• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

A moda ‘gótico suave’ conquistou o universo da gastronomia

Usar carvão ativado como ingrediente é a nova piração dos Chefs.

Se você já não aguenta mais essa moda de unicórnios, arco-íris e golfinhos saltitantes, há uma luz no fim do túnel… Ou melhor, escuridão.

A nova moda na gastronomia mundial são alimentos totalmente pretos, ou seja, o visual “gótico suave” foi para sua pizza, cachorro-quente, hambúrguer e uma variedade de outras guloseimas.

Este Cachorro-Quente preto foi lançado em 2016 pela Ikea Japão. Devido a presença do carvão ativado, ele foi vendido como “desintoxicante”.

O grande segredo do visual desses alimentos é o uso do carvão ativado (ou vegetal) como um dos ingredientes. Porém, ele não é exatamente o mesmo carvão que já citamos (capaz de clarear os dentes).

Ele é usado na culinária em uma forma modificada, um pouco mais poroso. O produto, quase sempre em forma de pó, não tem sabor muito marcante e a receita sofre poucas alterações no sabor. Ou seja, ele só muda a cor do rango.

Mas não faz mal?

Algumas de suas propriedades desse tipo de carvão são populares, como o uso para desintoxicações, porém, de acordo com o  The Guardian, o único uso aprovado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido é para o tratamento de flatulências.

Ele realmente tem poder de absorver toxinas do organismo, mas não absorve somente elas, por isso o uso excessivo pode causar desidratação e constipação. Mas relaxe, a quantidade usada nesses alimentos pretos é muito baixa. E aí, abriu seu apetite ou só vale uma foto pro Insta?

Este sorvete é da sorveteria Little Damage, de Los Angeles, que dizem ser a pioneira nessa tendência.

A Manor Farm Shop, na Inglaterra, vende esse queijo feito com carvão, completamente preto.

Macarrão preto, feito com o carvão.

Massas diversas feitas com o carvão.

Fonte(s): Real Simple, The Guardian, Metropoles
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui