (ou outra fonte de calor)

  • Alicate*

*Recomendamos o uso de um objeto que não seja inflamável, como um alicate de metal. Contudo, caso se arrisque a usar um utensílio de outro material, como um pregador de roupas por exemplo, tome muito cuidado para não se queimar ou causar um incêndio. Nunca toque o prego quente com a mão!

 

Passo a Passo

Primeiramente, acenda a vela e use o alicate para posicionar o prego diretamente na chama por pelo menos 1 minuto ou até que ele aqueça bastante.

 

Em seguida, ainda com o auxílio do alicate, pressione o prego quente com firmeza na área onde o potinho está quebrado. A ideia aqui é aquecer o plástico na região da fissura até que ele derreta e feche a abertura.

Importante: a vela libera fuligem, por isso, o remendo que for fazer vai ficar escuro. Caso prefira que ele fique transparente, use um isqueiro ou o fogão (a gás).

 

Certifique-se de fazer o mesmo procedimento dos dois lados da rachadura!

 

Feito isso, aguarde alguns segundos e o seu pote estará selado e pronto para ser usado novamente.

 

Cuidados ao usar o potinho de novo

Por conta do remendo, ainda permanecerão espaços para bactérias e micro-organismos se alojarem. Portanto:

  • Lave-o bem antes de usar;
  • Desinfete o pote antes de usar ou evite guardar alimentos nele;
  • Se possível, recicle potes quebrados para evitar contaminação.

Na dúvida, considere essa gambiarra como um truque emergencial até que você possa comprar um novo pote que substitua o remendado.

 

Como acionar o prazo de garantia

Nem todos os potes possuem o serviço de garantia, entretanto, caso o seu pote seja da marca Tupperware e tenha se desgastado de maneira precoce, saiba que você pode trocá-lo por um novinho em folha.

Se liga na lista de condições que são passíveis de troca, de acordo com o site Compras Tupperware:

  • Tampa que não fecha ou muito folgada;
  • Produto foi comprado incompleto, sem todas as peças (como o fecho da tampa, por ex.);
  • Produto descascando;
  • Peças manchadas;
  • Apresenta falhas nas gravuras como enfeites de decoração do produto;
  • Produto veio empenado ou deformado;
  • Pote apresenta ranhuras e/ou rachaduras (como no caso do nosso do teste).

Vale dizer que o mais comum é que esses produtos sejam trocados assim que você comprar, contudo a garantia da Tupperware contempla um período de 10 anos, portanto caso o seu produto não tenha quebrado por motivos de mau uso, vale a pena trocar.

Para acionar a garantia, basta entrar em contato com a loja que você comprou o produto.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS gostaram da dica e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Gente, às vezes pode ser um pote grande, novo e caro. Tupperware é caro. Imagina o choro haha… eu consertaria. Já os que são mais simples e baratinhos eu não faria.”, conta Leah Karina em nosso Instagram.

“Me senti um gênio quando fiz isso pela primeira vez porque eu pensei por conta própria e achei que tinha inventado alguma técnica. kkkkkk”, disse Gabriel em nosso TikTok.

“Essa dica só existe porque o pote é muito caro e não há um programa tipo meu pote minha vida. “, explica Maurício Alves em nossa página no Facebook.

“Sim, derreter o plástico conserta mas é bom reforçar que ficou tudo desnivelado/derretido naquele lugar, então limpar alí agora é meio impossível (pois sempre acumula água/bactéria). Então se for usar pra guardar, guarde algo seco (para evitar acúmulo de bactérias).”, sugere Rafael dos Santos em nosso canal no Youtube.

Caso você prefira uma dica que não envolva fogo, confira nosso outro artigo ensinando como remendar um balde quebrado.

MATÉRIAS RELACIONADAS