Se você já não aguenta mais essa moda de unicórnios, arco-íris e golfinhos saltitantes, há uma luz no fim do túnel… Ou melhor, escuridão.
A nova moda na gastronomia mundial são alimentos totalmente pretos, ou seja, o visual “gótico suave” foi para sua pizza, cachorro-quente, hambúrguer e uma variedade de outras guloseimas.
Este Cachorro-Quente preto foi lançado em 2016 pela Ikea Japão. Devido a presença do carvão ativado, ele foi vendido como “desintoxicante”.
O grande segredo do visual desses alimentos é o uso do carvão ativado (ou vegetal) como um dos ingredientes. Porém, ele não é exatamente o mesmo carvão que já citamos (capaz de clarear os dentes).
Ele é usado na culinária em uma forma modificada, um pouco mais poroso. O produto, quase sempre em forma de pó, não tem sabor muito marcante e a receita sofre poucas alterações no sabor. Ou seja, ele só muda a cor do rango.
Mas não faz mal?
Algumas de suas propriedades desse tipo de carvão são populares, como o uso para desintoxicações, porém, de acordo com o The Guardian, o único uso aprovado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido é para o tratamento de flatulências.
Ele realmente tem poder de absorver toxinas do organismo, mas não absorve somente elas, por isso o uso excessivo pode causar desidratação e constipação. Mas relaxe, a quantidade usada nesses alimentos pretos é muito baixa. E aí, abriu seu apetite ou só vale uma foto pro Insta?
Este sorvete é da sorveteria Little Damage, de Los Angeles, que dizem ser a pioneira nessa tendência.
A Manor Farm Shop, na Inglaterra, vende esse queijo feito com carvão, completamente preto.
Macarrão preto, feito com o carvão.
Massas diversas feitas com o carvão.