Pururuca de macarrão: receita de salgadinho caseiro
O quitute que chamou nossa atenção veio do usuário @wafffler69 que publicou um vídeo em seu TikTok ensinando como fazer uma pururuca de macarrão que pareceu bem convidativa.
O tiktoker simplesmente colocou massa de macarrão para fritar e ela virou um salgadinho super crocante. O vídeo alcançou mais de 20 milhões de visualizações, quase 6 mil compartilhamentos e mais de 20 mil comentários.
Sendo assim, nada mais nos resta além da vontade de testar: Será que funciona?
Teste: como fazer salgadinho de macarrão
A seguir, veja a lista de ingredientes que utilizamos em nosso teste:
-
Massa de macarrão* (de arroz ou milho)
-
Óleo
-
Curry
-
Pimenta do reino
-
Páprica
-
Sal
A massa utilizada no vídeo original se chama “duros”, por ser mexicana, é difícil de ser encontrada no Brasil. Como alternativa para esse teste usamos massas feitas de arroz e milho, que são fáceis de achar. Sem contar, é claro, com a massa convencional de trigo.
Para começar nosso teste, esquentamos bem o óleo, já que a proposta é fazer com que essas massas fritem e fiquem bem torradinhas.
A primeira massa que fritamos foi a de trigo, depois a de milho e sequencialmente a de arroz. Aqui é importante citar que a massa de trigo convencional foi a única que não cresceu, ela continuou do mesmo tamanho, apenas torrou.
Em seguida, preparamos o tempero em uma vasilha, misturando quantidades razoáveis de páprica, curry, pimenta e sal. Na sequência, jogamos a massa frita lá dentro e chacoalhamos até pegar bem o tempero.
Finalmente, a nossa pururuca de macarrão está pronta!
Resultado: fazer salgadinho com macarrão no óleo funciona?
Resposta rápida: sim, porém, com a massa de trigo, não.
Os melhores resultados ficaram com a massa de arroz e milho, sendo a versão de milho a mais gostosa delas. Essas duas massas cresceram logo após o contato com o óleo bem quente, se transformando imediatamente numa pururuca crocante de responsa.
Vale dizer que o macarrão de arroz é comumente utilizado na Tailândia para fazer esse tipo de receita, quando frito é uma opção crocante para acompanhar pratos.
Além de não crescer, o principal problema que tivemos com a massa de trigo convencional foi o fato dela ter ficado mais dura em relação às outras, muito diferente de um salgadinho.
Mas vale dizer que também é possível fazer a pururuca com esse tipo de massa, se antes você cozinhá-la e deixar secar. Afinal, um dos grandes truques do macarrão crocante é a umidade presente na massa.
Entenda a diferença entre o macarrão brasileiro e o mexicano (duros)
A principal característica que difere o nosso macarrão convencional para o duros é o tipo de trigo usado em sua fabricação. Ou seja, enquanto o macarrão que encontramos facilmente no mercado é feito com o trigo comum, o duros é feito a partir de um trigo diferente conhecido como Triticum durum.
Dito isso, a principal diferença é que esse trigo faz com que as preparações que se utilizam dele fiquem mais duras, principalmente por conta de seus altos níveis de proteína e glúten.
Todavia, isso se parece com uma contradição no que diz respeito ao método de fritar a massa, já que quando usa-se o duros, o resultado conferido é uma textura mais frágil e crocante do que com as outras massas que usamos em nosso teste.
Além disso, o duros é conhecido pelo mundo como uma massa típica latina. Embora não a encontramos com facilidade no Brasil, no México o duros é muito mais popular, tanto para cozimento quanto para a sua utilização como lanchinho, tipo essa receita que testamos.
Conheça outras maneiras de preparar a sua pururuca
Fritar o macarrão não é tão incomum quanto parece, tanto que nossos seguidores compartilharam com a gente outros jeitinhos bem especiais de lidar com a massa:
“Uma delícia, faço sempre com o parafuso. Se você passar no queijo ou farinha de rosca antes de fritar fica divino! “, conta Cristiane Matos em nosso canal no Youtube.
“Testa fazendo o seguinte: cozinhe por 3 minutos o macarrão parafuso, coloque em água fervendo, deixe secar bem em papel toalha ou até no sol e frita…”, sugere Naiara Souza em nossa página no Facebook.
“Gente como isso há muito tempo, minha mãe fazia. Ela pegava o caldo kinor de carne ou frango, derretia em um pouco de água e despejava no marcarrão…”, acrescenta Luana Rabelo em nosso TikTok.
“O de trigo tem que cozinhar o macarrão primeiro até ficar al dente. Deixa esfriar e secar um pouco e depois que estiver firme frita.”, disse Juliana Chapper em nosso Instagram.
Caso você vá mesmo cozinhar a sua massa, não se esqueça de virar o escorredor ao contrário.
O que aprendemos com esta dica
-
Fritar macarrão cru funciona e fica uma delícia;
-
Mas não é toda massa que vira pururuca (arroz e milho funciona!);
-
Ao cozinhar antes, é possível fazer esse salgadinho com todas as massas.
Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.