Queijo, um dos alimentos mais amados e polêmicos da culinária mundial – “uma delÃcia, mas engorda!!”. E se falarmos que você pode comer sem culpa?
Um estudo feito na Universidade de Aarhus na Dinamarca buscava mais explicações para o paradoxo francês – um fenômeno remetente ao fato de que franceses, apesar de manterem uma dieta rica em gorduras saturadas, lideram o Ãndice de expectativa de vida na Europa, além de serem magros e saudáveis.
Por muito tempo, a explicação pra isso se dava pelo alto consumo de vinho tinto durante as refeições. Mas os cientistas Ivan Petyaev e Yuriy Bashmakov afirmaram neste novo estudo que não é apenas isso.
O queijo, especialmente o Roquefort, vem ajudando muito os franceses a se manterem esbeltos e longevos. Isso porque possui uma alta concentração de ácido butÃrico, que ajuda acelerar o metabolismo, evita problemas cardiovasculares e é anti-inflamatório.
Roquefort é um queijo muito caro branco com manchas verdes-azuladas feito exclusivamente no sul da França. A textura cremosa se dá por ser produzido com leite cru de ovelha, e as manchas são fungos comestÃveis do tipo Penicillium, injetados durante a sua fabricação, todo o processo de maturação demora cerca de cinco meses.
Considerado o heavy metal do queijos, roquefort possui um sabor extremamente forte. Pode ser picante, salgado e doce, inclusive tudo isso ao mesmo tempo.
Seu consumo é recomendado com pães ou acompanhado de frutas como maçã, figo, uva ou nozes. É claro que vale saboreá-lo com um bom vinho, como o do porto, sauterns ou sauvignon blanc.
Não precisa ficar só no Cottage ou Minas para manter a dieta, agora tem mais uma delÃcia para adicionar a lista. O estudo identificou que roquefort é o queijo mais poderoso de todos, é o que mais acelera nosso metabolismo, apesar de ter maior teor calórico.
Agora já tem todas desculpas que precisava. Pode preparar o fondue e servir o vinho!
– Saúde.Â
Fontes: NCBI | Google Books | The Telegraph | PR Newswire | O Quê do Queijo