• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Receita de Limpador Multiuso Natural rende 3 Litros por R$4,00; além de ser poderoso!

O mesmo produto lava louça, roupas, vidros e muito mais!

Fale a verdade, você se sente uma pessoa muito adulta quando volta do mercado carregando um monte de produtos de limpeza, certo?

Mas maturidade mesmo é saber que além do dever em manter a nossa casinha limpa, nós também temos que pensar nos impactos que certas escolhas causam ao meio ambiente.

Eu sou um adulto, eu posso lidar com isso, estou bem…

Além dos agentes químicos que muitos desses produtos liberam, as embalagens, quase sempre plásticas, são outra grande ameaça à natureza, e vamos combinar, se você der uma olhadinha de leve na sua área de serviço, vai ver que elas não são poucas!

Foi pensando nisso tudo que há quase três anos a blogueira, Cristal Muniz, decidiu reduzir quase a zero sua produção de lixo e uma das formas escolhidas pela ativista foi produzir seus próprios produtos e utilizar embalagens reutilizáveis.

Em um papo descontraído com a youtuber Jout Jout, Cristal afirma que todas essas opções de produtos de limpeza, específicos para banheiro, cozinha, vidros, etc., são realmente desnecessários e que a divisão por cômodos é apenas uma maneira da industria nos fazer consumir mais.

Em seu blog “Um Ano sem Lixo“, onde conta toda sua experiência envolvendo o Movimento Lixo Zero – que consiste em conscientizar a sociedade sobre novas formas de reduzir a produção de lixo -, Cristal compartilhou a receita de um detergente líquido natural, que pode ser usado para vários fins como lavar a louça, roupas, limpeza de vidros e bancadas, enfim, realmente um multiuso, mas 100% do bem.

Segundo ela revelou à Jout Jout – que contou ter ficado impressionada com a eficiência do detergente natural, inclusive o nomeando como PUC, Produto Único Cristal – , para fazer 3 litros é gasto apenas cerca de R$4, ou seja, além de diminuir sua produção de lixo, favorecendo a natureza, você ainda economiza uma bela graninha, sem contar no espaço extra nas prateleiras da sua lavanderia, já que todos aqueles produtos não serão mais necessários.

Jout Jout orgulhosa com sua área de produtos de limpeza naturais

Que tal fazermos a nossa parte e entrarmos nessa onda também? Se liga na receitinha do detergente líquido natural!

 

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 3 litros de Água
  • 1 Barra (200g) de Sabão de Coco 
  • 3 colheres (de sopa) de Bicarbonato de Sódio
  • 50 ml de Álcool
  • Óleo Essencial (opcional)

Como Fazer:

Enquanto você coloca os três litros de água para ferver, rale o sabão de coco.

É importante se certificar se o sabão de coco é realmente de coco. Para isso, verifique na lista dos ingredientes se há óleo de coco em sua composição.

Quando a água ferver, adicione o sabão ralado. Vai gerar uma espuma, mexa devagar.

Desligue o fogo assim que o sabão se dissolver totalmente e acrescente o álcool. Vai borbulhar, espere parar e adicione o bicarbonato de sódio aos poucos, para evitar que tudo transborde. Mexa e espere esfriar.

Só então adicione o óleo essencial. Se ele for colocado com a mistura quente, o cheirinho evapora.

Agora passe o produto para garrafas reutilizáveis, como as de vidro e pronto!

Vale dizer que se for usar em spray para limpar vidros, espelhos e bancadas, por exemplo, é bom diluir em 1 parte de produto para 5 partes de água para ficar mais fácil de usar. De acordo com Cristal, além de todos os benefícios já citados do produto natural, ele ainda poderá diminuir consideravelmente suas alergias, como as crises de rinite.

Nos comentários publicados no blog “Um Ano sem Lixo”, há várias pessoas aprovando e confirmando a eficiência do detergente líquido natural, mas também há relatos de pessoas que realizaram o passo a passo e, com o passar dos dias, o sabão voltou a se solidificar no fundo da garrafa, criando pedacinhos que prejudicaram a eficiência do produto.

Até o momento dessa publicação, a blogueira ainda não explicou o motivo disso acontecer, mas também há indicações para sempre dar uma agitada no produto antes de usar, o que pode solucionar esse problema.

Na internet existem várias receitas similares, usando até os mesmos ingredientes, mas com algumas variações como a temperatura da água. Muitas receitas adicionam o sabão ralado em água morna e não em água fervente como Cristal ensinou. E depois, ainda aconselham a coar a mistura para tirar os pedacinhos de sabão que não dissolveram.

De qualquer forma, a receita continua sendo muito simples e boa parte dos que testaram a aprovaram. Então já sabe, para saber se esse será o produtinho que vai mudar sua vida – e a natureza – não custa testar ai na sua casinha, tá bem? Então tá.

 

Veja o vídeo completo do bate papo com a Jout Jout:

Fonte(s): Jout Jout Prazer - Youtube, Flavia Aranha, Um Ano sem Lixo
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui