• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Produtividade: a técnica mais simples e eficiente de todas (ideal para quarentena)

A metodologia que pode salvar a sua vida em home office.

Jessica Moura Publicado: 17/04/2020 11:28 | Atualizado: 17/04/2020 11:55

Sabe quando um problema parece tão complicado que você não consegue pensar em uma saída? Ainda mais em home office, por conta do isolamento social, parece que as coisas não andam como antes. Pois é, mas para os mais intricados dilemas, existe uma solução bastante simples.

É o que explica Matt D’Avella neste vídeo publicado em seu canal do Youtube. Matt é cineasta, youtuber e podcaster e seus conteúdos falam sobre criatividade e produtividade. Você também se interessa por esses assuntos? Então, acompanhe este artigo até o final!

Já pensou em aplicar a mesma estratégia de engenheiros para construir arranha-céus, cirurgiões na hora de operar pacientes e pilotos de avião para melhorar o seu desempenho pessoal? É disso que se trata.

 

1. O método

A primeira ferramenta para resolver seus impasses é construir uma lista detalhada. Ao dividir o problema complexo em etapas menores, você começa a simplificar o processo até chegar à solução.

Um dos entusiastas dessa ideia é o médico Atul Gawande, autor do livro “The Checklist Manifesto” (O manifesto da lista, em tradução livre). A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu ao médico que contribuísse com estudos para reduzir os óbitos nos hospitais.

Para isso, ele fez uma lista. As ações descritas no formulário, foram aplicadas em unidades de saúde de diversos países, que conseguiram reduzir em 35% a taxa de complicações, enquanto a quantidade de mortes caiu 47%, o que demonstra a eficácia desse método.

Isso porque ao produzir uma lista, liberamos a mente de ter que lembrar das tarefas em questão. Desse modo você libera mais espaço no cérebro para outras necessidades. Além disso, cria-se um estimulo extra ao cumprir e assinalar cada item da lista, pois você consegue visualizar que está progredindo de fato.

 

2. Como começar

Para fazer uma lista, antes disso é preciso… adivinha só: fazer uma lista! E o que contém na lista do que uma lista deve ter?

a) Observação (você deve conseguir acompanhar seu progresso);

b) Registro (você precisa anotar todos os passos do processo);

c) Ajuste (você precisa refinar o seu processo de execução das tarefas para torná-lo mais eficiente de acordo com a sua realidade);

d) Passar adiante (você pode compartilhar sua experiência positiva com outras pessoas).

 

3. Na prática

Com esse método, você passar a designar, de maneira consciente e ativa, as atividades que você quer realizar, quaisquer que sejam elas. Por isso, elas têm um efeito transformador sobre as ações que são mais facilmente esquecidas ou negligenciadas.

Assim, você diminui suas chances de esquecer alguma coisa importante, e tem a tranquilidade de fazer tudo o que precisa, diminuindo também o estresse. Além disso, ao produzir as listas, você reflete sobre o processo e pode prever os problemas que podem surgir, e assim, ou o soluciona logo de cara, ou se prepara para lidar com essa dificuldade.

 

Veja o vídeo na íntegra (em inglês):

Fonte(s): Matt D'avella
Jessica Moura
Jornalista, curiosa, aprendiz de cozinheira e astrônoma.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui