• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Por que gatos gostam de se enfiar em caixas?

Felinos domésticos e selvagens tem mais a ver do que você imagina.

Gatos são os seres mais fofinhos do mundo, mas também podem ser muito esquisitos. Na busca de significado para um comportamento bastante engraçado desses bichinhos, que é a fixação por caixas, achamos a origem em outros bichões:

ywWqQw

Gostar de esconderijos é típico da família dos felídeos, grupo do qual fazem parte tanto gatos domésticos, guepardos e jaguatiricas, como tigres, leões e onças-pintadas. Ao se aliarem com os seres humanos, há mais de 10 mil anos atrás, estes animais da sub-família Felinae mantiveram algumas características primitivas até evoluírem para o gato moderno.

Por isso, fofurices selvagens como arranhar as unhas em objetos e se proteger em caixas vazias ou recipientes pequenos é algo tão comum, mesmo após a adaptação ao ambiente doméstico.

Legal. Mas por que fazem isso?

1. Para se proteger instintivamente (mesmo quando não há perigo real)

Segundo o especialista Stephen Zawistowski, felinos selvagens costumam escolher tocas, árvores e lugares altos para dormir, já que ali eles se escondem, tapam o cheiro e, de quebra, conseguem olhar tudo o que está rolando por fora/ao redor. Esta é a mesma vantagem oferecida pela caixa, e é um exemplo de como o mundo moderno se relaciona com a adaptação no sentido mais primitivo da palavra.

A familiaridade com os esconderijos oferecidos pela natureza levam também os tigres, leões e afins do vídeo acima a verem as caixas como um possível ambiente seguro – o que rapidamente se prova um equívoco de papelão.

Cats_Sleeping_Weird_Places_002

2. Para evitar o frio

Um estudo da National Research Council de 2006 indica que os gatos têm uma temperatura corporal ideal de 30 a 36 graus Celsius, o que é considerado um tanto alto para os padrões humanos. Qualquer lugar em que eles se enrosquem bem comprimidos é ótimo para que se mantenha o calor sem usar demais a energia do metabolismo.

3. Para ter mais chances de atacar a presa

No caso, um ratinho de borracha…

cat-humor-funny-cats-in-boxes-3

Assim como satisfazer nossos instintos mais primários nos torna pessoas melhor satisfeitas, gatos também ficam mais propícios a relaxarem e curtirem a vida se contarem com mecanismos para saciar seus desejos.

4. Para relaxar

É o que indica uma pesquisa comandada pela etóloga Claudia Vinke, da Utrecht University, na Holanda. A estudiosa do comportamento animal separou dois grupos de gatos para cada situação: o primeiro tinha acesso livre às caixas e o outro não. Ao fim do experimento, os primeiros gatos estavam menos estressados, e por isso mais propensos à sociabilidade, disse ela ao site Wired.

Apesar de que o ato de se esconder possa parecer uma atitude meio desagradável, gatos precisam de mecanismos para fugirem do mundo e relaxar de vez em quando. Assim como nós, que sentimos necessidade de ficar sozinhos às vezes. Isso faz bem porque gatos têm mais chances de ficarem felizes ao se isolarem do que teriam se esquentassem a cabeça.

Bem espertos… São os gatos ensinando os seres humanos. E aí, tá precisando de uma caixinha marota pra relaxar?

– Terapia do gatinho: O segredo para evitar estresse 

 

Imagem de capa: youtube

 Fontes: Business Insider | Wired | Applied Animal Behaviour | NRC

Paulo Finotti
Redação criativa é sua praia e está sempre a espreita de um assunto pseudo-metafísico; melhor ainda se for astronáutico, astrológico e com gifs no meio. Acredita que tudo pode ser engolido se o gosto for palatável.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui