• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Pudim fácil, saudável, fitness e vegano com 2 ingredientes

Aprenda a fazer o doce mais inusitado e bem vindo que sua dieta já viu.

Bruno Oliveira Publicado: 16/12/2022 09:13 | Atualizado: 16/12/2022 09:14

A Dani, criadora de conteúdo sobre culinária vegana, publicou um vídeo em seu Instagram para deixar qualquer um, vegano ou não, intrigado.

Ela ensina uma receita de pudim vegano com dois ingredientes: caqui e cacau em pó. Vale dizer que nosso editor apelidou a receita de mousse, logo, você também pode chamar de mousse fácil, pudim fitness, manjar vegano, flan de caqui o que preferir, o importante é se deliciar.

Já que a receita promete ser extremamente prática, nós decidimos testar: Será Que Funciona?

 

Teste: como fazer pudim de chocolate vegano

A receita tem apenas 2 ingredientes, mas não custa nada listar:

  • Polpa de 1 Caqui maduro*

  • 1 colher (sopa) de Cacau em Pó**

*Usamos caqui rama forte, quanto mais maduro mais docinho.

**O cacau pode ser na porcentagem que preferir, porém, indicamos o 100% para contrastar melhor com o doce do caqui. Vale dizer que decidimos testar também uma versão alternativa não-vegana, substituindo o cacau por achocolatado para ver se dá certo.

 

Passo a Passo

O primeiro passo foi retirar a polpa do aqui com uma colher e depositar no mixer. Caso você não tenha esse equipamento, pode usar o liquidificador ou até mesmo uns garfinhos, contanto que fique bem trituradinho no final, sem deixar pedaços.

 

Em seguida, adicionamos o cacau em uma receita e, como estamos testando uma versão alternativa não-vegana, adicionamento o achocolatado em outra.

Misturamos bem até criar uma pasta homogênea. Foi impressionante pois o vermelho do caqui sumiu e ficou parecendo uma massa de bolo ou brigadeiro.

 

Na sequência, depositamos a mistura em uma forminha e levamos para a geladeira até endurecer.

De acordo com o vídeo original, a receita deve ficar 24hrs na geladeira, nós testamos deixar no congelador por menos tempo mas não deu certo, portanto recomendamos que você deixe gelar de um dia pro outro, como sugerido pela autora.

 

Outra coisa interessante que a gente notou foi a diferença na coloração entre a versão com cacau e a com achocolatado. A versão com com mais açúcar fica bem mais clarinha.

Agora foi só esperar até o dia seguinte para ver se a receita deu certo mesmo ou se ia desandar que nem a que a gente deixou no congelador.

 

Resultado: o pudim vegano de chocolate com caqui é bom mesmo?

Resposta rápida: sim, porém pode não agradar quem não gosta de caqui.

A primeira coisa a ser dita é que tanto a versão com cacau quanto a com achocolatado deram muito certo. Tanto a textura quanto a apresentação ficaram impecáveis, quase não dá para notar a diferença.

À esquerda a versão com achocolatado e à direita, com cacau.

 

Contudo, na versão com achocolatado conseguimos sentir o sabor do caqui e a união desses ingredientes se tornou mais exótica, logo, não vai agradar todos os paladares.

Enquanto na versão com cacau 100%, o sabor da fruta é notado de maneira muito mais discreta; em resumo: combina melhor. Dario nos disse que essa é uma excelente opção de doce para quem está numa dieta mais restritiva.

Quem diria que a alternativa vegana e fitness da receita acabou sendo a mais gostosa.

 

Como que os dois ingredientes juntos viram pudim?

Você pode estar se perguntando como uma receita sem farinha, ovos e sem ir para o fogão pode resultar em um pudim tão cremoso e com uma textura tão perfeitamente gelatinosa, né? A resposta está no caqui ou, mais precisamente, em sua polpa.

O motivo é que a polpa do caqui tem uma consistência mais gelatinosa, não muito ácida e rica em amido e frutose. Além disso, o caqui também tem fibras solúveis que, aliada às demais características, garantem a consistência desejada sem a necessidade de adicionar outro espessante.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS deram suas opiniões sobre a receita em nossas redes sociais:

“Fiz e gostei! Mas meu caqui deveria estar mais maduro pra ficar melhor. Tinha um pouco de cica. Fiz com cacau. 🍅🍫❤”, disse Helena Campos em nosso Instagram.

“Curiosidade: em Portugal o nome dessa fruta e dióspiro 😁”, conta Paulo Santos em nosso TikTok.

“A aparência do de cacau quando colocou na forma estava muito melhor que de achocolatado. Imaginei que ia ficar mais gostoso e ficou 😋.”, aponta Andréia Moraes em nossa página no Facebook.

“Mano, caqui e chocolate. Simplesmente um pudim de chocolate vegano kkk”, comenta Vitor Lopez em nosso canal no Youtube.

E se você também gosta de receitas assim, confira nosso artigo com 18 receitas veganas para a ceia de natal ou ano novo e una o útil ao agradável ainda antes da virada de ano.

 

O que aprendemos com esta dica

  • A receita de pudim vegano funciona e é saborosa;
  • A receita também funciona se você substituir o cacau por achocolatado;
  • Na versão com achocolatado o sabor do caqui fica mais presente e pode não agradar tanto;
  • A polpa do caqui é a principal responsável pela receita atingir o ponto certo.

Fonte(s): Tabonfils
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui