• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Regador de Pressão: ideia para reutilizar o amaciante no jardim viraliza

Entenda como o peso do ar pode te ajudar a cuidar de suas plantinhas.

Bruno Oliveira Publicado: 15/08/2022 09:26 | Atualizado: 15/08/2022 09:26

Há algum tempo, viralizou uma dica para quem está sempre à procura de um modo mais fácil e sustentável de cuidar do jardim, ou melhor, regar as plantinhas. Inventaram um regador caseiro por pressão que é feito a partir de uma embalagem de amaciante que antes iria para o lixo.

Devido à uma engenhosidade peculiar de funcionamento, ficou a dúvida: Será que funciona?

 

Teste: regador por pressão com embalagem de amaciante

Alguns materiais são necessários para transformar a embalagem do amaciante em um regador, são eles:

  • 1 embalagem de Amaciante vazia e limpa

  • 1 Prego (ou outro metal pontudo que resista ao fogo)

  • Alicate

 

A primeira coisa que fizemos, de acordo com o vídeo, foi esquentar o prego, posicionando diretamente no fogo. A fonte de calor que usamos foi a boca do fogão, mas você pode usar qualquer outra (vela, isqueiro…).

Atenção: Enquanto manuseia o prego quente, use sempre o alicate como suporte, pois mesmo se o prego for longo ele vai esquentar por inteiro. Todo cuidado é pouco para evitar queimaduras!

Na sequência, já com o prego bem quente, fizemos vários furinhos na tampa do amaciante, da mesma forma que o regador, ainda com o auxílio do alicate. Esse processo é mais fácil pois o prego quente derrete o plástico com mais facilidade.

Em seguida, fizemos apenas único furo na lateral da embalagem. Esse furo é fundamental!

 

Sendo assim, enchemos o recipiente com água e fomos direto testar.

Não se preocupe com o plástico que foi derretido, pois esse esfria e endurece muito rápido, diferente do prego que permanece quente por mais tempo.

 

Assim como no vídeo original, tentamos controlar a pressão da água tampando e destampando o tal o buraquinho da lateral com o dedo. O resultado você pode conferir na imagem a seguir.

 

Resultado: controlar a saída de água do regador caseiro com um furinho funciona?

Resposta rápida: sim!

O processo é bem fácil, inclusive como foi notável perceber, funciona com outros tipos de embalagens de plástico além do amaciante; vale a pena testar.

Vale dizer que a pressão da água não é tão intensa com os pulverizadores comercializados, porém, ainda assim recomendamos demais a técnica por ser sustentável, econômica e bem prática.

 

O que faz a água do regador ganhar ou perder pressão?

A parte mais impressionante desse teste é a forma com que, ao abrir ou fechar o buraquinho na lateral da embalagem ocorre um controle da pressão de saída da água. A Juliana, que comentou em nosso Instagram, deu nome à força que faz essa magia acontecer:

“É possível sim, não é magia, é física. Pressão atmosférica e mecânica dos fluidos.”

Alguns seguidores do Almanaque SOS explicaram detalhadamente como isso acontece:

“Quando você tampa o furo da lateral a pressão interna é maior que a pressão atmosférica, por isso diminui a vazão. Quando solta o furo, a pressão interna da garrafa e a pressão atmosférica se equilibram. Esse equilíbrio de pressão permite a saída da água.”, explica Saulo em nosso canal no Youtube.

“Isso acontece porque quando tira o dedo o ar entra e impulsiona a saída da da água e ao tapar com o dedo o ar não entra, ocasionando a falta de pressão.”, complementa Helber Farias em nossa página no Facebook.

Como funciona a pressão atmosférica

O Prof. Dr. Emerson Galvani, publicou um estudo pela USP explicando o funcionamento dessa dinâmica do ar:

“O ar exerce uma força sobre as superfícies com as quais tem contato, devido ao contínuo bombardeamento das moléculas que compõem o ar contra tais superfícies.”

Em outras palavras, o ar possui um peso e esse peso se manifesta como um efeito de pressão em toda a atmosfera do planeta, em todo lugar em que o ar possa entrar. Contudo esse é apenas um dos fatores que faz com que a pressão da água seja alterada, pois nessa equação ainda precisamos incluir também o peso da água.

Ou seja, quando viramos o regador para baixo com o furo lateral fechado, um pouco de água ainda vai sair, mas apenas o suficiente para equilibrar o peso do líquido com o peso do ar que ainda está dentro da embalagem.

Entretanto, quando abrimos o fundo lateral permitimos que mais ar entre na garrafa, interrompendo esse equilíbrio até que o ar se torne mais ‘pesado’ (peso como efeito de pressão) do que a água, pressionando-a para fora do regador com mais força.

Esse fenômeno é classificado pela hidrodinâmica como – já adiantado pela nossa seguidora – uma mecânica de fluidos, já que a água prova-se ser um fluido não estático, já que há uma reação quando sujeita à força externa da pressão atmosférica.

Inclusive, é graças a essa dinâmica que você consegue fazer um bebedouro automático para o seu pet.

 

O que aprendemos com essa dica

  1. Fazer um regador caseiro por pressão utilizando uma garrafa plástica que ia ser descartada funciona e é bastante fácil;
  2. O ar tem um peso que se manifesta como um efeito de pressão;
  3. Não é magia, é física!

Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.

Fonte(s): Agencia Nacional de Águas (ANA)
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui