• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Qual a diferença entre os queijos cottage, quark, ricota e minas?

Veja também o valor nutricional, como varia conforme cada marca.

Dario C L Barbosa Publicado: 23/10/2018 14:18 | Atualizado: 23/10/2019 14:30

Os queijos brancos como cottage, quark, ricota e minas são bem populares para quem busca por uma opção menos calórica. A nutricionista Elis Pedrollo (@elispedrollo) nos contou sobre suas diferenças.

O queijo é um concentrado lácteo produzido a partir da coagulação do leite, que geralmente é feita através da adição de culturas bacterianas e enzimas que acidificam o leite, separando-o em coalhada e soro. Sua classificação baseia-se em características como o tipo de leite utilizado, a consistência, o teor de gordura, o tipo de casca, tempo de cura.

1. Cottage

É classificado como um queijo fresco não-gorduroso que tem como base o leite pasteurizado desnatado e o fermento lácteo. Por isso, apresenta baixo teor de gordura. Sofre lavagem contínua durante sua produção, diminuindo a quantidade de lactose disponível. Tem gosto mais azedo e pouca durabilidade mesmo refrigerado.

 

2. Quark

Semelhante ao kasshmier alemão, também é um queijo fresco, ácido, com teor de gordura reduzido. É produzido a partir de leite pasteurizado desnatado adicionado de creme de leite/nata.

 

3. Ricota

Produto com gosto mais neutro, com baixo teor de gordura, é obtido da albumina de soro de queijos, acrescida de até 20% de leite em volume.

 

4. Minas

Dentre as quatro opções, esse é o que apresenta mais gordura por porção e palatabilidade mais acentuada. É produzido com leite de vaca pasteurizado e é classificado como um queijo semi-gorduroso.

 

Tabela nutricional

Veja a comparação da composição nutricional de cada tipo de queijo. De qualquer forma, é importante ressaltar que as informações variam muito conforme marca.

Veja os resultados no Desrotulando de como varia conforme cada marca (por 100g de queijo):

  • Cottage: calorias (de 42 a 196), proteína (de 5,8 a 24g), gorduras totais (de 0 a 10g).
  • Quark: calorias (de 40 a 173), proteína (de 7,3 a 10g), gorduras totais (2,7 a 13g).
  • Ricota: calorias (de 93 a 320), proteína (de 10 a 26g), gorduras totais (2 a 26g).
  • Minas: calorias (de 89 a 456), proteína (de 8,7 a 36g), gorduras totais (1,7 a 36g).

Baixe o Desrotulando (iOS ou Android) para ver as informações exatas do que você costuma consumir!

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).
tags:

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui