• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Por que beber café dá vontade de fazer cocô?

Mistérios revelados! Café, além de ser um poderoso laxante, não é diurético.

 

Está mais que comprovado que a cafeína estimula o cérebro, destruindo nosso sono, acelerando todas as manhãs, tardes e reuniões “produtivas” com o chefe.

Mas o que poucos sabem é que uma xícara de café pode estimular outra parte do corpo: o intestino – fazendo com que algumas pessoas sintam vontade de fazer cocô. Na verdade você já deve ter tido essa impressão em algum manhã dessas, mas nós estamos aqui para confirmar.

 

Por que Café é um Laxante natural?

a23jspFUm estudo publicado na revista Gut – especializada em gastroenterologia – descobriu que o café induz uma resposta ao intestino de alguns indivíduos poucos minutos depois que eles consomem a bebida. A hipótese dos investigadores é que o café de alguma forma atinge o tecido eptelial que reveste o estômago e o intestino delgado.

A bebida promove a liberação da gastrina, um hormônio produzido no interior do estômago e conhecido por aumentar a atividade motora do cólon (a maior porção do intestino grosso). Como esta área do cólon é bem próxima ao reto, acredita-se que esse aumento da atividade motora pode ser responsável pelos efeitos laxantes do café.

Enquanto alguns profissionais da saúde acreditam que a cafeína do café é responsável por elevar essas contrações do cólon, o estudo divulgado pela revista descobriu que em certas pessoas, mesmo elas tendo ingerido café descafeinado, a necessidade de fazer cocô também é estimulada. Ou seja, acredita-se na existência de uma outra substância além da cafeína com essa função de “purgante”.

 

O Enigma do Café

Pode parecer contraditório que beber café – que sempre foi considerado um diurético – resulta em movimentos intestinais. Afinal de contas, a desidratação é uma causa comum da prisão de ventre. Mas, nos últimos anos, pesquisas tem revelado que o café na realidade não tem essas propriedades diuréticas que sempre acreditamos ter.

tumblr_mylg36FhEe1qhjvcpo1_500

Um estudo de 2003 publicado pelo Jornal americano de Nutrição e Dieta (Journal of Human Nutrition and Dietetics) descobriu que os indivíduos que consomem regularmente a bebida estão mais propensos a desenvolver uma tolerância às propriedades diuréticas do café. De fato, os autores do estudo descobriram que a dose de cafeína contida entre duas e três xícaras de café não afeta a quantidade média de urina excretada do corpo em um determinado dia.

ps. Não vamos colocar imagens de cocô aqui, tá?

 

Rodrigo Guarizo
Jornalista em formação, já passou pelo Portal ObaOba e já brincou de social media, além de produzir festas por São Paulo e rodar o país tocando em baladas. Dono do incrível poder da memória inútil, conta histórias ricas em detalhes que ninguém se importa. Mas são legais.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui