Receita “ilegal” de Pão de Queijo: super fácil e deliciosa!
Não precisa ter todos os ingredientes em casa para comer um delicioso pão de queijo, como ensinou a Laura Mattos, criadora de conteúdo que fez sucesso no TikTok ensinando uma receita de pão de queijo fácil com apenas 4 ingredientes.
Vale dizer que essa receita pode ser uma heresia para mineiros, justamente por conta do preparo e dos ingredientes; por isso “ilegal”. Mas como promete ficar tão delicioso quanto, precisamos testar: Será Que Funciona?
Teste: como fazer Pão de Queijo fácil
Ingredientes:
- 1 lata de Creme de Leite (com soro)
- Queijo (1 lata – usamos da Serra da Mantiqueira)
- Polvilho azedo (1 lata)
- Sal a gosto
Note que a lata do creme de leite servirá como medidor para as quantidades de queijo e de polvilho. Contudo, caso não queira usar a lata, você pode usar uma medida de 300g para cada ingrediente.
Passo a Passo
Colocamos o forno para pré-aquecer a 200ºC e balançamos bastante a latinha de creme de leite para misturar o soro.
Na sequência, despejamos o creme de leite em um recipiente e colocamos mais uma medida da lata de polvilho azedo enquanto nos preparamos para ralar o queijo.
Usamos o lado mais grosso do ralador para ralar o queijo rapidinho, assim ficam lasquinhas de queijo derretido que tanto amamos no pão de queijo.
A quantidade do queijo também foi a medida de uma lata, inclusive, demos uma pressionada para garantir que ela estivesse bem cheia. Em seguida, colocamos o queijo dentro do recipiente com os outros ingredientes e finalizamos com sal.
Feito isso, misturamos os ingredientes delicadamente dentro do recipiente.
Com a massa pronta, untamos nossa forminha com óleo então, com a ajuda de duas colheres, fizemos os bolinhos e distribuímos a massa.
Por fim, levamos os pãezinhos para assar:
- inicialmente por 5 minutos a 200ºC;
- em seguida, por mais 45 minutos a 180ºC para que dourassem bem;
- e finalizamos deixando mais 5 minutos com o forno a 160ºC, para evitar que os pães murchem depois de prontos.
Resultado: o pão de queijo simples funciona?
Resposta rápida: sim, fica uma delícia!
Apesar dessa receita ser diferente da tradicional, o resultado foi muito satisfatório. Os pães além de crescerem no forno também ficaram dourados, fofinhos e com aquela textura elástica tão tradicional de um belo pão de queijo.
É pão de queijo de verdade?
Resposta rápida: Sim, mas depende do ponto de vista de quem dá o nome.
O motivo é que, tradicionalmente, o pão de queijo é uma preparação que envolve um processo de fermentação, tão comum na maioria dos pães que conhecemos.
Todavia, nem todos os tipos de alimentos conhecidos como pães passam por esse processo, como explica o chef de cozinha, professor e especialista em tecnologia de alimentos Adriano Oliveira:
“Tecnicamente esse preparo não seria considerado como uma receita de pão, já que não há fermentação. Entretanto, se você considerar que o Matzá (pão tradicional dos judeus) é um pão não fermentado que mais parece uma bolacha, esse conceito pode se expandir.”
Também conversamos com a especialista pós graduada em Gastronomia Vegetariana Renata Octaviani, que nos contou, inclusive, que existem dúvidas acerca da receita tradicional sequer levar queijo entre os ingredientes:
“O Chef Marcelo Corrêa Bastos faz uma reflexão em que trás a desconfiança de que o nome ‘pão de queijo’ possa ter esse nome por causa de aromas e texturas semelhantes ao queijo, e que na origem talvez nem houvesse a inclusão de queijo na receita.”
Ela também explica que mesmo em livros de receitas mineiras tradicionais, a “fórmula” do pão de queijo pode mudar:
“As pesquisadoras Mônica C. Abdalla e Juliana Venturelli, reúnem em livros sobre a cozinha mineira com receitas de pão e queijo que levam polvilho, ovos, queijo e banha ou óleo, mas também levam fubá ou farinha de milho, algo que não é tão comum.”
A especialista conclui afirmando que apesar de algumas receitas populares levarem o nome de uma preparação mais tradicional, esses alimentos não necessariamente precisam estar completamente de acordo com os ingredientes ou processos originais e ainda assim carregam o nome:
“As receitas tradicionais aceitam variação – assim como é possível um pão de queijo vegano, ou um pão de queijo de liquidificador, por exemplo – podemos também reconhecer essa receita do teste como uma variação prática e não como a tradicional.”
Resumindo, não existem características que invalidam a receita do teste como uma receita de pão de queijo, contudo, se o que você está procurando é uma receita mais tradicional, essa preparação não se encaixa no requisito.
Polvilho doce ou azedo?
Tradicionalmente, o polvilho azedo é o ideal para a preparação de pães de queijo, principalmente por serem responsáveis por fazer a massa crescer. Entretanto, o polvilho doce também pode ser usado, a diferença é que o resultado vai ser um pão que cresce menos, mas fica mais cremoso.
O site Segredos da Comida explicou um pouco mais sobre o efeito do polvilho doce:
“O polvilho doce é bem menos ácido que o outro e possui um sabor mais suave. Ele é responsável por dar liga e elasticidade nas receitas e se você pretende fazer um pão de queijo que tenha a massa um pouco mais cremosa, ele é o mais indicado.”
Já o professor Marney Pascoli Cereda falou sobre o efeito do polvilho azedo em entrevista ao portal dos Cursos CPT:
“O polvilho azedo não difere do polvilho doce apenas na acidez, aroma e sabor característicos. Ele apresenta também características peculiares, que proporcionam expansão do que está sendo preparado sem uso de fermento.”
Sendo assim, fica respondida a dúvida de alguns seguidores sobre o melhor tipo de polvilho para fazer o pãozinho de queijo.
O que a galera achou desse teste
O pão de queijo é uma paixão nacional e não seria diferente entre os seguidores do Almanaque SOS, que comentaram em nossas redes sociais:
“Do mesmo jeito que alguns ficam falando “tô me revirando porque isso não é pão de queijo, já que em Minas…”, os japoneses se reviram com nosso sushi com cream cheese, os italianos se reviram com nossa pizza de strogonoff, etc… Comida boa é comida boa, não importa o nome e nem as adaptações. Faz e come quem quer! “, observa Angélica Miamoto em nosso Instagram.
“Talvez seja o melhor queijo de minas. Acertou em cheio. Mineiro aqui.”, disse Arthur Fitecas em nosso TikTok.
“Eu faço sem creme de leite. Utilizo o polvilho doce e queijo rápido de pacote mesmo e rende bastante.” comenta Roseli Damasio em nossa página no Facebook.
“Cuidado com o sal, porque tem queijo que é muito salgado, principalmente o parmesão. Fica a dica! Buon mangiare! “, alerta Angélica Almeida em nosso canal no Youtube.
Se você achou esta receita um tanto fora do comum, é porque ainda não leu o nosso artigo te ensinando como fazer pão de queijo de chocolate.
O que aprendemos com este teste
- É possível fazer pão de queijo de outra forma, tão gostoso quanto o tradicional;
- Não existe regra fixa para a receita de pão de queijo;
- Tanto o polvilho doce quanto o azedo podem ser usados na receita, mas trarão resultados diferentes na textura do alimento.
- É preciso redobrar a atenção na quantidade de sal usada durante todo o preparo.