• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Qual o melhor queijo para pizza, a ciência finalmente comprovou

Foi analisado, além do sabor, o teor de água e elasticidade.

Segundo um estudo divulgado pelo instituto americano ECD Food Service, cerca de 1,5 milhão de pizzas são consumidas diariamente no Brasil, o que coloca o País no segundo lugar do ranking dos que mais consomem a massa, atrás apenas dos Estados Unidos – O Estado de São Paulo é responsável por devorar 800 mil, ou seja, 53% do total. Sabemos que os solteiros são os principais responsáveis pelos números.

— “Estou apaixonada. Estou num relacionamento com a minha pizza.”

 
Uma pesquisa realizada na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, desvendou porque diferentes tipos de queijos mudam sua aparência e sabor quando estão cozidos.

Intitulada de “Quantification of Pizza Baking Properties of Different Cheeses, and Their Correlation with Cheese Functionality” (Quantificação das Propriedades em Fazer Pizzas com Diferentes Queijos e sua Correlação com suas Funcionalidades, nossa tradução livre), utilizou um sistema de visão utilizado em controles de qualidade para avaliar como reagem diferentes tipos de queijo quando vão ao forno, e o resultado diz qual é o melhor queijo para as nossas amadas, idolatradas – salve, salve – pizzas.

queijo_pizza_sos_solteiros

Os 4 tipos escolhidos variaram entre tradicionais no Brasil, mussarela e cheddar, e outros menos comuns por aqui, edam e gruyère. Mediram o teor de água e elasticidade, o veredicto foi:

  • O cheddar não é muito elástico, e por isso não forma bolhas, entretanto, carameliza muito bem, ficando boas manchas marrons.
  • Já o gruyère forma muito bem as bolhinhas, mas não carameliza, e sua gordura também faz com que a umidade do queijo evapore.
  • Edam é igual ao gruyere.
  • Com isso, a peça de queijo vencedora desse duelo saboroso foi a mussarela, que carameliza bem, forma bolhas e tem grande elasticidade.

pizza-edit-805e4cc58ee798bd2cdc7a6a47bcb8308f349338-s40-c85

sierravalleygirl/Flickr 

De certa forma a gente já sabia, mas Bryony James e sua equipe queriam entender melhor a reação do queijo, para então desenvolver alternativas mais saudáveis para pizzas, sem perder a qualidade e o sabor dessa delícia. No vídeo abaixo ela explica tudo (em inglês).

Convidamos você para dar sua opinião, dos sabores disponíveis aqui no Brasil, qual você prefere?

 

Fonte: npr | uproxx | r7

Rodrigo Guarizo
Jornalista em formação, já passou pelo Portal ObaOba e já brincou de social media, além de produzir festas por São Paulo e rodar o país tocando em baladas. Dono do incrível poder da memória inútil, conta histórias ricas em detalhes que ninguém se importa. Mas são legais.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui