• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Regra do dedinho: como saber quando devo regar minhas plantas

A regrinha é especialmente boa para as suculentas.

E aí que você sempre mata suas plantinhas de sede, ou pior, afoga as coitadinhas. Então calma, não precisa desistir da sua empreitada Urban Jungle (floresta urbana); temos uma dica simples para te ajudar.

Há alguns dias, compartilhamos uma técnica para saber quanto tempo cada rega deve durar. A ideia veio da escritora e jardineira Carol Costa, em um vídeo no YouTube. Nesse mesmo vídeo, Carol sugere uma forma ótima de saber quando está na hora de molhar a plantinha novamente: a famosa “Regra do Dedinho“.

Basta colocar a pontinha do dedo na superfície do substrato. Se o dedo sair sujo e úmido, não precisa regar a planta de novo.

Há quem prefira enfiar a ponta do dedo dentro da terra, pode ajudar tanto para quem tem pedrinhas por cima, como para tirar dúvida se na altura da raiz a terra continua úmida.

A rega só precisa ser feita novamente quando o dedo sair completamente limpo e, principalmente, seco.

Essa regra é especialmente importante para suculentas, que não resistem a regas frequentes. Além delas, várias plantas também não lidam bem com muita água. Alguns exemplos mais conhecidos são: lança-de-são-jorge, espada-de-são-jorge, agave, pata-de-elefante, pacová e giesta.

Independente da espécie que você tenha, uma maneira de saber se você não está “afogando” as plantas é observar se as folhas estão murchando ou ficando amareladas. Já para falta de água, além de murcha, a folhinha fica seca.

 

Fonte(s): YouTube - Minhas Plantas, Casa e Jardim, Casa
Daiane Oliveira
Redatora, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui