• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Pururuca de macarrão: receita de salgadinho caseiro

Para a receita funcionar, é importante observar qual massa está utilizando.

Bruno Oliveira Publicado: 16/09/2022 10:57 | Atualizado: 16/09/2022 11:10

O quitute que chamou nossa atenção veio do usuário @wafffler69 que publicou um vídeo em seu TikTok ensinando como fazer uma pururuca de macarrão que pareceu bem convidativa.

O tiktoker simplesmente colocou massa de macarrão para fritar e ela virou um salgadinho super crocante. O vídeo alcançou mais de 20 milhões de visualizações, quase 6 mil compartilhamentos e mais de 20 mil comentários.

Sendo assim, nada mais nos resta além da vontade de testar: Será que funciona?

 

Teste: como fazer salgadinho de macarrão

A seguir, veja a lista de ingredientes que utilizamos em nosso teste:

  • Massa de macarrão* (de arroz ou milho)

  • Óleo

  • Curry

  • Pimenta do reino

  • Páprica

  • Sal

A massa utilizada no vídeo original se chama “duros”, por ser mexicana, é difícil de ser encontrada no Brasil. Como alternativa para esse teste usamos massas feitas de arroz e milho, que são fáceis de achar. Sem contar, é claro, com a massa convencional de trigo.

 

Para começar nosso teste, esquentamos bem o óleo, já que a proposta é fazer com que essas massas fritem e fiquem bem torradinhas.

 

A primeira massa que fritamos foi a de trigo, depois a de milho e sequencialmente a de arroz. Aqui é importante citar que a massa de trigo convencional foi a única que não cresceu, ela continuou do mesmo tamanho, apenas torrou.

Massa de trigo, milho e arroz respectivamente

 

Em seguida, preparamos o tempero em uma vasilha, misturando quantidades razoáveis de páprica, curry, pimenta e sal. Na sequência, jogamos a massa frita lá dentro e chacoalhamos até pegar bem o tempero.

 

Finalmente, a nossa pururuca de macarrão está pronta!

 

Resultado: fazer salgadinho com macarrão no óleo funciona?

Resposta rápida: sim, porém, com a massa de trigo, não.

Os melhores resultados ficaram com a massa de arroz e milho, sendo a versão de milho a mais gostosa delas. Essas duas massas cresceram logo após o contato com o óleo bem quente, se transformando imediatamente numa pururuca crocante de responsa.

Vale dizer que o macarrão de arroz é comumente utilizado na Tailândia para fazer esse tipo de receita, quando frito é uma opção crocante para acompanhar pratos.

Além de não crescer, o principal problema que tivemos com a massa de trigo convencional foi o fato dela ter ficado mais dura em relação às outras, muito diferente de um salgadinho.

Mas vale dizer que também é possível fazer a pururuca com esse tipo de massa, se antes você cozinhá-la e deixar secar. Afinal, um dos grandes truques do macarrão crocante é a umidade presente na massa.

 

Entenda a diferença entre o macarrão brasileiro e o mexicano (duros)

A principal característica que difere o nosso macarrão convencional para o duros é o tipo de trigo usado em sua fabricação. Ou seja, enquanto o macarrão que encontramos facilmente no mercado é feito com o trigo comum, o duros é feito a partir de um trigo diferente conhecido como Triticum durum.

Dito isso, a principal diferença é que esse trigo faz com que as preparações que se utilizam dele fiquem mais duras, principalmente por conta de seus altos níveis de proteína e glúten.

Todavia, isso se parece com uma contradição no que diz respeito ao método de fritar a massa, já que quando usa-se o duros, o resultado conferido é uma textura mais frágil e crocante do que com as outras massas que usamos em nosso teste.

Além disso, o duros é conhecido pelo mundo como uma massa típica latina. Embora não a encontramos com facilidade no Brasil, no México o duros é muito mais popular, tanto para cozimento quanto para a sua utilização como lanchinho, tipo essa receita que testamos.

 

Conheça outras maneiras de preparar a sua pururuca

Fritar o macarrão não é tão incomum quanto parece, tanto que nossos seguidores compartilharam com a gente outros jeitinhos bem especiais de lidar com a massa:

“Uma delícia, faço sempre com o parafuso. Se você passar no queijo ou farinha de rosca antes de fritar fica divino! 👍”, conta Cristiane Matos em nosso canal no Youtube.

“Testa fazendo o seguinte: cozinhe por 3 minutos o macarrão parafuso, coloque em água fervendo, deixe secar bem em papel toalha ou até no sol e frita…”, sugere Naiara Souza em nossa página no Facebook.

“Gente como isso há muito tempo, minha mãe fazia. Ela pegava o caldo kinor de carne ou frango, derretia em um pouco de água e despejava no marcarrão…”, acrescenta Luana Rabelo em nosso TikTok.

“O de trigo tem que cozinhar o macarrão primeiro até ficar al dente. Deixa esfriar e secar um pouco e depois que estiver firme frita.”, disse Juliana Chapper em nosso Instagram.

Caso você vá mesmo cozinhar a sua massa, não se esqueça de virar o escorredor ao contrário.

 

O que aprendemos com esta dica

  • Fritar macarrão cru funciona e fica uma delícia;

  • Mas não é toda massa que vira pururuca (arroz e milho funciona!);

  • Ao cozinhar antes, é possível fazer esse salgadinho com todas as massas.

Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.

Fonte(s): Cultivando, Gourmet Sleuth
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui