• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Prata ou bijuteria: descubra se a jóia é verdadeira com o “Teste do Gelo”

Esse é o método mais simples para diferenciar a prata do ‘latão’.

Bruno Oliveira Publicado: 17/10/2022 09:38 | Atualizado: 17/10/2022 11:58

Você já se perguntou se a prataria da sua avó ou aquela joia caríssima que você herdou de família é de prata mesmo? Pois saiba que o canal da marca de joias Hiamar publicou um vídeo no Instagram ensinando como verificar se a prata é autêntica.

A técnica consiste em repousar o objeto em um pedaço de gelo; se o gelo derreter mais rápido significa que é prata autêntica, se não, é biju: Será que funciona?

 

Teste: como saber se a prata da joia é autêntica

Reproduzimos o teste em algumas etapas. Segundo o vídeo original, caso a peça grude no gelo, significa que não é feita de prata; caso a peça “afunde” mais rápido no gelo, derretendo-o e formando uma marquinha, significa que é prata autêntica e é isso que vamos testar:

 

Testando com prata autêntica

Antes de mais nada, usamos um anel de prata autêntico para testar. A premissa é que o gelo derreteria bem rápido formando uma marca, resultando em uma cavidade profunda e evidente. E foi exatamente isso que aconteceu.

 

Testando com prata falsa

Também testamos com um anel que já sabíamos que não era de prata, o resultado foi surpreendente pois o anel não grudou conforme esperado.

 

Contudo, ao comparar as marcas deixadas por ambos objetos que tínhamos testado até agora fica claro que a marca deixada no gelo pelo anel de “prata falsa” foi muito mais superficial do que no caso da prata autêntica (que afundou muito dentro do gelo).

 

Testando com diversos materiais

Embora o teste original tenha sido feito apenas com prata, também testamos com outros metais que tínhamos à disposição, todos ao mesmo tempo. Foram eles a prata, a “falsa prata”, ouro e ouro branco.

 

O resultado revelou não haver muitas diferenças entre as peças de ouro, ouro branco e “prata falsa”. Entretanto, no caso da prata verdadeira é evidente que ela, pelo motivo que explicaremos adiante, derrete o gelo muito mais rápido que os demais metais usados no teste, fazendo um buraco enorme no gelo.

O maior buraco em destaque foi feito pelo anel de prata.

 

Resultado: Testar autenticidade da prata com gelo funciona?

Resposta rápida: sim!

Apesar do Dario saber previamente sobre a autenticidade dos materiais que ele usou no teste, outra peça que ele não tinha certeza foi usada e o resultado informou-o que o objeto era, de fato, feito de prata.

Além disso, encontramos pesquisas que confirmam que o método é de fato indicado por especialistas para verificar a autenticidade do metal. Explicamos o porquê.

 

Por que a prata derrete o gelo mais rápido

A resposta é simples e direta: a prata é o metal que melhor conduz o calor. Portanto, espera-se que o gelo derreta mais rápido em contato com esse material.

Todavia, vale dizer que a prata conduz o calor, mas não o gera. Ou seja, o que acontece de fato é que ela canaliza o calor do ambiente e o transfere para o gelo, diferente dos outros metais que usamos. Por isso, a marca deixada no gelo pelo anel de prata é bem mais evidente.

Em outras palavras, o que a prata faz é “absorver” o calor do ambiente, que por sua vez a mantém aquecida, por isso o gelo derrete.

Levando isso em consideração, também vale ressaltar que caso a temperatura do ambiente esteja igual ou abaixo da temperatura do gelo, não haverá calor suficiente e o teste não trará resultado algum, já que a prata não poderá conduzir calor suficiente para derreter o gelo.

 

A prata não é o único mineral que conduz calor

O site especializado Thermest Instruments classificou os 10 principais materiais que também são excelentes condutores de calor. São eles, do mais eficiente para o menos eficiente:

  1. Diamante;
  2. Prata;
  3. Cobre;
  4. Ouro;
  5. Nitreto de alumínio;
  6. Carboneto de silício;
  7. Alumínio;
  8. Tungstênio;
  9. Grafite;
  10. Zinco.

Em suma, de acordo com a classificação, entre os principais metais, a prata é o maior condutor de calor entre eles, perdendo apenas para o diamante, que não é um metal.

Se você também fez o teste e descobriu que a sua prata na verdade era latão, sentimos muito, caso contrário confira nossa dica sobre um truque simples para limpar objetos de prata.

 

O que a galera achou do teste

Confira alguns comentários de nossos seguidores sobre a técnica:

“Meu pai era designer de jóias, isso funciona mesmo!!”, disse Ana Silvia em nosso Instagram.

“Aaaaaaaaah… Por isso que quando abro o forno minha corrente parece que saiu de lá de dentro tem 5 segundos.”, conta Iployd em nosso TikTok.

“O cobre na verdade é o elemento com maior condutividade térmica, depois a prata.”, comenta Guilherme Augusto em nossa página no Facebook.

“Resultado: funciona. kkkkkkk Adoro as curiosidades, principalmente essa da prata.”, diz Ayumi em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com esta dica

  • O teste de veracidade da prata com o gelo realmente funciona;
  • A técnica não funciona tão bem com ouro e ouro branco;
  • A prata não gera calor por si só e sim conduz o calor do ambiente;
  • A prata é o metal com maior condutividade térmica.

Fonte(s): Quora, Cold Geeks, Copper Metal, MAIRÓ Acessórios
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui