Se passar uma tsunami em Presidente Prudente, cidade localizada no Oeste Paulista, todo mundo corre, mas não antes de pegar a sua bisnaguinha de Molho Verde. A iguaria é a favorita de um dos membros da equipe Almanaque SOS, Vini, que é prudentino.
Neste artigo nós vamos te ensinar como transformar alho, sal, cheiro verde, leite e pimenta do reino em uma das receitas mais icônicas da região. Tome nota!
Como fazer o molho verde de Presidente Prudente
A receita recomendada por Vini foi disponibilizada pela cantina da Unoeste e leva os seguintes ingredientes:
Ingredientes:
- ⅓ de dente de Alho
- 1 xícara (chá) de Cheiro Verde (cebolinha + salsinha ou coentro picadinho)
- 100ml de Leite Integral gelado*
- ½ colher (sopa) de Sal**
- Pimenta do reino a gosto
- 600ml de Óleo***
*Usar o leite gelado ajuda a dar consistência mais cremosa ao molho.
**Vini sugere usar 1 colher (sopa) rasa de sal, mas sugerimos colocar ½ colher e provar, se você julgar necessário é só fazer o ajuste.
***A quantidade de óleo pode variar, portanto sugerimos que, independente da quantidade, vá adicionando o ingrediente aos poucos e pare apenas quando a consistência estiver no ponto certo.
Passo a Passo
Em um liquidificador, primeiro você deve colocar o alho, o cheiro verde e o leite.
Logo depois, coloque o sal, a pimenta e bata bem os ingredientes até ficarem bem triturados e com uma consistência homogênea.
Com o liquidificador ainda ligado, vá adicionando um fio de óleo bem aos pouquinhos até a mistura atingir uma consistência mais cremosa. Não se preocupe quanto ao tempo, porque vai demorar mesmo para dar essa consistência e vai bastante óleo. Muito óleo mesmo!
Olha que beleza fica a consistência do molho. Humnnnn já deu água na boca aqui!
O molho verde vai bem com frituras, saladas, churrasco e, é claro, com aquele lanche delicioso!
Como o molho é feito em Presidente Prudente
Embora seja facilmente encontrado em outros locais do país, em Presidente Prudente esse molho é um sucesso inquestionável. No vídeo que utilizamos como referência para a receita, Telma, funcionária entrevistada pela equipe da TV Escola Unoeste, conta mais sobre o sucesso da iguaria enquanto Daniella, outra funcionária, prepara o molho:
“O molho verde se tornou o molho mais pedido nas lanchonetes, tem gente que até procura o molho antes mesmo de comprar o salgado.”
Ela também conta que alguns ingredientes podem ser trocados para fazer uma leve alteração no molho.
“No lugar do cheiro verde você pode colocar azeitona, ou junto com o alho colocar catchup, aí o molho fica mais rosê.”
Em entrevista para o portal Dicas Jornalismo, David Jean Castro que é gerente administrativo da lanchonete Marrocos em Presidente Prudente, conta que a saída do molho é tanta que se tornou um “carro chefe”, mesmo que seja apenas um complemento:
“Ele é tão solicitado pelos clientes que chegamos a ter uma produção média de 50 a 60 litros semanais.”
Por que tanto óleo?
O assombro do Dario sobre a quantidade de óleo usado não é de se espantar, principalmente com o preço do óleo do jeito que está.
Mas o uso de tamanha quantidade de óleo nessa receita é outro, pois aqui ele atua com a mesma função que teria no preparo de uma maionese caseira, ou seja, para emulsificar e garantir a consistência, como explica o artigo do portal Elementus:
“Na produção da maionese, ele é o responsável pela consistência, que está ligada ao tamanho das gotículas de óleo e do quão misturadas estão. É válido ressaltar que, impurezas presentes no óleo inferem nas suas características sensoriais e, consequentemente, na estabilidade física da maionese.”
Em outras palavras, o óleo é tão indispensável aqui quanto em uma receita de maionese convencional, já que ambas seguem o mesmo propósito, embora aqui não exista a presença de ovos.
O que a galera achou dessa dica
Não demorou muito para os seguidores do Almanaque SOS nos contarem onde já viram essa receita, ou parecida, por aí:
“Duvido ser melhor que a maionese temperada que Cuiabá! Aqui ela é considerada patrimônio imaterial da cidade!”, provoca Efrain Cucco em nosso Instagram.
“Famosa maionese verde kkk, por aqui chamamos assim sou do RS.” conta Fala Américo em nosso TikTok.
“Aqui em porto alegre é maionese de leite!”, disse Gabrielli Marchioro em nossa página no Facebook.
“Aqui no Rio toda lanchonete tem é nós conhecemos como maionese Verde.”, comenta Reginaldo Calixto em nosso canal no Youtube.
Se você quer aproveitar o embalo e aprender a fazer outro molho muito famoso, confira nosso artigo te ensinando como fazer o molho especial do big mac.