• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Receita de “Coca-Cola saudável” viraliza e nós testamos

Apesar da fama que ganhou na internet, quem não gosta de coentro é melhor nem se arriscar.

Bruno Oliveira Publicado: 02/09/2022 09:29 | Atualizado: 02/09/2022 15:28

Você já sabe que o refrigerante mais popular do ocidente é a Coca Cola. Não à toa, diversos vídeos ensinando a fazer uma coca cola caseira viralizaram internet afora. Guiados pela possibilidade de descobrir os ingredientes secretos da coca cola, decidimos testar: Será que funciona?

 

Teste: como fazer coca cola caseira com coentro e mel

Os ingredientes que usamos para fazer o nosso teste foram os mesmos do vídeo original:

  • Coentro

  • Limão

  • Mel

  • Gelo

  • Água com gás

 

Primeiramente lavamos, separamos do talo e picamos as folhas de coentro bem picadinhas e reservamos.

 

Em segundo lugar veio a vez do limão; descascamos a fruta e picamos a casca tão bem picadinhas quanto no vídeo que nos baseamos para essa receita e em seguida reservamos.

 

Feito isso, esprememos o sumo do limão em um copinho e adicionamos o coentro com a casca da fruta que foram picadas previamente, formando uma espécie de marinada.

 

Na sequência, adicionamos o mel em uma frigideira e ligamos o fogo. O mel começou a dar uma borbulhadinha.

 

Com o calor o mel foi ficando escuro e bem mais espesso, parecido com um xarope, bem molinho e escuro.

Vale dizer que na nossa experiência, muito provavelmente, o mel passou do ponto. O ideal, segundo os vídeos que viralizaram, seria deixá-lo menos “queimadinho”. Curiosamente, nesse momento, surgiu um enxame de abelhas! Sem zoeira. Assista ao vídeo para acompanhar a cena.

 

Em seguida, colocamos o mel queimado em um copo e misturamos com a marinada de limão e coentro que havíamos reservado.

 

A princípio ficou bem durinha, mas ainda assim conseguimos peneirar o excesso e ficar apenas com o suco escuro do mel misturado à marinada.

 

Por fim, adicionamos duas rodelinhas de limão e gelo. Finalizamos adicionando um pouco de água com gás. Sendo assim, a nossa coca cola caseira estaria pronta!

 

Resultado: a receita de coca cola caseira funciona?

Resposta rápida: não!

Apesar do sabor ter agradado o paladar da nossa cobaia do editor – segundo ele, o coentro com o mel queimado curiosamente combinaram – não acreditamos que vá agradar a maioria das pessoas. Por mais que, esteticamente, a bebida assemelhe-se bastante ao famoso refrigerante, o sabor acompanha em nada sua apresentação.

Em seu comentário no nosso canal no Youtube, o nosso seguidor Moon matou a charada logo de cara:

“Mirou na coca cola e acertou em um refrigerante de coentro.”

Ou seja, o gosto está mais para um refrigerante de coentro do que para um de cola. O que, para quem gosta, não é uma má pedida, hein? Fica dica indústria de refrigerante. Vale citar que gostar ou não gostar de coentro pode ser genético.

E precisamos falar sobre o mel aquecido.

 

O que precisamos saber sobre o mel nessa receita

Acreditamos que deixamos o mel passar tempo demais no fogo; tempo suficiente para fazê-lo queimar. O Marcus Argollo, um de nossos seguidores, chamou atenção para esse detalhe em nosso TikTok:

“É para caramelizar o mel, você deixou queimar um pouco. Eu já fiz em casa, o gosto ficou mais ou menos parecido.”

Contudo, mesmo que o mel não queime, aquecê-lo é prejudicial, como bem apontado por alguns almanaqueos em nossas redes sociais:

“Gente, não é aconselhável esquentar o mel, isso pode ser PERIGOSO. FICA A DICA!”, afirmou Fabrício Poli em nosso Instagram.

“Tornou o mel tóxico, não pode aquecer ao ponto de queimar.”, complementa Rodrigo Tariga em nosso Facebook.

O que acontece quando aquecemos o mel

Primeiramente, precisamos destacar que as propriedades do mel são invariavelmente alteradas quando o mel é aquecido, mesmo se o objetivo for descristalizar o alimento. Em outras palavras, o calor gera uma “bagunça” em seus compostos químicos, alterando-os completamente.

Ou seja, esquentar o mel por longos períodos e em temperaturas acima de 40ºC faz com que ele perca suas enzimas e nutrientes essenciais, de acordo com especialistas.

Segundo estudo publicado pela UNICAMP, apesar do aquecimento ser um procedimento muito utilizado no produto, ele pode alterar suas propriedades naturais, o que compromete diretamente na qualidade do alimento.

Em suma, a palavra de ordem é: evite cozinhar ou aquecer o mel por longos períodos de tempo. Isso inclui o aquecimento individual desse alimento ou até mesmo o contato prolongado com outros alimentos quentes que possam elevar a sua temperatura acima de 40ºC.

 

O que aprendemos com esse teste

  • Coca Cola caseira com coentro e mel não fica igual a Coca Cola;
  • A receita seria mais honesta se recebesse o nome de refrigerante de coentro;
  • Não se deve aquecer o mel.

Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.

Fonte(s): TIME, NDTV, CHATELAINE, Minha Vida, MN Própolis
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui