• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Por que as orelhas ficam vermelhas e quentes?

Entenda a verdade por trás da lenda.

Rodrigo Guarizo Publicado: 09/10/2014 11:42 | Atualizado: 09/10/2014 11:51

Há muitos e muitos anos, no tempo que os animais falavam, desde os primórdios da humanidade, arrumamos desculpas esfarrapadas para explicar coisas que não sabemos. Umas delas é o porque de nossas orelhas esquentarem.

vermelho_orelha_sos_solteiroswisegeek

Popularmente, significa que estão falando de você. Tem quem diga que quando é a esquerda, estão falando mal e quando é a direita, estão falando bem. Inclusive existe até uma cura para isso, pasmem, morder a alça do sutiã.

Mas a verdadeira explicação para este fenômeno não é nada tão complicado de se entender, Elisa Kiszewski Bau, professora de dermatologia da UFCS de Porto Alegre explica: Quando a orelha esquenta e fica quente – e você não tomou um tapa nela –, é por que os vasinhos dentro dela estão naturalmente se dilatando, permitindo maior passagem de sangue, por isso que ela fica vermelha e quente.

Esta dilatação ocorre em qualquer lugar do corpo, mas nem sempre aparece. No caso das orelhas, elas ficam tão aparentes pois a pele é bastante fina. O estresse e o nervosismo está entre os motivos mais fortes para ficar com a orelha vermelha – as vezes por isso associamos as fofocas, afinal, isso irrita bastante -, remédios vasodilatadores, álcool, febre e a enxaqueca também são causas da dilatação.

Viu? Não tem ninguém falando de você, pode limpar a sua consciência.

orelha_sos_solteiros

 

Imagem de capa: wisegeek

Fonte: superinteressante

Rodrigo Guarizo
Jornalista em formação, já passou pelo Portal ObaOba e já brincou de social media, além de produzir festas por São Paulo e rodar o país tocando em baladas. Dono do incrível poder da memória inútil, conta histórias ricas em detalhes que ninguém se importa. Mas são legais.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui