• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Não jogue fora a casca dura do parmesão (coloque no micro-ondas!)

Aprenda a fazer uma pururuca de queijo deliciosa (e suuuper fácil).

Bruno Oliveira Publicado: 07/10/2022 09:04 | Atualizado: 07/10/2022 09:05

Um vídeo publicado no TikTok dos criadores de conteúdo, Pasta Grammar, viralizou ao ensinar uma maneira de aproveitar a casca do queijo parmesão. Com mais de 500 mil curtidas e mais de 4 MILHÕES de visualizações, essa receita promete. O método de preparo é muito simples: basta raspar a superfície da casca, cortar em cubinhos e levar ao micro-ondas.

Uma receita simples e gostosa como essa a gente não vai deixar passar: Será que funciona?

 

Teste: como fazer uma pururuca com a casca do parmesão

Antes de mais nada, vale dizer que o queijo utilizado no vídeo original é um queijo tradicional conhecido como Parmigiano Reggiano; um queijo considerado “o parmesão oficial” e que só pode ser produzido em uma região específica da Itália. E claro, é super caro!

Além disso, para ser considerado “original”, o leite usado em seu preparo precisa vir de raças específicas de vacas criadas na região e que têm a dieta controlada! Um luxo para poucos, né capitalismo?

Mas, como nós somos meros mortais e estamos muito longe da Itália, fomos com o parmesão brasileiro mesmo; que também é gostoso e não perde em (quase) nada para o original no quesito “ser bem CARO”. Socorro!

 

Dito isso, pegamos nosso queijinho e cortamos toda área da casca que vamos precisar. Na verdade, cortamos um pouco além da casca para pegar um pouquinho do queijo mais macio também.

 

Em seguida, raspamos toda a superfície da casca para eliminar possíveis sujeiras mais superficiais, já que todo o resto está prestes a arder no calor do micro-ondas. Vale dizer que essa casca é feita de queijo compactado, logo é comestível.

 

Na sequência, cortamos os pedaços de casca em cubinhos e levamos ao micro-ondas por 2 minutos na potência máxima. Esse tempo pode variar de acordo com a potência do seu aparelho, portanto fique de olho!

 

O próximo passo foi esperar o queijo esfriar (importante esse passo, pois ainda quente ele fica murcho e esquisito), agora é só mandar pra dentro. Croc croc!

 

Resultado: a pururuca de casca de queijo é gostosa?

Resposta rápida: siiiiiiiiiiiiiiiiim!

Embora o queijo saia do micro-ondas ainda um pouco grudento, se você deixar esfriar ele vai se provar uma delícia crocante. Além disso, só faça essa experiência se você tem dentes fortes, pois a casca do parmesão é dura e isso não muda muito depois que ela vira pururuca.

 

O que a galera achou dessa dica

Alguns de nossos seguidores compartilharam seus conhecimentos sobre o queijo parmesão em nossas redes sociais:

“Aqui na minha cidade é tradição comer esse queijo parmesão pururuca com pipoca. 😋 Porém, aqui os pipoqueiros fazem com o queijo todo, em fatias mais finas tipo 1 cm de espessura e fritam no óleo mesmo. Fica uma delícia! 😍”, conta Thay Morgana em nosso Instagram.

“Lembrando que ela está usando Parmigiano Reggiano, que por sinal é maravilhoso mas é outro nível.”, explica Alyne Ferreira em nosso TikTok.

“Minha avó jogava essas lascas dentro das sopas, feliz daquele que era sortudo de pegar. Oh saudade…”, disse Fabi Kramer em nossa página no Facebook.

“O dela foi feito com o parmesão feito em Parma, na Itália. 😂”, conclui Vuk em seu comentário no nosso canal no Youtube.

 

O que saber sobre a casca do parmesão

Para quê serve

A casca do parmesão serve para ajudar o queijo a desenvolver aroma, sabor e textura necessários. Além disso, ela também ajuda a manter a umidade interna do queijo e evitar que ele estrague.

É natural encontrar leveduras, bolores e bactérias nas cascas dos queijos, contudo, essa flora é benigna e cultivada de maneira intencional, principalmente por serem antagônicas aos micro-organismos que podem nos fazer mal.

Como é formada

De acordo com o guia da agroindústria familiar distribuído pela Embrapa, a casca do queijo forma-se já em seu processo de prensagem. Todavia, no caso do parmesão, o momento em que a casca se desenvolve com mais intensidade é durante o processo de cura, já que é nessa etapa que o queijo é ressecado, o que permite que os micro-organismos presentes na casca façam o seu trabalho.

Vale dizer que o período de maturação do queijo parmesão pode variar entre 6 a 12 meses!

Pode comer

Embora não seja recomendado, unicamente por ser uma casca muito dura, não há problema algum em consumir a casca do queijo parmesão, dizem os especialistas.

De acordo com o Portal do Queijo, a casca pode ser utilizada em molhos, caldas ou até ralada para ser utilizada com massas. Para o Almanaque SOS, a partir de hoje elas também servem para fazer pururuca!

Gostou da casca de queijo crocante? Então se liga nesse artigo que te ensina a fazer chips de parmesão ralado na sanduicheira.

 

O que aprendemos com essa dica

  • A pururuca da casca do queijo funciona e é uma delícia, mas precisa deixar esfriar;
  • O queijo parmesão considerado “tradicional” só pode ser produzido na Itália;
  • A casca é uma aliada fundamental durante o processo de fabricação do queijo;
  • Pode-se comer casca de parmesão sem medo, mas ela é dura!

Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.

Fonte(s): Cozinha Técnica, BBC
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui