Dicas

Como fazer Ovo Pochê no Micro-ondas

02 de março de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Para os fãs de ovo que não aguentam mais só comer omelete, vamos aprender uma receita super fácil: como fazer ovo pochê. Nesse artigo, vamos ensinar duas maneiras de preparar essa iguaria de um jeito um pouco diferente: direto no micro-ondas! Se liga.

 

Receita de Ovo Pochê no Micro-ondas

Ingredientes

  • 1 Ovo (de galinha)
  • ½ colher de sopa de vinagre de álcool*
  • Sal e tempero a gosto**

*Apesar da receita conter vinagre, o ovo não vai ficar com esse gosto, já que o objetivo desse ingrediente é manter a forma do ovo e evitar que se misture na água.

**Note que o Dario usou o tempero do Edu Guedes, mas é possível temperar o ovo com o que você quiser, assim como finalizar apenas com o sal.

 

Passo a Passo

Antes de mais nada, vale dizer que essa receita pode ser reproduzida em uma caneca, sem problemas, mas nosso editor usou um recipiente de vidro transparente na primeira receita para ficar mais fácil de observar todo o processo.

1. Versão simples

O primeiro passo é colocar o vinagre em um recipiente e completar com água o suficiente para que o ovo possa imergir completamente e misture.

 

Na sequência, quebre o ovo dentro do recipiente e leve para o micro-ondas por, aproximadamente 1 minuto e meio a depender da potência do seu aparelho.

 

Passado esse tempo, retire o recipiente do micro-ondas com muito cuidado, pois a água deve estar quente e o ovo pode explodir causando um acidente. Se preferir, pode esperar alguns minutos para que a água esfrie um pouco, embora o perigo do ovo explodir ainda exista.

 

Em seguida, retire o ovo com cuidado, finalize com uma pitada de sal e ele está pronto para servir!

 

2. Versão temperada

Faça o mesmo processo da versão simples, com a diferença que o sal e temperos vão direto na água, antes de colocar o ovo. Feito isso, basta misturar bem os ingredientes na água com o vinagre.

 

Por fim, quebre o ovo dentro do recipiente e leve ao forno micro-ondas por, aproximadamente, 1 minuto e meio, a depender da potência do seu aparelho, como já dissemos antes.

Não esqueça de ter muito cuidado na hora de tirar o ovo do micro-ondas pois ele pode explodir e lançar água quente para todos os lados.

 

Finalmente, ao tirar do micro-ondas você terá um ovo pochê fresquinho e já temperado! Agora é só comer ou adicionar à sua receita favorita!

 

Atenção: o ovo pode explodir na sua cara!

Durante o cozimento no micro-ondas, tanto a clara quanto a gema do ovo podem entrar em tensão e explodir, causando queimaduras graves, como explica o artigo publicado no canal Dicas de Mulher:

“O forno de micro-ondas tem a capacidade de fazer com que os alimentos fiquem muito quentes, inclusive por dentro, e o perigo em relação ao ovo cozido é que, depois de tirá-lo do reaquecimento, ele pode simplesmente explodir e causar queimaduras sérias.”

O médico especialista em nutrologia, Dr. Rondó, complementa em seu site que até a água, sem o ovo, quando aquecida por longos períodos de tempo no micro-ondas, pode desencadear a mesma reação:

“Os ovos, quando cozidos e/ou reaquecidos no micro-ondas, trazem um risco de acidente, podendo levar a queimaduras e lesões oftálmicas sérias. E não vale só para o ovo, até a água super aquecida no micro-ondas pode desencadear esse fenômeno explosivo repentinamente.”

Portanto, caso deseje reproduzir essa receita em casa, todo cuidado é pouco! Inclusive, para evitar salmonela, ao consumir gema mole, opte por ovos frescos com, no máximo, uma semana do dia de ‘fabricação’.

 

Por que adicionar vinagre no ovo pochê?

Dario comenta que o motivo é para que o ovo coagule e não se misture com a água. Porém, existem outros ácidos que funcionam tão bem quanto o vinagre, como explica o artigo no site Avicultura Industrial:

“O vinagre aglutina a clara, evitando o espalhamento. Isso acontece porque os ácidos – como o acético do vinagre – reagem com as proteínas e precipitam sua coagulação. Em contato com o vinagre, a clara coagula de imediato. Outros ácidos, como gotas de limão, suco de laranja ou vinho tinto, também desempenham esse papel.”

Agora você já sabe o que fazer caso não tenha vinagre em casa e queira comer um delicioso ovo pochê.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas opiniões com a gente em nossas redes sociais:

“Tem que ter muito cuidado com essa combinação de ovo e micro-ondas, pois tanto a gema quanto a clara podem explodir, tanto dentro quanto no momento que você retirar. Já tiveram casos de pessoas que até tiveram queimaduras de terceiro grau.”, alerta Jota em nosso Instagram.

“Não tenho experiência boa com ovo no micro-ondas. Comprei aquele utensílio de fazer ovo e sempre explodia. Mesmo furando a gema. “, conta Estrela Vermelha em nossa página no Facebook.

“Gente, na dúvida, faz na panela. Você pode acompanhar enquanto cozinha e pronto. Não corre o risco de estourar o ovo ou outros acidentes.”, ensina Adriana Couto em nosso canal no Youtube.

Se você quiser seguir a dica da Adriana e ainda quiser fazer bonito como um chef de cozinha, confira nosso artigo te ensinando o grande segredo para fazer um ovo pochê perfeito!

Mantiqueira Brasil

MATÉRIAS RELACIONADAS