• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Receita fácil de salgadinho de couve (crispy)

Aprenda a fazer couve crocante e super saudável no forno (ou na air fryer).

Bruno Oliveira Publicado: 10/11/2022 09:27 | Atualizado: 10/11/2022 09:28

Se você procura por um bom acompanhamento para feijoada, a folha da couve já é uma convidada da casa, mas você já pensou em fazer um salgadinho de couve? Neste artigo vamos te ensinar como fazer couve crocante, chips de couve ou couve crispy, tanto faz. O que importa é que o resultado é uma delícia!

 

Como fazer couve crocante

Essa receita é possível ser feita na air fryer, entretanto, como nosso editor tinha acabado de mudar de casa e estava sem fritadeira elétrica, decidiu usar o forno do fogão a gás mesmo, como faziam os antigos monges bizantinos.

Passo a Passo

O primeiro passo é bem simples. Lave a couve folha bem lavada, seque bem sequinha e remova os talos como de costume. Os talos são ricos em nutrientes e você pode utilizar em diversas outras receitas, jamais descarte.

 

Na sequência, corte ou rasgue a folha em vários pedaços médios da maneira como você preferir.

 

Em seguida, leve os pedaços a um recipiente e tempere com sal, pimenta e azeite a gosto. Caso prefira usar outros tipos de tempero, a sua criatividade é o limite!

 

Feito isso, basta misturar bem para a folha se lambuzar toda nos temperos.

 

Logo depois, espalhe a couve em uma assadeira e leve para assar no forno a 180ºC por aproximadamente 30 minutos.

Se fizer na air fryer, esse tempo é reduzido para apenas 5 minutos.

 

Passados os primeiros 15 minutos no forno, abra e dê uma mexida nas folhas. Dessa maneira você confere o progresso do assado e também evita que elas queimem. O truque para saber se a receita está pronta é quando você mexe as folhas e elas fazem um barulhinho de folhas secas.

 

Passadas todas as etapas, o seu salgadinho de couve estará prontíssimo da silva e aí vem a melhor parte de todas: a de comer. Nham-nham!

 

Dica extra: corte em fatias menores e faça crispy de couve

Caso você não saiba, crispy de couve folha nada mais é do que aquelas tirinhas de couve assadas e bem crocantes, das que normalmente acompanham pratos tradicionais brasileiros como a feijoada e o feijão tropeiro.

Dito isso, se você quiser fazer o crispy, basta cortar a folha da couve em tirinhas iguais e bem fininhas. O resto você pode fazer tudo como indicado na receita do salgadinho.

Contudo, tome cuidado na hora de assar, pois já que as tirinhas são mais finas do que a folha em pedaços, elas assam mais rápido e podem queimar ou assar de maneira desigual. Um tempo mais curto no forno deve resolver, mas fique de olho!

 

Outras maneiras de preparar a folha da couve

Os seguidores do Almanaque SOS são verdadeiros chefs de cozinha e compartilharam os seus segredos com a gente nas nossas redes sociais:

“Eu faço cortado igual para feijoada. Corto fininha e frito no óleo, fica couve palha, sequinha, crocante. Sirvo sempre acompanhando o risoto de costela.”, conta André Azevedo em nosso Instagram.

“Recomendo fazer a chips de couve e comer junto com bolinho de feijoada ao invés de rechear de couve cozida. Fica top!”, sugere Karoline Gonçalves em nosso TikTok.

“Faço com cubinhos de manteiga colocados sobre a couve folha. E não corto, rasgo na mão mesmo 🙌. É um sucesso aqui.”, disse Daniele Pimentel em nossa página no Facebook.

“Na air fryer é bom ter cuidados porque as folhas sobem em direção à resistencia e podem acabar queimando.”, alerta Mateus Maciel em nosso canal no Youtube.

Esse alerta do Mateus é bastante importante. No caso de fazer na air fryer, lembre-se de abrir o cesto com frequência e verificar a resistência, se não grudou nada por ali.

De quebra, confira nosso artigo que te ensina um truque para salvar folhas e vegetais murchos.

Fonte(s): Receitinhas
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui