• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Psiquiatra revela Truque Simples para se livrar dos Maus Hábitos (vícios)

Veja como colocar fim ao vício do cigarro usando apenas a sua curiosidade.

Não há como negar que a mudança é a única constante da nossa vida. Só que infelizmente há algumas coisas que distorcem o lado bom dessa regra, como é o caso do vício, seja em álcool, comida, cigarros, tecnologia, entre outras coisas.

Quase todo mundo tem algum hábito destrutivo. Então, por questões de saúde, precisamos exterminá-los (ou pelo menos diminuí-los).

fumante_sososlteiros

– Se eu não fumar alguma coisa logo, vou enfiar minha cabeça na trituradora de papel.

Como funciona o ciclo destrutivo

O psiquiatra Judson Brewer se apresentou no TED Talks para revelar como as pessoas podem parar de fumar, comer doces em excesso, beber, e todos os outros comportamentos destrutivos.

Segundo ele, isso começa quando experimentamos algo bom, por exemplo, um bolo de chocolate: você come, seu cérebro envia informações para seu corpo de que essa sensação é gostosa.

Mas como nossa mente é muito esperta, ao se sentir mal, triste, ela vai lembrar que aquele bolo de chocolate te fez bem, resultando no motivo de muitas pessoas comerem bastante quando estão deprimidas. E é assim que o vício começa.

Acabar com esse ciclo é bem simples

Brewer explica que você pode começar a analisar seus hábitos, ou seja, ao ficar com vontade de fumar, por exemplo, analise como seu corpo e mente estão reagindo a esse desejo.

Ao ver a situação com outros olhos, analisar genuinamente as sensações provocadas, e o quanto a satisfação dessa vontade pode ser prejudicial para seu corpo,  é possível decidir mais facilmente se você quer continuar, ou parar de fumar.

habitos_parar3_sossolteiros
startupist

O psiquiatra explica que as pessoas precisam evitar a compulsão. Ao sentir vontade de completar aquele velho hábito, devemos pensar antes em toda a situação. Segundo ele, essa técnica aguça a curiosidade, e assim poderá desencantar aquele comportamento.

Assim, você perceberá que tudo são sensações corporais, causadas pelo seu “vício”, nada mais.

O Teste

Em um dos testes, Brewer pediu para um grupo de pessoas fumarem, mas que ao msmo tempo prestassem atenção em todo esse processo, serem curiosos.

Uma das participantes, após analisar bem como seu corpo estava reagindo a vontade, e a satisfação da mesma, notou que o cigarro tinha cheiro de queijo e gosto de remédio. Dessa forma, para ela, o encanto de fumar foi quebrado.

mnn

Brewer também afirmou que o córtex pré-frontal do cérebro é o responsável pelo nível mais intelectual dos humanos, por isso, ao comer um pedaço de bolo de chocolate, essa área cerebral tenta fazer você não comer o segundo, pois sabe que fará mal.

Porém, essa é a primeira parte do cérebro desligada quando estamos estressados.

Todo mundo tem hábitos destrutivos

E não pense que você está salvo, mesmo sem nenhum hábito aparentemente ruim, provavelmente você atende o telefone durante o trânsito, compulsivamente começa a viajar na internet quando está entendiado, ou faz algo que não é legal para sua saúde física e/ou mental.

Por isso, a dica vale para todos. Quando isso acontecer, tente seguir o truque citado acima, ele pode te ajudar a ver outra perspectiva. Não haja por impulso, sempre pense nos motivos que justifiquem esse desejo e nas consequências que a saciedade dele pode acarretar em sua vida.

Você pode conferir a palestra completa do psiquiatra abaixo. Não esqueça de ativar as legendas.

 

Lucas Vinicius
Escriba digital, amante da sétima arte, ex-jogador compulsivo e meigo

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui