Você já deve ter visto na internet pelo menos um vÃdeo de receitas fáceis, com resultados tão incrÃveis quanto impossÃveis. Isso porque a maioria delas são clickbait, conteúdos sensacionalistas (e falsos) que buscam apenas conquistar a sua audiência. Veja alguns exemplos a seguir.
Receitas fáceis e surpreendentes demais? Desconfie!
Você já deve ter visto na internet pelo menos um vÃdeo de receitas mirabolantes, que parecem tão incrÃveis quanto impossÃveis. Tá certo, inclusive no Almanaque SOS.
São truques bons demais para ser verdade, como disse o repórter da BBC News, Chris Fox, que, em parceria com Ann Reardon do canal no Youtube How to cook that, tentou desvendar algumas dessas receitas.
Será que elas realmente funcionam, ou só vão desperdiçar seu tempo e ingredientes? Essa é uma ótima pergunta, mas acho que você já sabe a resposta. Já adianto que aqui no SOS, só fica no ar aquilo que foi verificado.
Alguns dos canais desmascarados foram o Blossom, So Yummy e o 5-Minute Crafts. Os vÃdeos possuem milhões e até bilhões de visualizações no YouTube e no Facebook, mas a verdade é que a maioria deles só possui esse alcance por fazer clickbait, tÃtulos sensacionalistas com falsas promessas de receitas incrÃveis e superfáceis.
Ann Reardon é cientista de alimentos e faz um alerta não só ao desperdÃcio e frustração que a tentativa de reproduzir as receitas pode causar, mas também ao fato de algumas serem realmente perigosas.
10 Receitas boas demais para ser verdade
O vÃdeo de Chris Fox testando as receitas viralizou no Twitter e hoje está com mais de 2 milhões de visualizações. O canal How to cook that também testa e desvenda os truques mais famosos, e hoje conta com mais de 4 milhões de inscritos no Youtube.
Selecionei 15 receitas “denunciadas” por eles: não faça isso em casa!
1. Pudim (flan) feito na caixinha de leite
A primeira receita testada por Chris Fox é um pudim (ou flan) feito na caixa de leite. Ela foi feita originalmente pelo canal Blossom e já alcançou 18 milhões de visualizações!!!
Realmente parece bom demais para ser verdade: é só jogar todos os ingredientes na caixinha, levar ao micro-ondas, deixar esfriar e desenformar para ter um pudim perfeito. Os ingredientes são apenas marshmallows, ovos e leite.
O primeiro problema que Chris encontrou foi na hora de cozinhar, porque a caixa de leite é grande demais e não cabe no micro-ondas. Ele ainda notou que no vÃdeo original a parte debaixo da caixa foi cortada para caber no micro-ondas — então podemos concluir que ela não foi realmente usada na receita original.
“Eles simplesmente cortaram o fundo da caixa de leite”
O repórter colocou a mistura em outro recipiente e seguiu as instruções seguintes, colocando no micro-ondas por 10 minutos. O resultado? Ovos mexidos…
2. Sobremesa com ursinhos de gelatina
Eu já achei essa sobremesa errada porque os ursinhos de gelatina são muito mais caros que uma caixinha de gelatina, mas até entenderia se fosse um processo super prático e que realmente funcionasse.
A receita original é do canal So Yummy e tem mais de 3 milhões de visualizações. A ideia é derreter os ursinhos e fazer uma camada de gelatina diagonal bem bonita em um copo, que depois é preenchido com um creme branco.
Chris nem chegou a finalizar a receita, porque seus ursinhos derretidos ficaram super grudentos, difÃceis de sair da panela e mais difÃceis ainda de sair do copo depois de frio. Não quero nem imaginar o caos que foi para lavar a louça depois.
3. Pipoca de micro-ondas com a espiga de milho
Essa receita do canal 5-Minute Craft aparentemente é super simples. É só colocar uma espiga de milho dentro de um saco de papel, fechar e levar ao micro-ondas. Quando eles abrem o saco, todos os milhos estouraram e viraram pipoca.
Sobre a tentativa do Chris, não há muito o que dizer. A única coisa que ele conseguiu depois de seguir o passo a passo foi “milho quente”.
4. Fios de caramelo com a batedeira
Um vÃdeo com mais de 3 milhões de visualizações do canal So Yummy ensina a fazer um ninho com fios de caramelo usando uma batedeira.
A ideia é ligar a batedeira para que o batedor comece a girar em alta velocidade, e então derramar o caramelo derretido para que a rotação o transforme em fios bem fininhos, resultando em uma linda decoração para bolos ou outros doces.
De acordo com Ann, essa é uma receita super perigosa pelo fato do caramelo derretido ser muito quente. E quando ele é jogado em um batedor girando em alta velocidade, não dá para ter nenhum controle sobre onde esse caramelo vai parar. Voa caramelo derretido para todo lado e pode causar queimaduras sérias se cair na pele de alguém.
Ann reproduziu a receita, mas colocou a batedeira dentro de uma caixa com um plástico, que derreteu em contato com o caramelo!
5. Cobertura de bolo feita com sorvete
No canal How to Cook That, Ann Reardon fez um vÃdeo “especial” sobre o canal So Yummy, testando suas receitas. A primeira foi uma cobertura para bolo feita com sorvete. Será que funciona?
O passo a passo é simples: derreta sorvete de morango (ou do sabor que você menos gostar, já que a receita não vai funcionar) e acrescente açúcar de confeiteiro. Misture até ficar homogêneo, leve ao congelador por três horas e depois bata a mistura com a batedeira.
Enquanto a receita original ficou parecendo um chantilly ou um merengue, a receita da cientista de alimentos permaneceu exatamente como um sorvete derretido.
6. Manjericão desidratado (ervas secas) no micro-ondas
Acredite, até o Almanaque SOS tinha caÃdo nessa. Se quiser fazer seu próprio manjericão desidratado, é só picar algumas folhas e levar ao micro-ondas por 60 segundo e…
A verdade é que você vai ter manjericão morno, murcho e úmido, segundo Anne Reardon. A cientista colocou as folhas no micro-ondas por mais um minuto e elas ficaram um pouco mais secas, mas nada como a promessa de ervas secas do primeiro vÃdeo.
Ela até brinca que perdeu um passo da receita: comprar o manjericão já seco no mercado.
7. Decoração com balas de caramelo
Outra receita testada por Ann no vÃdeo de Chris Fox e em seu canal é uma decoração para cupcake feita com balas de caramelo. A ideia é derreter uma bala, que vai se transformar em um disco de caramelo bem bonito e que pode deixar seus cupcakes ainda mais legais e gostosos.
Porém, Ann testou e não é bem assim que funciona. Primeiro que a bala começa a queimar antes de derreter por inteiro, e depois fica praticamente impossÃvel tirar o caramelo da panela.
Ela ainda ensina o jeito adequado de fazer essa receita: bata as balas em um processador ou liquidificador até transformá-las em um pó, depois coloque uma pequena quantidade em cima de um pedaço de papel manteiga e leve ao forno por alguns minutos até derreter.
8. Caramelo de leite condensado no micro-ondas
Em outro vÃdeo de seu canal, Ann testa uma receita de caramelo “fácil” do canal So Yummy. Aparentemente, é só colocar o leite condensado no micro-ondas por 10 minutos e você terá um caramelo delicioso e super prático de fazer.
Mas qualquer pessoa que já tenha tentado fazer um brigadeiro no micro-ondas sabe que é impossÃvel essa receita dar certo, sendo feita em um recipiente tão pequeno!!
Antes de tudo, após alguns minutos o leite condensado vai derramar e sujar todo o prato do micro-ondas. E esse nem é o único problema, como Ann nos mostra após testar a receita. O pouco de leite condensado que restou no recipiente queimou todinho em menos de 5 minutos e não chegou nem perto de ser um caramelo.
9. Pão de iogurte com dois ingredientes
Desde que começou a quarentena vejo muita gente testando diferentes receitas de pão, e quanto mais fáceis forem, mais chamam atenção. “Receita de pão com apenas dois ingredientes” é um excelente tÃtulo para clickbait, mas será que é possÃvel fazer uma receita assim?
Ann tentou fazer um pão que leva apenas iogurte grego e farinha de trigo, que na receita original tem um resultado incrÃvel. A cientista de alimentos fez a mesma receita, mas também fez uma versão tradicional do pão para comparar o resultado final.
O pão de iogurte feito por ela não cresceu nada, diferentemente do vÃdeo original. A textura do pão também ficou completamente diferente, com uma massa super sólida e pesada. Enquanto isso, o pão tradicional cresceu bastante, ficou fofinho e maravilhoso.
Será que vale a pena fazer um “pão fácil”, que de pão não tem nada?
Pão com dois ingredientes testado por Ann e o pão convencional.
10. Pipoca colorida
Outra receita do canal 5-Minute Crafts que viralizou foi uma pipoca colorida feita com as balinhas Skittles. Parece simples, já que é só colocar óleo, as balas e o milho de pipoca em uma panela.
Antes de testar a receita, Anne já sabia que o vÃdeo era falso. Uma das provas é a cor das pipocas, que é bem diferente da cor das balas que foram colocadas na panela.
Mas mesmo assim ela testou, e tudo que conseguiu foi um monte de pipoca queimada com a paleta de cores mais voltada para o marrom queimado.
Cores completamente diferentes.
Estes são apenas alguns do exemplos testados por Ann Reardon, que analisa e testa várias receitas virais e totalmente falsos.
Vale a pena assistir, assim você não perde seu tempo nem seu dinheiro tentando copiar uma receita que foi feita apenas para gerar engajamento e agradar os algoritmos do YouTube.
E caso tenha encontrado alguma receita fácil e incrÃvel, porém impossÃvel, aqui no Almanaque SOS, não pense duas vezes: nos avise! Nossa equipe está sempre verificando as melhores dicas que rodam na internet, mas podemos falhar. Caso perceba algum erro, nos mande um e-mail para: [email protected].