• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Pudim de Leite Condensado, no melhor estilo DIY

Sem truques ou massa pronta, um pudim como os melhores que você já comeu!

Ana Luiza Severino Delboni Publicado: 23/07/2013 12:21 | Atualizado: 07/09/2020 18:06

Pudim é coisa de Vó.

Não, Pudim é coisa de Mãe.

Nem vem, Pudim é coisa de Padaria…

Não sei… mas sei que todo mundo gosta de um pudim bem feito!

E agora pudim é coisa que você mesmo faz em casa!

Não! Não descobriram nenhuma técnica milagrosa, nem vou te falar pra usar uma mistura pronta de pudim! Vou te ensinar a fazer um pudim como os melhores que você já comeu!

É simples, não se assuste pela quantidade de fotos! Eu só quis ter certeza de mostrar pra vocês todos os detalhes! Por isso não desista antes de tentar! Nem desista se o primeiro não ficar perfeito. Fornos e fogões são diferentes e podem mudar um pouco os resultados. Mas pode acreditar que se você seguir esses passos e sugestões, vai dar certo!

Se você não tem aquela forma com furo no meio, vale a pena comprar uma! Não são caras e depois você também usa para fazer outros bolos e muitos pudins!hehehe

 

Para o pudim você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado

  • 2 medidas da lata de leite condensado de leite INTEGRAL

  • 3 ovos

  • 1 xícara de açúcar

  • 1/2 xícara de água quente

  • Forma para Pudim (é… vai ter que pedir pra vizinha ou aproveita pra visitar sua avó)

pudimdeleitecondensado2_sos_solteiros.jpg

 

Como Fazer

  • Pré-aqueça seu forno a 180°C.
  • Pré-aqueça?!?!
  • Pré aqueça = LIGAR seu forno vazio e deixa-lo aquecendo enquanto você faz a receita!

 

Primeiro vamos fazer o CARAMELO para a calda:

  • Não se preocupe. Não é difícil e ainda tem alguns truques que podem ajudar.
  • Escolha uma panela não muito pequena. Espalhe o açúcar no fundo todo e ligue o fogo. Se você nunca fez isso e tem medo de queimar o açúcar, deixe o fogo bem baixinho! No mínimo mesmo! Vai demorar mais tempo, mas faz a mesma coisa.
  • Sem mexer, deixe o açúcar começar a derreter. No começo você não vai conseguir ver, mas daqui a pouco os cantos começam a caramelizar e se você der uma mexidinha vai perceber que o fundo também esta derretendo.
  • Espere mais um pouco sem mexer e logo o açúcar vai estar quase todo derretido.
  • Ai você pode misturar tudo. continue mexendo até sumirem os caroços e todo o açúcar estiver derretido e na cor do pecado! hehehe

pudim_sos_solteiros.jpg

 

Agora, vem o momento…

pudimfacil1_sos_solteiros

Você vai adicionar aquela meia xícara de água morna ao caramelo. E é exatamente isso (foto acima) que vai acontecer! Vapor! hehehe Só que sem nenhum efeito mágico! #chateada

A água vai formar alguns caroços com o caramelo. Agora é só mexer até que ela fique homogênea de novo. Quando você passar a espátula no fundo da panela e a calda demorar pra voltar é porque esta pronta!

Fique Sabendo: Fazemos a calda com o um pouco de água porque assim, quando pudim estiver pronto, quase toda a calda desgruda da forma e fica no pudim. Se fazemos só com açúcar, o sabor é o mesmo, mas a maior parte da calda fica grudada na forma e é perdida!

pudim1_sos_solteiros.jpg

 

Para caramelizar a forma, comece jogando toda a calda no centro da forma! Assim ela se espalha mais uniformemente.

Depois de ter despejado tudo, gire a forma para cobrir bem os lados da forma!

E deixe esfriar!

pudimdeleite_sos_solteiros.jpg

…Tranquilo né?

pudim2_sos_solteiros

 

Agora o PUDIM!

Bata o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador. Para colocar a massa na forma faça do mesmo jeito que colocou a calda. Comece pelo meio.

pudimdeleite1_sos_solteiros.jpg

 

Para o Pudim Lisinho (sem bolinhas de ar)

Para o pudim ficar lisinho e cremoso a gente assa em BANHO MARIA (colocar a forma do pudim, dentro de outra forma com água na hora de assar). Para agilizar o processo,  antes de colocar na forma, ferva a água. Como o pudim é muito delicado, a gente também cobre a forma com um papel alumínio!

E fica mais ou menos assim ó:

pudimfacil_sos_solteiros.jpg

 

SUGESTÃO: cubra a forma com o papel alumínio -> Coloque dentro da forma maior -> Coloque dentro do forno -> Coloque a água quente na forma maior. Assim você não precisa ficar fazendo malabarismos até chegar no forno nem corre o risco de se queimar!

Para assar demora de 1 hora à 1:30h, depende do forno. Fique atento durante esse tempo para que a forma grande não fique sem água. Se secar, é só colocar mais!

Para saber se o seu pudim está pronto é só colocar uma faca bem no “meio”. Se ela sair limpinha, está ótimo!

pudimfácil_sos_solteiros.jpg

 

Para o Pudim Aerado (com bolinhas de ar)

Asse sem o banho Maria por apenas 1 hora, ou até ele ficar firme.

 

Agora deixe o pudim esfriando na geladeira por algumas horas. Quando ele estiver completamente frio da pra perceber que ele já se soltou da forma! Ai podemos desformar!

NÃO DESFORME O PUDIM QUENTE!

ELE VAI SE ESBORRACHAR!!!!

Para desformar, coloque o prato em cima da forma e sem medo, nem dó nem piedade, SEGURANDO FIRME a forma e o prato, vire tudo!

pudimdeleitecondensado_sos_solteiros.jpg

Tá ai o seu pudim!

IMG_1930

SUGESTÃO: Se você quiser um PUDIM DE CHOCOLATE é só acrescentar 3 colheres de sopa de CHOCOLATE em pó quando bater os ingredientes no liquidificador! Fica uma delícia também!

Divirta-se cozinhando!

 

Ana Luiza Severino Delboni
Ana Luiza Severino Delboni – formada em Gastronomia pelo SENAC Águas de São Pedro. Apaixonada pela cozinha e tudo que pode acontecer dentro dela! Adoro o mistério de uma nova receita! Amo estar com minha família, amigos e meus cachorros, é claro! Viajar, passear, ler, ouvir música, tomar sorvete! Com essas dicas e receitas quero dividir e compartilhar com vocês tudo de bom que podemos criar na cozinha!

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui