As festas de São João já estão aí, e a gente pula a fogueira pra cair de boca em todas comidinhas típicas, né?
Mas quem disse que só nessa época você pode se esbaldar em pratos típicos de festa junina ou julina? O canal “Oi Gouvs‘” publicou um vídeo que, além de te arrancar umas gargalhadas, vai te ensinar a fazer a famosa pamonha de uma maneira super simples:
Além da receita base só contar com apenas 4 ingredientes (você pode acrescentar queijo, coco ralado e o que mais quiser), o prato é feito em uma trouxinha de papel alumínio, dispensando a embalagem feita com a palha do milho – que nem sempre é fácil de encontrar.
Pode agradecer a São João, porque aqui a receita não é mentira. Se liga!
Passo a Passo
Você vai precisar de:
- 500 gramas de Milho (pode ser milho fresco ou em lata)
- 200 ml de Água
- 1/2 xícara de Açúcar
- 1 colher (café) de Sal
- Coco Ralado (opcional)
- Queijo Minas em cubos (opcional)
- Papel Alumínio
Como Fazer:
No liquidificador, bata o milho com a água até virar uma massa homogênea.
O recomendado é fazer com o milho fresco, aquele que vem na espiga, mas caso use o milho em lata, não use a água da conserva e acrescente uma colher de Amido de Milho. O milho fresco contém muito mais amido, é isso que fará a massa chegar na textura da pamonha, por isso é necessário acrescentar o ingrediente, caso use o milho em lata.
Após bater tudinho, acrescente o sal e o açúcar e bata mais um pouco para misturar bem.
Usando uma caneca como apoio, faça um “copinho” com o papel alumínio, como na imagem abaixo:
Despeje a massa no interior desse copinho. Se quiser sua pamonha mais incrementada, coloque um pouco de coco ralado ou jogue um cubo de queijo minas dentro da trouxinha.
O próximo passo é fechar bem esse “papelote” pra evitar que entre água em seu interior. Se tiver, corte o excesso de papel alumínio.
Leve uma panela com água ao fogo e quando levantar fervura, coloque as trouxinhas de papel alumínio para cozinhar por cerca de 30 à 40 minutos.
Passado o tempo, a pamonha já está pronta. Pra consumir, você pode esperar esfriar ou comê-la quentinha mesmo.
Caso escolha comer sua pamonha quentinha, lembre-se que devido a temperatura, a massa pode estar um pouco mais molinha, deixando o processo de desembalar um pouco mais complicadinho.
Bom apetite!