Projeto inovador triplica o tamanho de qualquer kitnet
Tá achando sua casa apertadinha?
A solução!
Se você é daqueles que pensa que só quem tem muito dinheiro espaço pode viver com conforto, precisa conhecer a kitnet de 15’x15 ‘ que foi transformada em um lugar moderno, funcional e aconchegante, onde é possível dormir, relaxar, organizar jantares para os amigos, ter um estúdio de ginástica, home office e sala de TV.
O pessoal do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets) desenvolveu o projeto City Home, com a proposta de otimizar pequenos ambientes (de apartamentos cada vez menores) em lugares “moráveis”, ampliando a área realmente útil do imóvel em duas a três vezes.
Como funciona?
O projeto propõe uma solução de ambientes compactos integrados, com paredes móveis, mobiliário inteligente e automação residencial por bluetooth, com sensor de movimento (mesmo sistema do Wii) e comandos de voz. (Não, não é a casa do Robocop!)
Os “comandos” por gestos (sensor de movimento) são gravados por um sistema de câmera embutida no mobiliário e nas paredes, assim é possível “chamar” ou “devolver” a cama, a mesa de jantar ou balcão do escritório para dentro ou fora da parede.
A iluminação e as persianas também podem ser ajustadas dessa forma. As paredes podem ser movidas facilmente, em um sistema modular com corrediças, que permite expandir ou reduzir a sala de estar/ quarto, banheiro e cozinha.
Melhor que ler, é ver!
E quando posso ter isso em casa?
Ainda é um protótipo. Mas calma! Há esperança… Esse tipo de imóvel ainda não está disponível para comercialiização, mas o MIT está planejando formas de produção em escala via crowdfunding, a um preço justo. Torça para chegar logo por aqui (e para ser bem baratinho, porque né?).