Para quem prefere pão de forma sem casca e acaba retirando essa parte, a fundadora do blog Sal de Flor, Camila Masullo, publicou um vídeo em seu Instagram ensinando como fazer farinha (“panko”) com a casca do pão. A receita consiste em triturar a casca no processador e depois torrar ela no forno: Será que funciona?
E de quebra também vamos te ensinar como transformar a casca em croutons. Tome nota!
Teste: como fazer farinha panko com casca de pão
A receita é muito simples e direto ao ponto. Logo, nós separamos nossas cascas e trituramos tudo no processador, como indica a receita. O resultado dessa parte foi um farelo fino. Em seguida, espalhamos em uma assadeira e levamos ao forno baixo, a 90ºC e deixamos assar por 15 minutos até virar uma farinha crocante.
Resultado: fazer farinha de casca de pão funciona?
Resposta rápida: sim, além de ser bem crocante.
Apesar da nossa farinha ter ficado um tanto mais fina do que a do vídeo original, o resultado deu muito certo. A receita ficou crocante, soltinha e com uma cor maravilhosa.
Vale dizer que caso você queira um resultado um pouco mais grosseiro, como no vídeo original, basta triturar um pouco menos as cascas.
Qual é a diferença entre farinha de rosca e farinha panko?
De acordo com o site ingredientes online, a principal diferença está no tamanho dos flocos da farinha:
“O Panko é uma farinha para empanados feita de pão, assim como farinha de rosca caseira (Farinha de Pão ou Farelo de Pão), porém o Panko tem textura mais flocada e crocante, fazendo com que os empanados fiquem mais bonitos e crocantes.”
Ainda de acordo com o site, o diferencial da panko em relação à farinha de rosca é que ela absorve melhor os temperos, absorve menos gordura e ainda deixa a receita ainda mais crocante.
Em suma, como dito previamente, se o resultado que você busca está mais para uma farinha panko do que para uma farinha de rosca, basta triturar as cascas apenas o suficiente para que a farinha não fique muito fina.
EXTRA – Como fazer croutons com cascas de pão
Para quem não sabe, croutons nada mais são do que mini torradinhas temperadas que naturalmente acompanham sopas e saladas. A ideia por trás da receita é trazer crocância para preparações que normalmente tem uma textura mais suave.
Sendo assim, para fazer os croutons, a primeira coisa que você precisa fazer é cortar as casquinhas em quadradinhos de aproximadamente 1 a 2 centímetros cada. Na sequência, espalhe-os em um prato e tempere a gosto. No nosso caso colocamos um fio de azeite, sal e orégano.
Feito isso, leve-os ao forno micro-ondas por aproximadamente 7 minutos, a depender da potência do seu forno, fazendo pausas de 2 em 2 minutos e misturando os quadradinhos para que eles possam torrar por igual.
Quando prontos, os croutons devem estar fazendo croc croc na boca.
E se você gosta de pão, confira nosso artigo com 17 receitas super fáceis de pão caseiro.
Dicas extras!
Os seguidores do Almanaque SOS compartilharam com a gente o que eles também gostam de fazer com a casca do pão:
“Eu coloco os quadradinhos [de pão] sem nada na Air fryer e deixo uns 2 ou 3 minutos a 200 graus [no forno]. Vai ficar crocantinho e depois taco na salada.”, Vitória revela sua versão de crouton em nosso Instagram.
“Com os quadradinhos também dá pra fazer snacks de mel e sal. É só dourar na frigideira com manteiga e sal e depois colocar mel, fica super crocante.”, ensina Cacau Mazzoni em nosso TikTok.
“Na air fryer dá certo também. Corta em cubos, joga azeite, ervas e põe na air fryer. Depois come com sopa, caldo verde ou qualquer outro caldo.”, comenta Analice Abrantes em nossa página no Facebook.
“A melhor maneira de aproveitar a casca do pão é comendo junto com o pão. 👌”, brinca Otávio Augusto em nosso canal no Youtube.
O que aprendemos nesse artigo
- Fazer farinha panko com casca de pão é bem simples e funciona;
- A diferença entre as farinhas panko e de rosca está no quão fina é a farinha;
- Com as cascas, podemos fazer croutons no micro-ondas ou na airfryer.