“342 Agora”: Plataforma para pressionar deputados ganha apoio de artistas consagrados
Independente do posicionamento político, todos desejam um país justo de verdade. Certo?
O projeto 342 Agora, liderado por artistas consagrados, está fazendo barulho na internet ao criar uma plataforma para pressionar deputados a votar a favor do andamento da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) contra o presidente Michel Temer.
O nome do projeto, 342 Agora, faz referência ao número de votos que devem ser à favor para que seja aprovada a investigação contra Temer, ou seja, 342 parlamentares precisam votar SIM para que o processo seja encaminhado ao STF, dessa forma o presidente pode ser afastado e investigado. Até o momento dessa publicação, o placar aponta 184 votos à favor da investigação contra 129 que são contra. Os indecisos somam 200.
A plataforma vem como uma forma dos cidadãos brasileiros conseguirem visualizar e cobrar os deputados que são contra ou ainda estão indecisos quanto ao voto. A ideia é apoiada por dezenas de artistas e intelectuais, como Caetano Veloso, Letícia Sabatella, Leandra Leal, Camila Pitanga e muitos outros.
O site é simples, exibe três listas com os nomes dos deputados, os que são contra, os que estão indecisos e os que são à favor da investigação. Ao clicar no nome de cada parlamentar, é exibido o e-mail e até o telefone, assim fica mais fácil fazer pressão por alguma decisão.
Vale lembrar que não é a primeira vez que a tecnologia é usada para facilitar nosso entendimento sobre o que rola em Brasília. Um bom exemplo é o projeto Vigie Aqui, uma extensão do Google Chrome que expõe o nome dos deputados federais e senadores que possuem ficha suja.
Para cobrar algum posicionamento do seu deputado sobre uma possível investigação da denúncia contra presidente Michel Temer, basta clicar aqui.