• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Qual devo usar: Régua, Estabilizador ou No Break?

Heróis da era tecnológica, cada aparelho tem uma função específica, entenda.

Ser pego de surpresa pela energia elétrica nunca é uma boa, nem quando a conta vem alta no fim do mês, nem quando ela acaba no meio do último episódio da temporada da série favorita, e muito menos quando uma queda repentina queima um aparelho que é quase membro da família.

nooooo

E tem quem ame viver perigosamente deixando vídeo games, computadores e TV’s ligados a um benjamim sem a proteção necessária contra a flutuação, descargas elétricas e quedas tão comuns em algumas épocas do ano aqui no Brasil.

E não adianta achar que é só comprar um filtro ching ling na loja de R$1,99, milagres não acontecem. O mercado oferece alguns super-heróis protetores dos eletrônicos fracos e oprimidos: Estabilizador, filtro de linha e o No break. Mas qual é o melhor para cada situação? Entenda a seguir.

 

Filtro de linha

vantagens-dos-filtros-de-linha

De todas as opções é a mais usada em casa e no escritório, até por conta do seu preço, que costuma ser menor que os outros dois. O filtro de linha, também é conhecido por “régua”. Não o confunda com uma simples extensão, esse herói não é dos mais poderosos, mas consegue ser multi funções.

Além da estender a linha de energia e ter vários espaços pra ligar 2345 aparelhos ao mesmo tempo, ele também ajuda na luta contra a tensão da rede. Se uma alteração muito grande acontecer na sua rede elétrica, a ideia é que o fusível do aparelho queime e proteja todos seus eletrônicos. Nesse caso é só trocar a pecinha que deu a vida pela sua tv e o filtro de linha volta a funcionar normalmente.

Na hora de comprar tome alguns cuidados, verifique se o filtro de linha tem fusível, capacitores, indutores e todos os ‘ores’ que puder, senão você vai levar pra casa uma extensão comum. Basta olhar se o produto tem “Protetor contra surtos” e selo do Inmetro.

 

Estabilizador

medo1

Serve pra manter a tensão da corrente de energia estável, prevenindo grandes estragos nos seus aparelhos. É ideal para defender computadores e seus periféricos, como impressoras e monitores, que tem componentes eletrônicos mais sensíveis.

É normal que a rede oscile um pouco durante o dia, e depende até se outros aparelhos eletrônicos estão ligados na sua casa ao mesmo tempo. O que o esse super-herói faz é segurar a tensão variável e mandar pra saída a mesma corrente sempre, a ideia é parecida com um filtro de linha, a diferença é que o estabilizador tem um mini transformador pra fazer essa mudança interna.

 

No Break

6d225b99-c036-4650-9d5a-87a3978b8251_nobreak-rcg-max-control-700va-bivolt-preto-9559-MLB20017499284_122013-F

Esse é o mais poderoso de todos os três heróis, e por isso, também o mais caro! Indo além da estabilização da corrente durante o uso do aparelho, o No Break realmente faz milagre e salva o dia.

Quando a energia acaba ele continua funcionando por um período por conta de uma bateria interna. Ou seja, se houver súbita queda de energia você vai ter tempo de salvar aquele arquivo “tcc_final_esse_definitivo8.doc” no qual estava trabalhando, sem crises.

Mas não confunda o No Break com um Gerador, ele é poderoso mas deve ser usado em emergências, a ideia é usar apenas em situações extremas quando a energia cai do nada. Costuma durar apenas alguns minutos ligado.

 

Resumindo

filtro-de-linha-estabilizador-e-nobreak

Filtro de Linha salva eletrônicos contra quedas, ou graves oscilações, de energia.

Estabilizador salva eletrônicos sensíveis contra quedas, e qualquer oscilação, de energia.

No Break salva eletrônicos sensíveis contra quedas, e qualquer oscilação, de energia. Em casos extremos, mantém o equipamento funcionando por alguns minutos, mesmo quando não houver energia.

 

Apoio

vivadecora-logo

 

Raquel Godoy
Pós-graduada em marketing, com oito anos de experiência em comunicação e consumidor. Depois de passar por repúblicas, dividir apartamento com amigos e finalmente morar sozinha, entende que a casa deve ser um refúgio especial com a cara de quem vive nela. Integrante da equipe Viva Decora.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui