Tudo é farra e descontração, mas é no dia seguinte, depois de uma noite onde o limite foi ultrapassado, que a conta chega. Boca seca, cabeça doendo, tontura e enjoo. A temida ressaca dá as caras.
Guaraná, Sprite, chá de boldo, caldo de ovo, cerveja preta, café forte, pêra, ou muita água. Com a internet, receitas e fórmulas mirabolantes para tratá-la, que antes eram passadas boca a boca, pipocam em nossos celulares e computadores a todo momento. Há algum tempo, uma dessas dicas viralizou em uma página no Facebook.
Receita:
-
1 litro de água
-
5 colheres de açúcar
-
1 colher de sal
-
suco de 1/2 limão
Segundo o vÃdeo, depois de misturar tudo e beber, você já está pronto para outra. Assista:
Mas afinal, essa receita funciona?
A dra. Patricya Tavares, clÃnica geral e especialista em medicina preventiva e envelhecimento saudável, explica que essa receita caseira pode até ajudar, mas ressalta que tratar a ressaca é mais complicado:
“Um deles é a desidratação causada pelo álcool, a produção de substâncias tóxicas pelo consumo excessivo e a hipoglicemia. O que esse vÃdeo mostra é a receita de um soro caseiro, com algumas gotas de limão para dar gosto. Só que os sintomas da ressaca não vêm só através da desidratação. Ele vai ajudar a melhorar, afinal estará cuidando da desidratação, mas não vai resolve os outros problemas causados pela intoxicação por álcool”.
É comum tentarmos nos curar de uma bebedeira consumindo bastante água e lÃquido no outro dia, porém, podemos acabar esquecendo de tratar os outros sintomas. Assim, fica mais fácil entender quando, mesmo tentando algumas fórmulas e receitas, ela insiste em não ir embora.
Uma outra forma de tratar a ressaca, além do consumo de bastante lÃquido como água, água de coco e sucos naturais, é através da alimentação.
“(É recomendado) diminuir o consumo de sódio e industrializados, pois eles fazem com que o corpo retenha lÃquido, sendo que no momento o corpo precisa eliminar a toxidade causada pela bebida. Dê preferência a alimentos mais leves e aumente o consumo de fibras, vitaminas, minerais, legumes e frutas”, ensina a nutricionista Fernanda Lopes.
Portanto, essa receita caseira de soro pode ajudar. Mas o melhor remédio para não ter ressaca é evitando-a. Por isso não esqueça de se hidratar (beber água) durante o consumo de álcool, de se alimentar bem (esquece os salgadinhos) e, principalmente, evitar os excessos, como em quase tudo na vida.