Pudim de Leite Condensado, no melhor estilo DIY
Pudim é coisa de Vó.
Não, Pudim é coisa de Mãe.
Nem vem, Pudim é coisa de Padaria…
Não sei… mas sei que todo mundo gosta de um pudim bem feito!
E agora pudim é coisa que você mesmo faz em casa!
Não! Não descobriram nenhuma técnica milagrosa, nem vou te falar pra usar uma mistura pronta de pudim! Vou te ensinar a fazer um pudim como os melhores que você já comeu!
É simples, não se assuste pela quantidade de fotos! Eu só quis ter certeza de mostrar pra vocês todos os detalhes! Por isso não desista antes de tentar! Nem desista se o primeiro não ficar perfeito. Fornos e fogões são diferentes e podem mudar um pouco os resultados. Mas pode acreditar que se você seguir esses passos e sugestões, vai dar certo!
Se você não tem aquela forma com furo no meio, vale a pena comprar uma! Não são caras e depois você também usa para fazer outros bolos e muitos pudins!hehehe
Para o pudim você vai precisar de:
-
1 lata de leite condensado
-
2 medidas da lata de leite condensado de leite INTEGRAL
-
3 ovos
-
1 xícara de açúcar
-
1/2 xícara de água quente
-
Forma para Pudim (é… vai ter que pedir pra vizinha ou aproveita pra visitar sua avó)
Como Fazer
- Pré-aqueça seu forno a 180°C.
- Pré-aqueça?!?!
- Pré aqueça = LIGAR seu forno vazio e deixa-lo aquecendo enquanto você faz a receita!
Primeiro vamos fazer o CARAMELO para a calda:
- Não se preocupe. Não é difícil e ainda tem alguns truques que podem ajudar.
- Escolha uma panela não muito pequena. Espalhe o açúcar no fundo todo e ligue o fogo. Se você nunca fez isso e tem medo de queimar o açúcar, deixe o fogo bem baixinho! No mínimo mesmo! Vai demorar mais tempo, mas faz a mesma coisa.
- Sem mexer, deixe o açúcar começar a derreter. No começo você não vai conseguir ver, mas daqui a pouco os cantos começam a caramelizar e se você der uma mexidinha vai perceber que o fundo também esta derretendo.
- Espere mais um pouco sem mexer e logo o açúcar vai estar quase todo derretido.
- Ai você pode misturar tudo. continue mexendo até sumirem os caroços e todo o açúcar estiver derretido e na cor do pecado! hehehe
Você vai adicionar aquela meia xícara de água morna ao caramelo. E é exatamente isso (foto acima) que vai acontecer! Vapor! hehehe Só que sem nenhum efeito mágico! #chateada
A água vai formar alguns caroços com o caramelo. Agora é só mexer até que ela fique homogênea de novo. Quando você passar a espátula no fundo da panela e a calda demorar pra voltar é porque esta pronta!
Fique Sabendo: Fazemos a calda com o um pouco de água porque assim, quando pudim estiver pronto, quase toda a calda desgruda da forma e fica no pudim. Se fazemos só com açúcar, o sabor é o mesmo, mas a maior parte da calda fica grudada na forma e é perdida!
Para caramelizar a forma, comece jogando toda a calda no centro da forma! Assim ela se espalha mais uniformemente.
Depois de ter despejado tudo, gire a forma para cobrir bem os lados da forma!
E deixe esfriar!
…Tranquilo né?
Agora o PUDIM!
Bata o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador. Para colocar a massa na forma faça do mesmo jeito que colocou a calda. Comece pelo meio.
Para o Pudim Lisinho (sem bolinhas de ar)
Para o pudim ficar lisinho e cremoso a gente assa em BANHO MARIA (colocar a forma do pudim, dentro de outra forma com água na hora de assar). Para agilizar o processo, antes de colocar na forma, ferva a água. Como o pudim é muito delicado, a gente também cobre a forma com um papel alumínio!
E fica mais ou menos assim ó:
SUGESTÃO: cubra a forma com o papel alumínio -> Coloque dentro da forma maior -> Coloque dentro do forno -> Coloque a água quente na forma maior. Assim você não precisa ficar fazendo malabarismos até chegar no forno nem corre o risco de se queimar!
Para assar demora de 1 hora à 1:30h, depende do forno. Fique atento durante esse tempo para que a forma grande não fique sem água. Se secar, é só colocar mais!
Para saber se o seu pudim está pronto é só colocar uma faca bem no “meio”. Se ela sair limpinha, está ótimo!
Para o Pudim Aerado (com bolinhas de ar)
Asse sem o banho Maria por apenas 1 hora, ou até ele ficar firme.
Agora deixe o pudim esfriando na geladeira por algumas horas. Quando ele estiver completamente frio da pra perceber que ele já se soltou da forma! Ai podemos desformar!
NÃO DESFORME O PUDIM QUENTE!
ELE VAI SE ESBORRACHAR!!!!
Para desformar, coloque o prato em cima da forma e sem medo, nem dó nem piedade, SEGURANDO FIRME a forma e o prato, vire tudo!
Tá ai o seu pudim!
SUGESTÃO: Se você quiser um PUDIM DE CHOCOLATE é só acrescentar 3 colheres de sopa de CHOCOLATE em pó quando bater os ingredientes no liquidificador! Fica uma delícia também!
Divirta-se cozinhando!